A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117 |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade apresentar como os recursos didáticos podem contribuir para uma aprendizagem significativa do ensino de Geografia. Para tanto, faz-se aqui um apanhado histórico sobre a crise da Geografia escolar, atentando para a banalização do saber geográfico que é trabalhado nas escolas. Atrelado a isso, também se discute aqui sobre as repercussões significativas que o Movimento de Renovação trouxe para o ensino da mesma. Embora o movimento tenha culminado em discussões que viabilizassem um saber geográfico mais contextualizado com a realidade educacional dos estudantes, o que ainda se tem percebido é uma supervalorização das tecnologias da informação em detrimento da educação em geral e principalmente da ciência geográfica, assim, a internet, os jogos, a televisão entre outros, vem ganhando uma aceitação maior em relação aos jovens do que o próprio ensino habitual. Pensando nisto, o presente artigo objetivou analisar como essas ferramentas que fazem parte do cotidiano dos jovens podem ser utilizadas no ensino-aprendizagem da Geografia, de maneira a torná-lo mais interessante aos olhos dos estudantes. Desta forma são apresentados, neste trabalho, a potencialidade de alguns recursos didáticos, dando-se ênfase na produção e utilização de maquetes. |
id |
UFC-8_b5c6fd2730b09c728cbd255895532e28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/117 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografiaGeografiaGeografia escolar; Recursos Didáticos; Ensino e aprendizagemEste artigo tem como finalidade apresentar como os recursos didáticos podem contribuir para uma aprendizagem significativa do ensino de Geografia. Para tanto, faz-se aqui um apanhado histórico sobre a crise da Geografia escolar, atentando para a banalização do saber geográfico que é trabalhado nas escolas. Atrelado a isso, também se discute aqui sobre as repercussões significativas que o Movimento de Renovação trouxe para o ensino da mesma. Embora o movimento tenha culminado em discussões que viabilizassem um saber geográfico mais contextualizado com a realidade educacional dos estudantes, o que ainda se tem percebido é uma supervalorização das tecnologias da informação em detrimento da educação em geral e principalmente da ciência geográfica, assim, a internet, os jogos, a televisão entre outros, vem ganhando uma aceitação maior em relação aos jovens do que o próprio ensino habitual. Pensando nisto, o presente artigo objetivou analisar como essas ferramentas que fazem parte do cotidiano dos jovens podem ser utilizadas no ensino-aprendizagem da Geografia, de maneira a torná-lo mais interessante aos olhos dos estudantes. Desta forma são apresentados, neste trabalho, a potencialidade de alguns recursos didáticos, dando-se ênfase na produção e utilização de maquetes.Universidade Federal do Ceará2012-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 62-68Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 62-68Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 62-682178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117/110DA SILVA, VládiaMUNIZ, Alexsandra Maria Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:43:15Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/117Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:43:15Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia |
title |
A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia |
spellingShingle |
A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia DA SILVA, Vládia Geografia Geografia escolar; Recursos Didáticos; Ensino e aprendizagem |
title_short |
A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia |
title_full |
A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia |
title_fullStr |
A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia |
title_full_unstemmed |
A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia |
title_sort |
A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia |
author |
DA SILVA, Vládia |
author_facet |
DA SILVA, Vládia MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira |
author_role |
author |
author2 |
MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DA SILVA, Vládia MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Geografia escolar; Recursos Didáticos; Ensino e aprendizagem |
topic |
Geografia Geografia escolar; Recursos Didáticos; Ensino e aprendizagem |
description |
Este artigo tem como finalidade apresentar como os recursos didáticos podem contribuir para uma aprendizagem significativa do ensino de Geografia. Para tanto, faz-se aqui um apanhado histórico sobre a crise da Geografia escolar, atentando para a banalização do saber geográfico que é trabalhado nas escolas. Atrelado a isso, também se discute aqui sobre as repercussões significativas que o Movimento de Renovação trouxe para o ensino da mesma. Embora o movimento tenha culminado em discussões que viabilizassem um saber geográfico mais contextualizado com a realidade educacional dos estudantes, o que ainda se tem percebido é uma supervalorização das tecnologias da informação em detrimento da educação em geral e principalmente da ciência geográfica, assim, a internet, os jogos, a televisão entre outros, vem ganhando uma aceitação maior em relação aos jovens do que o próprio ensino habitual. Pensando nisto, o presente artigo objetivou analisar como essas ferramentas que fazem parte do cotidiano dos jovens podem ser utilizadas no ensino-aprendizagem da Geografia, de maneira a torná-lo mais interessante aos olhos dos estudantes. Desta forma são apresentados, neste trabalho, a potencialidade de alguns recursos didáticos, dando-se ênfase na produção e utilização de maquetes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117/110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 62-68 Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 62-68 Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 62-68 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643726536704 |