O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26583 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência sobre a integração entre Docência e Tecnologias Digitais em conteúdos de Língua Portuguesa obtida no Curso de Extensão Tecnodocência, no período de 2016.1. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) podem servir como um instrumento no processo de aprendizagem, não como substitutivo do professor, sobre as competências profissionais para ensinar com metodologias inovadoras. A experiência a ser descrita surgiu com base em uma aula ministrada no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE/UFC, para os alunos do Curso de Extensão da UFC, no dia 15 de junho. Foi escolhida uma questão do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2012 da área de Linguagens e Códigos, mais precisamente de Língua Portuguesa, tendo como conteúdo Orações Subordinadas Adverbiais. As TDICs utilizadas como ferramentas foram: projetor e ultrabook, dispondo de slides como recurso visual. De início, foram abordados alguns conceitos imprescindíveis para tornar o conteúdo, a ser apresentado, mais compreensível. Em seguida, com o auxílio dos equipamentos e dos slides, foi dada continuidade ao tema, utilizando imagens de tirinhas para melhor visualização e compreensão do assunto abordado. Não houve muita participação por parte dos alunos, talvez, devido ao conteúdo ser amplo e/ou repleto de regras sintáticas e semânticas. Apesar disso, o uso das imagens de tirinhas, nos slides, em cada assunto abordado proporcionou um contexto para cada exemplo e facilitou a melhor compreensão semântica. Trabalhos sobre o uso das TDICs direcionado ao ensino de conteúdos de Língua Portuguesa são escassos, além dos seus métodos de utilização desses recursos como softwares e aplicativos da área. Ainda assim, torna-se relevante o uso de imagens, ou vídeos, para o aluno ter uma melhor visualização e compreensão a respeito do que estão estudando. |
id |
UFC-7_94b157effbd86fd8c9a96896c3ec86d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/26583 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência.Tecnologia DigitalLíngua PortuguesaDocênciaO presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência sobre a integração entre Docência e Tecnologias Digitais em conteúdos de Língua Portuguesa obtida no Curso de Extensão Tecnodocência, no período de 2016.1. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) podem servir como um instrumento no processo de aprendizagem, não como substitutivo do professor, sobre as competências profissionais para ensinar com metodologias inovadoras. A experiência a ser descrita surgiu com base em uma aula ministrada no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE/UFC, para os alunos do Curso de Extensão da UFC, no dia 15 de junho. Foi escolhida uma questão do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2012 da área de Linguagens e Códigos, mais precisamente de Língua Portuguesa, tendo como conteúdo Orações Subordinadas Adverbiais. As TDICs utilizadas como ferramentas foram: projetor e ultrabook, dispondo de slides como recurso visual. De início, foram abordados alguns conceitos imprescindíveis para tornar o conteúdo, a ser apresentado, mais compreensível. Em seguida, com o auxílio dos equipamentos e dos slides, foi dada continuidade ao tema, utilizando imagens de tirinhas para melhor visualização e compreensão do assunto abordado. Não houve muita participação por parte dos alunos, talvez, devido ao conteúdo ser amplo e/ou repleto de regras sintáticas e semânticas. Apesar disso, o uso das imagens de tirinhas, nos slides, em cada assunto abordado proporcionou um contexto para cada exemplo e facilitou a melhor compreensão semântica. Trabalhos sobre o uso das TDICs direcionado ao ensino de conteúdos de Língua Portuguesa são escassos, além dos seus métodos de utilização desses recursos como softwares e aplicativos da área. Ainda assim, torna-se relevante o uso de imagens, ou vídeos, para o aluno ter uma melhor visualização e compreensão a respeito do que estão estudando.2017-10-11T17:00:31Z2017-10-11T17:00:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOARES, Deyse Mara Romualdo et al. O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26583Soares, Deyse Mara RomualdoCaldas, Jane Eyre MartinsSilva, Mirella Mota CavalcanteCarvalho, Beatriz BezerraBarros, Gracy Kelly AmaralLima, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:51:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26583Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:00.105698Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. |
title |
O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. |
spellingShingle |
O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. Soares, Deyse Mara Romualdo Tecnologia Digital Língua Portuguesa Docência |
title_short |
O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. |
title_full |
O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. |
title_fullStr |
O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. |
title_full_unstemmed |
O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. |
title_sort |
O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. |
author |
Soares, Deyse Mara Romualdo |
author_facet |
Soares, Deyse Mara Romualdo Caldas, Jane Eyre Martins Silva, Mirella Mota Cavalcante Carvalho, Beatriz Bezerra Barros, Gracy Kelly Amaral Lima, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Caldas, Jane Eyre Martins Silva, Mirella Mota Cavalcante Carvalho, Beatriz Bezerra Barros, Gracy Kelly Amaral Lima, Luciana |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Deyse Mara Romualdo Caldas, Jane Eyre Martins Silva, Mirella Mota Cavalcante Carvalho, Beatriz Bezerra Barros, Gracy Kelly Amaral Lima, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Digital Língua Portuguesa Docência |
topic |
Tecnologia Digital Língua Portuguesa Docência |
description |
O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência sobre a integração entre Docência e Tecnologias Digitais em conteúdos de Língua Portuguesa obtida no Curso de Extensão Tecnodocência, no período de 2016.1. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) podem servir como um instrumento no processo de aprendizagem, não como substitutivo do professor, sobre as competências profissionais para ensinar com metodologias inovadoras. A experiência a ser descrita surgiu com base em uma aula ministrada no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE/UFC, para os alunos do Curso de Extensão da UFC, no dia 15 de junho. Foi escolhida uma questão do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2012 da área de Linguagens e Códigos, mais precisamente de Língua Portuguesa, tendo como conteúdo Orações Subordinadas Adverbiais. As TDICs utilizadas como ferramentas foram: projetor e ultrabook, dispondo de slides como recurso visual. De início, foram abordados alguns conceitos imprescindíveis para tornar o conteúdo, a ser apresentado, mais compreensível. Em seguida, com o auxílio dos equipamentos e dos slides, foi dada continuidade ao tema, utilizando imagens de tirinhas para melhor visualização e compreensão do assunto abordado. Não houve muita participação por parte dos alunos, talvez, devido ao conteúdo ser amplo e/ou repleto de regras sintáticas e semânticas. Apesar disso, o uso das imagens de tirinhas, nos slides, em cada assunto abordado proporcionou um contexto para cada exemplo e facilitou a melhor compreensão semântica. Trabalhos sobre o uso das TDICs direcionado ao ensino de conteúdos de Língua Portuguesa são escassos, além dos seus métodos de utilização desses recursos como softwares e aplicativos da área. Ainda assim, torna-se relevante o uso de imagens, ou vídeos, para o aluno ter uma melhor visualização e compreensão a respeito do que estão estudando. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-10-11T17:00:31Z 2017-10-11T17:00:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Deyse Mara Romualdo et al. O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26583 |
identifier_str_mv |
SOARES, Deyse Mara Romualdo et al. O uso da tecnologia digital como ferramenta para docência de língua portuguesa: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028864300941312 |