A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
DOI: | 10.26694/equador.v7i2.7742 |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742 |
Resumo: | É imprescindível para a formação contínua dos professores de geografia, uma profunda reflexão a respeito da geografia contemporânea e os seus novos desafios. Esse exercício reflexível serve e contribui na formação dos alunos em pessoas participativas e críticas da sua realidade. Sabendo do papel da didática e seus recursos, utilizou-se desse conhecimento para propor um exercício didático e lúdico no ensino de geografia, facilitando, assim, aos alunos a apropriação de conteúdo, associando-os à responsabilidade social que cada indivíduo terá no viver em sociedade. O presente trabalho relata a construção supervisionada de maquetes realizada durante uma aula sobre a temática do efeito estufa juntamente com os alunos do 9º ano no Colégio Lima Silva em Fortaleza, Ceará. As maquetes foram apresentadas em uma feira de ciências realizada na escola e houveram muitos elogios dos espectadores. Com esse estudo foi possível concluir que a construção da maquete permite ao aluno relacionar o conteúdo dado em sala de aula a algo palpável do seu cotidiano, despertando um maior interesse por parte dos mesmos na disciplina de Geografia. |
id |
UFPI-2_a263d942e7103181e4f5b591180dc9f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/7742 |
network_acronym_str |
UFPI-2 |
network_name_str |
Revista Equador |
spelling |
A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIAGeografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-AprendizagemExercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade socialÉ imprescindível para a formação contínua dos professores de geografia, uma profunda reflexão a respeito da geografia contemporânea e os seus novos desafios. Esse exercício reflexível serve e contribui na formação dos alunos em pessoas participativas e críticas da sua realidade. Sabendo do papel da didática e seus recursos, utilizou-se desse conhecimento para propor um exercício didático e lúdico no ensino de geografia, facilitando, assim, aos alunos a apropriação de conteúdo, associando-os à responsabilidade social que cada indivíduo terá no viver em sociedade. O presente trabalho relata a construção supervisionada de maquetes realizada durante uma aula sobre a temática do efeito estufa juntamente com os alunos do 9º ano no Colégio Lima Silva em Fortaleza, Ceará. As maquetes foram apresentadas em uma feira de ciências realizada na escola e houveram muitos elogios dos espectadores. Com esse estudo foi possível concluir que a construção da maquete permite ao aluno relacionar o conteúdo dado em sala de aula a algo palpável do seu cotidiano, despertando um maior interesse por parte dos mesmos na disciplina de Geografia.UFPIFernandes, Taynah GarciaAraújo, Bruna Gabriele OliveiraSousa, Denise MotaGomes, Thiago QueirozCruz, Maria Lúcia Brito2019-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/774210.26694/equador.v7i2.7742REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 2 (2018); 96 - 1092317-349110.26694/equador.v7i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742/4904Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-02T17:54:02Zoai:ojs.10.22.15.19:article/7742Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-01-02T17:54:02Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title |
A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA Fernandes, Taynah Garcia Geografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-Aprendizagem Exercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade social Fernandes, Taynah Garcia Geografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-Aprendizagem Exercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade social |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
author |
Fernandes, Taynah Garcia |
author_facet |
Fernandes, Taynah Garcia Fernandes, Taynah Garcia Araújo, Bruna Gabriele Oliveira Sousa, Denise Mota Gomes, Thiago Queiroz Cruz, Maria Lúcia Brito Araújo, Bruna Gabriele Oliveira Sousa, Denise Mota Gomes, Thiago Queiroz Cruz, Maria Lúcia Brito |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Bruna Gabriele Oliveira Sousa, Denise Mota Gomes, Thiago Queiroz Cruz, Maria Lúcia Brito |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Taynah Garcia Araújo, Bruna Gabriele Oliveira Sousa, Denise Mota Gomes, Thiago Queiroz Cruz, Maria Lúcia Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-Aprendizagem Exercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade social |
topic |
Geografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-Aprendizagem Exercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade social |
description |
É imprescindível para a formação contínua dos professores de geografia, uma profunda reflexão a respeito da geografia contemporânea e os seus novos desafios. Esse exercício reflexível serve e contribui na formação dos alunos em pessoas participativas e críticas da sua realidade. Sabendo do papel da didática e seus recursos, utilizou-se desse conhecimento para propor um exercício didático e lúdico no ensino de geografia, facilitando, assim, aos alunos a apropriação de conteúdo, associando-os à responsabilidade social que cada indivíduo terá no viver em sociedade. O presente trabalho relata a construção supervisionada de maquetes realizada durante uma aula sobre a temática do efeito estufa juntamente com os alunos do 9º ano no Colégio Lima Silva em Fortaleza, Ceará. As maquetes foram apresentadas em uma feira de ciências realizada na escola e houveram muitos elogios dos espectadores. Com esse estudo foi possível concluir que a construção da maquete permite ao aluno relacionar o conteúdo dado em sala de aula a algo palpável do seu cotidiano, despertando um maior interesse por parte dos mesmos na disciplina de Geografia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742 10.26694/equador.v7i2.7742 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742 |
identifier_str_mv |
10.26694/equador.v7i2.7742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742/4904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 2 (2018); 96 - 109 2317-3491 10.26694/equador.v7i2 reponame:Revista Equador instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista Equador |
collection |
Revista Equador |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br |
_version_ |
1822182914483290112 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26694/equador.v7i2.7742 |