O ensino de pronúncia da língua inglesa através do Alfabeto Fonético Internacional - AFI para alunos do NucLi (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daniel Teixeira de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Andreia Turolo da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56223
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a análise do ensino de pronúncia, incluindo o reconhecimento e produção dos sons vocálicos e consonantais da língua inglesa através do Alfabeto Fonético Internacional - AFI, para alunos do Programa Inglês Sem Fronteiras de níveis A2 e B1, básico e pré-intermediário, respectivamente, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência - QECR. Durante a pesquisa, percebeu-se que muitos estudantes possuem um bom vocabulário da língua inglesa, porém apresentam erros de pronúncia que, em sua maioria, são oriundos da associação com sua língua materna ou mesmo da tentativa de criar padrões com base em outras palavras da própria língua estrangeira. De acordo com Kelly (2001), a falta de uma relação direta entre a escrita e a pronúncia no Inglês, que não é uma exclusividade desta língua, resulta em muitos problemas para os estudantes. A transcrição fonética através do AFI facilita o processo de ensino-aprendizagem de pronúncia e também possibilita aos estudantes a leitura dos símbolos fonéticos em dicionários e outras publicações que utilizam este meio. Além de permitir a distinção e compreensão dos fonemas, o AFI apresenta diacríticos capazes de salientar a sílaba tônica nas palavras e variações de um mesmo som. A utilização desta ferramenta nas aulas de Pronúncia da Língua Inglesa no NucLi surpreende os estudantes que já percebiam a presença dos símbolos fonéticos em dicionários, porém não sabiam como distingui-los ou como poderiam ser úteis. A pesquisa foi conduzida através de gravações que coletavam a percepção dos estudantes entre a pronúncia antes e depois da exposição do conteúdo. Mesmo aqueles que já tinham ótima pronúncia, que já vivenciaram a língua em um país com inglês como língua nativa, perceberam as mudanças resultantes da observação da transcrição fonética. Em outros casos, os estudantes encontraram explicações para a produção correta que já realizavam.
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