Características de formação e trabalho de professores de nível médio em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes, Vânia Marli Schubert
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Menegaz, Jouhanna do Carmo, Francisco, Bruna de Souza, Reibnitz, Kenya Schmidt, Costa, Lauriana Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11276
Resumo: This study aimed to identify teacher training and professional performance of teachers in mid-level nursing training schools. A quantitative study performed in 2012 through questionnaires with 41 teachers from eleven mid-level nursing training schools in the states of Rio Grande do Norte and Santa Catarina. General characteristics of the teacher, initial and continued education and work characteristics are presented. It is concluded that it is necessary to point out guidelines for the training/graduation of mid-level professionals and educators, and it is also necessary to globally value teachers, not only those acting in the federal network.
id UFC-7_a8ac43c23232d3e9a36dfd38b8785d75
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/11276
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Características de formação e trabalho de professores de nível médio em enfermagemTraining and work characteristics of mid-level nursing teachersEnfermagemEnsinoDocentes de EnfermagemThis study aimed to identify teacher training and professional performance of teachers in mid-level nursing training schools. A quantitative study performed in 2012 through questionnaires with 41 teachers from eleven mid-level nursing training schools in the states of Rio Grande do Norte and Santa Catarina. General characteristics of the teacher, initial and continued education and work characteristics are presented. It is concluded that it is necessary to point out guidelines for the training/graduation of mid-level professionals and educators, and it is also necessary to globally value teachers, not only those acting in the federal network.Objetivou-se identificar a formação pedagógica e atuação profissional de professores de escolas de nível médio em enfermagem. Estudo quantitativo, realizado no ano de 2012, mediante aplicação de questionário. Participaram 41 professores de onze escolas dos estados do Rio Grande do Norte e Santa Catarina, Brasil. Apresentam-se características gerais do professor, formação inicial e continuada e características do trabalho. Conclui-se que é necessário apontar diretrizes para a formação profissional de nível médio e formação docente, assim como é necessário valorizar de forma global os professores, não apenas os que atuam na rede federal.El objetivo fue identificar la formación pedagógica y el desarrollo profesional de profesores de escuelas de enseñanza de nivel secundario en enfermería. Estudio cuantitativo, llevado a cabo en 2012, mediante aplicación de cuestionario. Participaron 41 profesores de once escuelas de los estados del Rio Grande do Norte y Santa Catarina, Brasil. Se presentaron características generales del profesor, formación inicial y permanente y características del trabajo. En conclusión, es necesario señalar directrices para la formación profesional de enseñanza secundaria y formación docente, así como es preciso valorar de manera global los profesores, no apenas los que actúan en el sistema federal.Rev Rene2015-04-10T17:18:20Z2015-04-10T17:18:20Z2014-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBACKES, V. M. S. et al. Características de formação e trabalho de professores de nível médio em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 15, n. 6, p. 957-63, nov./dez. 2014.2175-6783 onlinehttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11276Backes, Vânia Marli SchubertMenegaz, Jouhanna do CarmoFrancisco, Bruna de SouzaReibnitz, Kenya SchmidtCosta, Lauriana Medeirosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-13T13:38:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11276Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-02-13T13:38:11Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Características de formação e trabalho de professores de nível médio em enfermagem
Training and work characteristics of mid-level nursing teachers
title Características de formação e trabalho de professores de nível médio em enfermagem
spellingShingle Características de formação e trabalho de professores de nível médio em enfermagem
Backes, Vânia Marli Schubert
Enfermagem
Ensino
Docentes de Enfermagem
title_short Características de formação e trabalho de professores de nível médio em enfermagem
title_full Características de formação e trabalho de professores de nível médio em enfermagem
title_fullStr Características de formação e trabalho de professores de nível médio em enfermagem
title_full_unstemmed Características de formação e trabalho de professores de nível médio em enfermagem
title_sort Características de formação e trabalho de professores de nível médio em enfermagem
author Backes, Vânia Marli Schubert
author_facet Backes, Vânia Marli Schubert
Menegaz, Jouhanna do Carmo
Francisco, Bruna de Souza
Reibnitz, Kenya Schmidt
Costa, Lauriana Medeiros
author_role author
author2 Menegaz, Jouhanna do Carmo
Francisco, Bruna de Souza
Reibnitz, Kenya Schmidt
Costa, Lauriana Medeiros
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes, Vânia Marli Schubert
Menegaz, Jouhanna do Carmo
Francisco, Bruna de Souza
Reibnitz, Kenya Schmidt
Costa, Lauriana Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino
Docentes de Enfermagem
topic Enfermagem
Ensino
Docentes de Enfermagem
description This study aimed to identify teacher training and professional performance of teachers in mid-level nursing training schools. A quantitative study performed in 2012 through questionnaires with 41 teachers from eleven mid-level nursing training schools in the states of Rio Grande do Norte and Santa Catarina. General characteristics of the teacher, initial and continued education and work characteristics are presented. It is concluded that it is necessary to point out guidelines for the training/graduation of mid-level professionals and educators, and it is also necessary to globally value teachers, not only those acting in the federal network.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11
2015-04-10T17:18:20Z
2015-04-10T17:18:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BACKES, V. M. S. et al. Características de formação e trabalho de professores de nível médio em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 15, n. 6, p. 957-63, nov./dez. 2014.
2175-6783 online
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11276
identifier_str_mv BACKES, V. M. S. et al. Características de formação e trabalho de professores de nível médio em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 15, n. 6, p. 957-63, nov./dez. 2014.
2175-6783 online
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806805119074304