A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Taynah Garcia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araújo, Bruna Gabriele Oliveira, Sousa, Denise Mota, Gomes, Thiago Queiroz, Cruz, Maria Lúcia Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742
Resumo: É imprescindível para a formação contínua dos professores de geografia, uma profunda reflexão a respeito da geografia contemporânea e os seus novos desafios. Esse exercício reflexível serve e contribui na formação dos alunos em pessoas participativas e críticas da sua realidade. Sabendo do papel da didática e seus recursos, utilizou-se desse conhecimento para propor um exercício didático e lúdico no ensino de geografia, facilitando, assim, aos alunos a apropriação de conteúdo, associando-os à responsabilidade social que cada indivíduo terá no viver em sociedade. O presente trabalho relata a construção supervisionada de maquetes realizada durante uma aula sobre a temática do efeito estufa juntamente com os alunos do 9º ano no Colégio Lima Silva em Fortaleza, Ceará. As maquetes foram apresentadas em uma feira de ciências realizada na escola e houveram muitos elogios dos espectadores. Com esse estudo foi possível concluir que a construção da maquete permite ao aluno relacionar o conteúdo dado em sala de aula a algo palpável do seu cotidiano, despertando um maior interesse por parte dos mesmos na disciplina de Geografia.
id UFPI-2_a263d942e7103181e4f5b591180dc9f6
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/7742
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIAGeografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-AprendizagemExercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade socialÉ imprescindível para a formação contínua dos professores de geografia, uma profunda reflexão a respeito da geografia contemporânea e os seus novos desafios. Esse exercício reflexível serve e contribui na formação dos alunos em pessoas participativas e críticas da sua realidade. Sabendo do papel da didática e seus recursos, utilizou-se desse conhecimento para propor um exercício didático e lúdico no ensino de geografia, facilitando, assim, aos alunos a apropriação de conteúdo, associando-os à responsabilidade social que cada indivíduo terá no viver em sociedade. O presente trabalho relata a construção supervisionada de maquetes realizada durante uma aula sobre a temática do efeito estufa juntamente com os alunos do 9º ano no Colégio Lima Silva em Fortaleza, Ceará. As maquetes foram apresentadas em uma feira de ciências realizada na escola e houveram muitos elogios dos espectadores. Com esse estudo foi possível concluir que a construção da maquete permite ao aluno relacionar o conteúdo dado em sala de aula a algo palpável do seu cotidiano, despertando um maior interesse por parte dos mesmos na disciplina de Geografia.UFPIFernandes, Taynah GarciaAraújo, Bruna Gabriele OliveiraSousa, Denise MotaGomes, Thiago QueirozCruz, Maria Lúcia Brito2019-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/774210.26694/equador.v7i2.7742REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 2 (2018); 96 - 1092317-349110.26694/equador.v7i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742/4904Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-02T17:54:02Zoai:ojs.10.22.15.19:article/7742Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-01-02T17:54:02Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Fernandes, Taynah Garcia
Geografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-Aprendizagem
Exercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade social
title_short A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_sort A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
author Fernandes, Taynah Garcia
author_facet Fernandes, Taynah Garcia
Araújo, Bruna Gabriele Oliveira
Sousa, Denise Mota
Gomes, Thiago Queiroz
Cruz, Maria Lúcia Brito
author_role author
author2 Araújo, Bruna Gabriele Oliveira
Sousa, Denise Mota
Gomes, Thiago Queiroz
Cruz, Maria Lúcia Brito
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Taynah Garcia
Araújo, Bruna Gabriele Oliveira
Sousa, Denise Mota
Gomes, Thiago Queiroz
Cruz, Maria Lúcia Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-Aprendizagem
Exercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade social
topic Geografia Física; Ensino de Geografia; Ensino-Aprendizagem
Exercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade social
description É imprescindível para a formação contínua dos professores de geografia, uma profunda reflexão a respeito da geografia contemporânea e os seus novos desafios. Esse exercício reflexível serve e contribui na formação dos alunos em pessoas participativas e críticas da sua realidade. Sabendo do papel da didática e seus recursos, utilizou-se desse conhecimento para propor um exercício didático e lúdico no ensino de geografia, facilitando, assim, aos alunos a apropriação de conteúdo, associando-os à responsabilidade social que cada indivíduo terá no viver em sociedade. O presente trabalho relata a construção supervisionada de maquetes realizada durante uma aula sobre a temática do efeito estufa juntamente com os alunos do 9º ano no Colégio Lima Silva em Fortaleza, Ceará. As maquetes foram apresentadas em uma feira de ciências realizada na escola e houveram muitos elogios dos espectadores. Com esse estudo foi possível concluir que a construção da maquete permite ao aluno relacionar o conteúdo dado em sala de aula a algo palpável do seu cotidiano, despertando um maior interesse por parte dos mesmos na disciplina de Geografia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742
10.26694/equador.v7i2.7742
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742
identifier_str_mv 10.26694/equador.v7i2.7742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742/4904
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 2 (2018); 96 - 109
2317-3491
10.26694/equador.v7i2
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756062676484096