O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Deyse Mara Romualdo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Caldas, Jane Eyre Martins, Silva, Mirella Mota Cavalcante, Carvalho, Beatriz Bezerra, Barros, Gracy Kelly Amaral, Lima, Luciana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26583
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência sobre a integração entre Docência e Tecnologias Digitais em conteúdos de Língua Portuguesa obtida no Curso de Extensão Tecnodocência, no período de 2016.1. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) podem servir como um instrumento no processo de aprendizagem, não como substitutivo do professor, sobre as competências profissionais para ensinar com metodologias inovadoras. A experiência a ser descrita surgiu com base em uma aula ministrada no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE/UFC, para os alunos do Curso de Extensão da UFC, no dia 15 de junho. Foi escolhida uma questão do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2012 da área de Linguagens e Códigos, mais precisamente de Língua Portuguesa, tendo como conteúdo Orações Subordinadas Adverbiais. As TDICs utilizadas como ferramentas foram: projetor e ultrabook, dispondo de slides como recurso visual. De início, foram abordados alguns conceitos imprescindíveis para tornar o conteúdo, a ser apresentado, mais compreensível. Em seguida, com o auxílio dos equipamentos e dos slides, foi dada continuidade ao tema, utilizando imagens de tirinhas para melhor visualização e compreensão do assunto abordado. Não houve muita participação por parte dos alunos, talvez, devido ao conteúdo ser amplo e/ou repleto de regras sintáticas e semânticas. Apesar disso, o uso das imagens de tirinhas, nos slides, em cada assunto abordado proporcionou um contexto para cada exemplo e facilitou a melhor compreensão semântica. Trabalhos sobre o uso das TDICs direcionado ao ensino de conteúdos de Língua Portuguesa são escassos, além dos seus métodos de utilização desses recursos como softwares e aplicativos da área. Ainda assim, torna-se relevante o uso de imagens, ou vídeos, para o aluno ter uma melhor visualização e compreensão a respeito do que estão estudando.
id UFC-7_94b157effbd86fd8c9a96896c3ec86d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26583
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência.Tecnologia DigitalLíngua PortuguesaDocênciaO presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência sobre a integração entre Docência e Tecnologias Digitais em conteúdos de Língua Portuguesa obtida no Curso de Extensão Tecnodocência, no período de 2016.1. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) podem servir como um instrumento no processo de aprendizagem, não como substitutivo do professor, sobre as competências profissionais para ensinar com metodologias inovadoras. A experiência a ser descrita surgiu com base em uma aula ministrada no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE/UFC, para os alunos do Curso de Extensão da UFC, no dia 15 de junho. Foi escolhida uma questão do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2012 da área de Linguagens e Códigos, mais precisamente de Língua Portuguesa, tendo como conteúdo Orações Subordinadas Adverbiais. As TDICs utilizadas como ferramentas foram: projetor e ultrabook, dispondo de slides como recurso visual. De início, foram abordados alguns conceitos imprescindíveis para tornar o conteúdo, a ser apresentado, mais compreensível. Em seguida, com o auxílio dos equipamentos e dos slides, foi dada continuidade ao tema, utilizando imagens de tirinhas para melhor visualização e compreensão do assunto abordado. Não houve muita participação por parte dos alunos, talvez, devido ao conteúdo ser amplo e/ou repleto de regras sintáticas e semânticas. Apesar disso, o uso das imagens de tirinhas, nos slides, em cada assunto abordado proporcionou um contexto para cada exemplo e facilitou a melhor compreensão semântica. Trabalhos sobre o uso das TDICs direcionado ao ensino de conteúdos de Língua Portuguesa são escassos, além dos seus métodos de utilização desses recursos como softwares e aplicativos da área. Ainda assim, torna-se relevante o uso de imagens, ou vídeos, para o aluno ter uma melhor visualização e compreensão a respeito do que estão estudando.2017-10-11T17:00:31Z2017-10-11T17:00:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOARES, Deyse Mara Romualdo et al. O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26583Soares, Deyse Mara RomualdoCaldas, Jane Eyre MartinsSilva, Mirella Mota CavalcanteCarvalho, Beatriz BezerraBarros, Gracy Kelly AmaralLima, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:51:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26583Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:00.105698Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência.
title O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência.
spellingShingle O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência.
Soares, Deyse Mara Romualdo
Tecnologia Digital
Língua Portuguesa
Docência
title_short O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência.
title_full O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência.
title_fullStr O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência.
title_full_unstemmed O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência.
title_sort O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência.
author Soares, Deyse Mara Romualdo
author_facet Soares, Deyse Mara Romualdo
Caldas, Jane Eyre Martins
Silva, Mirella Mota Cavalcante
Carvalho, Beatriz Bezerra
Barros, Gracy Kelly Amaral
Lima, Luciana
author_role author
author2 Caldas, Jane Eyre Martins
Silva, Mirella Mota Cavalcante
Carvalho, Beatriz Bezerra
Barros, Gracy Kelly Amaral
Lima, Luciana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Deyse Mara Romualdo
Caldas, Jane Eyre Martins
Silva, Mirella Mota Cavalcante
Carvalho, Beatriz Bezerra
Barros, Gracy Kelly Amaral
Lima, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Digital
Língua Portuguesa
Docência
topic Tecnologia Digital
Língua Portuguesa
Docência
description O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência sobre a integração entre Docência e Tecnologias Digitais em conteúdos de Língua Portuguesa obtida no Curso de Extensão Tecnodocência, no período de 2016.1. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) podem servir como um instrumento no processo de aprendizagem, não como substitutivo do professor, sobre as competências profissionais para ensinar com metodologias inovadoras. A experiência a ser descrita surgiu com base em uma aula ministrada no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE/UFC, para os alunos do Curso de Extensão da UFC, no dia 15 de junho. Foi escolhida uma questão do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2012 da área de Linguagens e Códigos, mais precisamente de Língua Portuguesa, tendo como conteúdo Orações Subordinadas Adverbiais. As TDICs utilizadas como ferramentas foram: projetor e ultrabook, dispondo de slides como recurso visual. De início, foram abordados alguns conceitos imprescindíveis para tornar o conteúdo, a ser apresentado, mais compreensível. Em seguida, com o auxílio dos equipamentos e dos slides, foi dada continuidade ao tema, utilizando imagens de tirinhas para melhor visualização e compreensão do assunto abordado. Não houve muita participação por parte dos alunos, talvez, devido ao conteúdo ser amplo e/ou repleto de regras sintáticas e semânticas. Apesar disso, o uso das imagens de tirinhas, nos slides, em cada assunto abordado proporcionou um contexto para cada exemplo e facilitou a melhor compreensão semântica. Trabalhos sobre o uso das TDICs direcionado ao ensino de conteúdos de Língua Portuguesa são escassos, além dos seus métodos de utilização desses recursos como softwares e aplicativos da área. Ainda assim, torna-se relevante o uso de imagens, ou vídeos, para o aluno ter uma melhor visualização e compreensão a respeito do que estão estudando.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-11T17:00:31Z
2017-10-11T17:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Deyse Mara Romualdo et al. O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26583
identifier_str_mv SOARES, Deyse Mara Romualdo et al. O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028864300941312