Currículo: ainda há muito a percorrer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14406 |
Resumo: | SILVA, Cátia Luzia Oliveira da. Currículo: ainda há muito a percorrer. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 44-49, 1999. |
id |
UFC-7_078c2e396f29882b86d4976d00f1ea03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14406 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo: ainda há muito a percorrerConteúdos CurricularesCurrículoCurrículo BásicoTendências da EducaçãoSILVA, Cátia Luzia Oliveira da. Currículo: ainda há muito a percorrer. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 44-49, 1999.The school curriculum has been used to transmit knowledge that is considered socially valid. It is therefore necessary to make a critical analysis of it and its relation, not only to the school and to teaching, but in a more profound manner, to its ideological inspirations and to the treatment it has been given to knowledge. The object of this text is to trace historically the relationship between the curriculum with its pedagogical tendencies and its efforts to preserve its dominance, and what yet remains to garante e the construction of a genuine project in education for the country.O currículo escolar tem tido a função de transmitir os saberes considerados válidos socialmente. Faz-se necessária uma análise crítica de sua relação com a escola e com o ensino e, mais profundamente, de suas inspirações ideológicas e do tratamento que tem dado ao saber. O presente texto objetiva abordar, historicamente, a ligação que tem tido o currículo com as tendências pedagógicas e em quais aspectos ele tem servido para preservar a hegemonia, e o que ainda lhe falta para garantir a construção de um verdadeiro projeto de educação para o País.Revista Educação em Debate2015-12-09T14:07:47Z2015-12-09T14:07:47Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, C. L. O. (1999)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14406Silva, Cátia Luzia Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:54:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14406Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:47.499745Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo: ainda há muito a percorrer |
title |
Currículo: ainda há muito a percorrer |
spellingShingle |
Currículo: ainda há muito a percorrer Silva, Cátia Luzia Oliveira da Conteúdos Curriculares Currículo Currículo Básico Tendências da Educação |
title_short |
Currículo: ainda há muito a percorrer |
title_full |
Currículo: ainda há muito a percorrer |
title_fullStr |
Currículo: ainda há muito a percorrer |
title_full_unstemmed |
Currículo: ainda há muito a percorrer |
title_sort |
Currículo: ainda há muito a percorrer |
author |
Silva, Cátia Luzia Oliveira da |
author_facet |
Silva, Cátia Luzia Oliveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cátia Luzia Oliveira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conteúdos Curriculares Currículo Currículo Básico Tendências da Educação |
topic |
Conteúdos Curriculares Currículo Currículo Básico Tendências da Educação |
description |
SILVA, Cátia Luzia Oliveira da. Currículo: ainda há muito a percorrer. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 44-49, 1999. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 2015-12-09T14:07:47Z 2015-12-09T14:07:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, C. L. O. (1999) 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14406 |
identifier_str_mv |
SILVA, C. L. O. (1999) 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029013758672896 |