Currículo: ainda há muito a percorrer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cátia Luzia Oliveira da
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14406
Resumo: SILVA, Cátia Luzia Oliveira da. Currículo: ainda há muito a percorrer. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 44-49, 1999.
id UFC-7_078c2e396f29882b86d4976d00f1ea03
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14406
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Currículo: ainda há muito a percorrerConteúdos CurricularesCurrículoCurrículo BásicoTendências da EducaçãoSILVA, Cátia Luzia Oliveira da. Currículo: ainda há muito a percorrer. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 44-49, 1999.The school curriculum has been used to transmit knowledge that is considered socially valid. It is therefore necessary to make a critical analysis of it and its relation, not only to the school and to teaching, but in a more profound manner, to its ideological inspirations and to the treatment it has been given to knowledge. The object of this text is to trace historically the relationship between the curriculum with its pedagogical tendencies and its efforts to preserve its dominance, and what yet remains to garante e the construction of a genuine project in education for the country.O currículo escolar tem tido a função de transmitir os saberes considerados válidos socialmente. Faz-se necessária uma análise crítica de sua relação com a escola e com o ensino e, mais profundamente, de suas inspirações ideológicas e do tratamento que tem dado ao saber. O presente texto objetiva abordar, historicamente, a ligação que tem tido o currículo com as tendências pedagógicas e em quais aspectos ele tem servido para preservar a hegemonia, e o que ainda lhe falta para garantir a construção de um verdadeiro projeto de educação para o País.Revista Educação em Debate2015-12-09T14:07:47Z2015-12-09T14:07:47Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, C. L. O. (1999)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14406Silva, Cátia Luzia Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:54:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14406Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:47.499745Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo: ainda há muito a percorrer
title Currículo: ainda há muito a percorrer
spellingShingle Currículo: ainda há muito a percorrer
Silva, Cátia Luzia Oliveira da
Conteúdos Curriculares
Currículo
Currículo Básico
Tendências da Educação
title_short Currículo: ainda há muito a percorrer
title_full Currículo: ainda há muito a percorrer
title_fullStr Currículo: ainda há muito a percorrer
title_full_unstemmed Currículo: ainda há muito a percorrer
title_sort Currículo: ainda há muito a percorrer
author Silva, Cátia Luzia Oliveira da
author_facet Silva, Cátia Luzia Oliveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cátia Luzia Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Conteúdos Curriculares
Currículo
Currículo Básico
Tendências da Educação
topic Conteúdos Curriculares
Currículo
Currículo Básico
Tendências da Educação
description SILVA, Cátia Luzia Oliveira da. Currículo: ainda há muito a percorrer. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 44-49, 1999.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2015-12-09T14:07:47Z
2015-12-09T14:07:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, C. L. O. (1999)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14406
identifier_str_mv SILVA, C. L. O. (1999)
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029013758672896