A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Taynah Garcia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araújo, Bruna Gabriele Oliveira, Sousa, Denise Mota, Gomes, Thiago Queiroz, Cruz, Maria Lúcia Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
DOI: 10.26694/equador.v7i2.7742
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742
Resumo: É imprescindível para a formação contínua dos professores de geografia, uma profunda reflexão a respeito da geografia contemporânea e os seus novos desafios. Esse exercício reflexível serve e contribui na formação dos alunos em pessoas participativas e críticas da sua realidade. Sabendo do papel da didática e seus recursos, utilizou-se desse conhecimento para propor um exercício didático e lúdico no ensino de geografia, facilitando, assim, aos alunos a apropriação de conteúdo, associando-os à responsabilidade social que cada indivíduo terá no viver em sociedade. O presente trabalho relata a construção supervisionada de maquetes realizada durante uma aula sobre a temática do efeito estufa juntamente com os alunos do 9º ano no Colégio Lima Silva em Fortaleza, Ceará. As maquetes foram apresentadas em uma feira de ciências realizada na escola e houveram muitos elogios dos espectadores. Com esse estudo foi possível concluir que a construção da maquete permite ao aluno relacionar o conteúdo dado em sala de aula a algo palpável do seu cotidiano, despertando um maior interesse por parte dos mesmos na disciplina de Geografia.
id UFPI-2_a263d942e7103181e4f5b591180dc9f6
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/7742
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
spelling A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIAGeografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-AprendizagemExercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade socialÉ imprescindível para a formação contínua dos professores de geografia, uma profunda reflexão a respeito da geografia contemporânea e os seus novos desafios. Esse exercício reflexível serve e contribui na formação dos alunos em pessoas participativas e críticas da sua realidade. Sabendo do papel da didática e seus recursos, utilizou-se desse conhecimento para propor um exercício didático e lúdico no ensino de geografia, facilitando, assim, aos alunos a apropriação de conteúdo, associando-os à responsabilidade social que cada indivíduo terá no viver em sociedade. O presente trabalho relata a construção supervisionada de maquetes realizada durante uma aula sobre a temática do efeito estufa juntamente com os alunos do 9º ano no Colégio Lima Silva em Fortaleza, Ceará. As maquetes foram apresentadas em uma feira de ciências realizada na escola e houveram muitos elogios dos espectadores. Com esse estudo foi possível concluir que a construção da maquete permite ao aluno relacionar o conteúdo dado em sala de aula a algo palpável do seu cotidiano, despertando um maior interesse por parte dos mesmos na disciplina de Geografia.UFPIFernandes, Taynah GarciaAraújo, Bruna Gabriele OliveiraSousa, Denise MotaGomes, Thiago QueirozCruz, Maria Lúcia Brito2019-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/774210.26694/equador.v7i2.7742REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 2 (2018); 96 - 1092317-349110.26694/equador.v7i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742/4904Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-02T17:54:02Zoai:ojs.10.22.15.19:article/7742Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-01-02T17:54:02Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Fernandes, Taynah Garcia
Geografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-Aprendizagem
Exercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade social
Fernandes, Taynah Garcia
Geografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-Aprendizagem
Exercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade social
title_short A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_sort A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
author Fernandes, Taynah Garcia
author_facet Fernandes, Taynah Garcia
Fernandes, Taynah Garcia
Araújo, Bruna Gabriele Oliveira
Sousa, Denise Mota
Gomes, Thiago Queiroz
Cruz, Maria Lúcia Brito
Araújo, Bruna Gabriele Oliveira
Sousa, Denise Mota
Gomes, Thiago Queiroz
Cruz, Maria Lúcia Brito
author_role author
author2 Araújo, Bruna Gabriele Oliveira
Sousa, Denise Mota
Gomes, Thiago Queiroz
Cruz, Maria Lúcia Brito
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Taynah Garcia
Araújo, Bruna Gabriele Oliveira
Sousa, Denise Mota
Gomes, Thiago Queiroz
Cruz, Maria Lúcia Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-Aprendizagem
Exercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade social
topic Geografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-Aprendizagem
Exercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade social
description É imprescindível para a formação contínua dos professores de geografia, uma profunda reflexão a respeito da geografia contemporânea e os seus novos desafios. Esse exercício reflexível serve e contribui na formação dos alunos em pessoas participativas e críticas da sua realidade. Sabendo do papel da didática e seus recursos, utilizou-se desse conhecimento para propor um exercício didático e lúdico no ensino de geografia, facilitando, assim, aos alunos a apropriação de conteúdo, associando-os à responsabilidade social que cada indivíduo terá no viver em sociedade. O presente trabalho relata a construção supervisionada de maquetes realizada durante uma aula sobre a temática do efeito estufa juntamente com os alunos do 9º ano no Colégio Lima Silva em Fortaleza, Ceará. As maquetes foram apresentadas em uma feira de ciências realizada na escola e houveram muitos elogios dos espectadores. Com esse estudo foi possível concluir que a construção da maquete permite ao aluno relacionar o conteúdo dado em sala de aula a algo palpável do seu cotidiano, despertando um maior interesse por parte dos mesmos na disciplina de Geografia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742
10.26694/equador.v7i2.7742
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742
identifier_str_mv 10.26694/equador.v7i2.7742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742/4904
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 2 (2018); 96 - 109
2317-3491
10.26694/equador.v7i2
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1822182914483290112
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26694/equador.v7i2.7742