A cozinha cearense na gastronomia brasileira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paulo Henrique Ribeiro dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gondim Neto, Leopoldo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42698
Resumo: A culinária cearense é o resultado de uma mistura de culturas – portuguesa, tupi, afro – em proporções desiguais. Herdamos dos portugueses as sopas, os caldos, os cozidos de carnes e peixes, os doces temperados com cravo canela e erva doce. Dos índios, herdamos as papas e todos derivado da mandioca (Barroso). A culinária cearense pode ser caracterizada entre as regiões, como no sertão, na serra e no litoral, cada região tem as suas receitas com características próprias, embora as diversas preparações possam ser vistas em todas as regiões, como o baião-de-dois, a paçoca, a carne do sol com jerimum, a peixada cearense e a salada de feijão verde (Rocha). Este trabalho tem como objetivo situar a gastronomia cearense dentro da região nordeste mostrando os principais ingredientes de sua cozinha e suas preparações . A pesquisa foi feita através de material bibliográfico, revistas, mídias digitais como a TV e a internet, fazendo o levantamento de todos os ingredientes e preparações mais comum na cozinha cearense e que seriam realizadas na disciplina de Brasileira II do curso de Gastronomia da universidade federal do Ceará. Os ingredientes seriam: caranguejo, tilápia, camarão, coco, maxixe, feijão de corda, galinha caipira, queijo coalho, manteiga da terra e nata, e as preparações: quebra-queixo, cocada, feijão-verde, peixada cearense, baião-de-dois, casquinha de caranguejo, frango na lata e maxixada. Espera-se que no final da disciplina possamos reconhecer a nossa cozinha cearense aplicando corretamente os ingredientes nas preparações e conhecer suas origens desde a natureza até a finalização do prato.
id UFC-7_e9c7b849ae9fa7af067abc38f2507711
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42698
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A cozinha cearense na gastronomia brasileira.Cozinha cearensePreparaçõesGastronomiaA culinária cearense é o resultado de uma mistura de culturas – portuguesa, tupi, afro – em proporções desiguais. Herdamos dos portugueses as sopas, os caldos, os cozidos de carnes e peixes, os doces temperados com cravo canela e erva doce. Dos índios, herdamos as papas e todos derivado da mandioca (Barroso). A culinária cearense pode ser caracterizada entre as regiões, como no sertão, na serra e no litoral, cada região tem as suas receitas com características próprias, embora as diversas preparações possam ser vistas em todas as regiões, como o baião-de-dois, a paçoca, a carne do sol com jerimum, a peixada cearense e a salada de feijão verde (Rocha). Este trabalho tem como objetivo situar a gastronomia cearense dentro da região nordeste mostrando os principais ingredientes de sua cozinha e suas preparações . A pesquisa foi feita através de material bibliográfico, revistas, mídias digitais como a TV e a internet, fazendo o levantamento de todos os ingredientes e preparações mais comum na cozinha cearense e que seriam realizadas na disciplina de Brasileira II do curso de Gastronomia da universidade federal do Ceará. Os ingredientes seriam: caranguejo, tilápia, camarão, coco, maxixe, feijão de corda, galinha caipira, queijo coalho, manteiga da terra e nata, e as preparações: quebra-queixo, cocada, feijão-verde, peixada cearense, baião-de-dois, casquinha de caranguejo, frango na lata e maxixada. Espera-se que no final da disciplina possamos reconhecer a nossa cozinha cearense aplicando corretamente os ingredientes nas preparações e conhecer suas origens desde a natureza até a finalização do prato.Universidade Federal do Ceará2019-06-14T19:27:48Z2019-06-14T19:27:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Paulo Henrique Ribeiro dos; GONDIM NETO, Leopoldo. A cozinha cearense na gastronomia brasileira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42698Santos, Paulo Henrique Ribeiro dosGondim Neto, Leopoldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:49:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42698Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-09-22T19:49:26Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A cozinha cearense na gastronomia brasileira.
title A cozinha cearense na gastronomia brasileira.
spellingShingle A cozinha cearense na gastronomia brasileira.
Santos, Paulo Henrique Ribeiro dos
Cozinha cearense
Preparações
Gastronomia
title_short A cozinha cearense na gastronomia brasileira.
title_full A cozinha cearense na gastronomia brasileira.
title_fullStr A cozinha cearense na gastronomia brasileira.
title_full_unstemmed A cozinha cearense na gastronomia brasileira.
title_sort A cozinha cearense na gastronomia brasileira.
author Santos, Paulo Henrique Ribeiro dos
author_facet Santos, Paulo Henrique Ribeiro dos
Gondim Neto, Leopoldo
author_role author
author2 Gondim Neto, Leopoldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Paulo Henrique Ribeiro dos
Gondim Neto, Leopoldo
dc.subject.por.fl_str_mv Cozinha cearense
Preparações
Gastronomia
topic Cozinha cearense
Preparações
Gastronomia
description A culinária cearense é o resultado de uma mistura de culturas – portuguesa, tupi, afro – em proporções desiguais. Herdamos dos portugueses as sopas, os caldos, os cozidos de carnes e peixes, os doces temperados com cravo canela e erva doce. Dos índios, herdamos as papas e todos derivado da mandioca (Barroso). A culinária cearense pode ser caracterizada entre as regiões, como no sertão, na serra e no litoral, cada região tem as suas receitas com características próprias, embora as diversas preparações possam ser vistas em todas as regiões, como o baião-de-dois, a paçoca, a carne do sol com jerimum, a peixada cearense e a salada de feijão verde (Rocha). Este trabalho tem como objetivo situar a gastronomia cearense dentro da região nordeste mostrando os principais ingredientes de sua cozinha e suas preparações . A pesquisa foi feita através de material bibliográfico, revistas, mídias digitais como a TV e a internet, fazendo o levantamento de todos os ingredientes e preparações mais comum na cozinha cearense e que seriam realizadas na disciplina de Brasileira II do curso de Gastronomia da universidade federal do Ceará. Os ingredientes seriam: caranguejo, tilápia, camarão, coco, maxixe, feijão de corda, galinha caipira, queijo coalho, manteiga da terra e nata, e as preparações: quebra-queixo, cocada, feijão-verde, peixada cearense, baião-de-dois, casquinha de caranguejo, frango na lata e maxixada. Espera-se que no final da disciplina possamos reconhecer a nossa cozinha cearense aplicando corretamente os ingredientes nas preparações e conhecer suas origens desde a natureza até a finalização do prato.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-14T19:27:48Z
2019-06-14T19:27:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Paulo Henrique Ribeiro dos; GONDIM NETO, Leopoldo. A cozinha cearense na gastronomia brasileira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42698
identifier_str_mv SANTOS, Paulo Henrique Ribeiro dos; GONDIM NETO, Leopoldo. A cozinha cearense na gastronomia brasileira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935811518398464