O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42272 |
Resumo: | O presente trabalho pretende investigar a perspectiva que os bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) têm em relação às ações de endomarketing desenvolvidas nas atividades da bolsa. Tal objetivo se deu pela necessidade de observar se essas atividades realizadas pela Comissão de Comunicação e Marketing foram efetivas ou não, a partir da visão dos membros do Programa, visto que elas têm a finalidade de aumentar o sentimento de pertencimento e manter um alto envolvimento dos bolsistas no decorrer do ano. Essas ações proporcionam um ambiente propício ao contato direto entre membros de todas as equipes envolvidas, sendo assim de grande importância, também, para o desenvolvimento de um dos pilares da metodologia de aprendizagem cooperativa: interação face a face. O artigo busca então traçar um entendimento das impressões dos bolsistas sobre o endomarketing, a partir de uma pesquisa que será feita por meio de questionários eletrônicos, tanto para os alunos que participaram diretamente das atividades como para os que apenas assistiram, averiguando assim, o quanto consideram importante a presença do lúdico para criar um ambiente de maior interação e sinergia. Esperamos que, a partir dos resultados do trabalho, possamos descobrir se houveram feedbacks positivos, para que seja possível fazer com que os discentes se interessem mais sobre o PACCE e, assim, intensificar essas ações para que eles se sintam, posteriormente, mais integrantes do Programa. Seremos então capazes de adotar maneiras efetivas de evidenciar, entre os membros, os pontos benéficos do lúdico nas atividades da Comissão de Comunicação e Marketing. |
id |
UFC-7_bf1b0522027e4885e9492abb346f09ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42272 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFCAprendizagem cooperativaEndomarketingInteração face-a-faceO presente trabalho pretende investigar a perspectiva que os bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) têm em relação às ações de endomarketing desenvolvidas nas atividades da bolsa. Tal objetivo se deu pela necessidade de observar se essas atividades realizadas pela Comissão de Comunicação e Marketing foram efetivas ou não, a partir da visão dos membros do Programa, visto que elas têm a finalidade de aumentar o sentimento de pertencimento e manter um alto envolvimento dos bolsistas no decorrer do ano. Essas ações proporcionam um ambiente propício ao contato direto entre membros de todas as equipes envolvidas, sendo assim de grande importância, também, para o desenvolvimento de um dos pilares da metodologia de aprendizagem cooperativa: interação face a face. O artigo busca então traçar um entendimento das impressões dos bolsistas sobre o endomarketing, a partir de uma pesquisa que será feita por meio de questionários eletrônicos, tanto para os alunos que participaram diretamente das atividades como para os que apenas assistiram, averiguando assim, o quanto consideram importante a presença do lúdico para criar um ambiente de maior interação e sinergia. Esperamos que, a partir dos resultados do trabalho, possamos descobrir se houveram feedbacks positivos, para que seja possível fazer com que os discentes se interessem mais sobre o PACCE e, assim, intensificar essas ações para que eles se sintam, posteriormente, mais integrantes do Programa. Seremos então capazes de adotar maneiras efetivas de evidenciar, entre os membros, os pontos benéficos do lúdico nas atividades da Comissão de Comunicação e Marketing.2019-06-03T18:01:40Z2019-06-03T18:01:40Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSilva, Bianca Bezerra da et al. O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42272Silva, Bianca Bezerra daAraújo, Isabela Horácio deNeves, Lara LiraPierre, Raquel Ribeiro de BritoNunes, Gabriel Marcos Agustinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:38:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42272Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:10.104667Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC |
title |
O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC |
spellingShingle |
O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC Silva, Bianca Bezerra da Aprendizagem cooperativa Endomarketing Interação face-a-face |
title_short |
O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC |
title_full |
O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC |
title_fullStr |
O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC |
title_full_unstemmed |
O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC |
title_sort |
O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC |
author |
Silva, Bianca Bezerra da |
author_facet |
Silva, Bianca Bezerra da Araújo, Isabela Horácio de Neves, Lara Lira Pierre, Raquel Ribeiro de Brito Nunes, Gabriel Marcos Agustinho |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Isabela Horácio de Neves, Lara Lira Pierre, Raquel Ribeiro de Brito Nunes, Gabriel Marcos Agustinho |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bianca Bezerra da Araújo, Isabela Horácio de Neves, Lara Lira Pierre, Raquel Ribeiro de Brito Nunes, Gabriel Marcos Agustinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Endomarketing Interação face-a-face |
topic |
Aprendizagem cooperativa Endomarketing Interação face-a-face |
description |
O presente trabalho pretende investigar a perspectiva que os bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) têm em relação às ações de endomarketing desenvolvidas nas atividades da bolsa. Tal objetivo se deu pela necessidade de observar se essas atividades realizadas pela Comissão de Comunicação e Marketing foram efetivas ou não, a partir da visão dos membros do Programa, visto que elas têm a finalidade de aumentar o sentimento de pertencimento e manter um alto envolvimento dos bolsistas no decorrer do ano. Essas ações proporcionam um ambiente propício ao contato direto entre membros de todas as equipes envolvidas, sendo assim de grande importância, também, para o desenvolvimento de um dos pilares da metodologia de aprendizagem cooperativa: interação face a face. O artigo busca então traçar um entendimento das impressões dos bolsistas sobre o endomarketing, a partir de uma pesquisa que será feita por meio de questionários eletrônicos, tanto para os alunos que participaram diretamente das atividades como para os que apenas assistiram, averiguando assim, o quanto consideram importante a presença do lúdico para criar um ambiente de maior interação e sinergia. Esperamos que, a partir dos resultados do trabalho, possamos descobrir se houveram feedbacks positivos, para que seja possível fazer com que os discentes se interessem mais sobre o PACCE e, assim, intensificar essas ações para que eles se sintam, posteriormente, mais integrantes do Programa. Seremos então capazes de adotar maneiras efetivas de evidenciar, entre os membros, os pontos benéficos do lúdico nas atividades da Comissão de Comunicação e Marketing. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-03T18:01:40Z 2019-06-03T18:01:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Bianca Bezerra da et al. O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42272 |
identifier_str_mv |
Silva, Bianca Bezerra da et al. O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028886162702336 |