Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/453 |
Resumo: | A pesquisa enfatiza questões contemporâneas do ensino da geografia a partir das diferentes linguagens para uma melhor metodologia que valorize a educação básica, numa perspectiva da educação geográfica do educando, tendo como objetivo geral refletir e propor métodos que favoreçam um ensino onde seja possível educador e educando construírem diversos saberes geográficos com o uso de linguagens que propiciem a sistematização do conhecimento geográfico e uma postura educacional-cidadã. Fundamenta-se em literatura sobre metodologia, aprendizagem, ensino de geografia, linguagens e educação básica, sendo necessário e importante para uma prática pedagógica que repense o ensino de geografia e discuta a inserção e o posicionamento do homem no espaço geográfico. Ou seja, o espaço que o homem atua, modifica, vive em sociedade, mas o espaço que também exclui. Contudo, nem sempre a escola persiste nessa temática, ou o professor ainda não se deu conta da sua responsabilidade de despertar no aluno, um olhar analítico-crítico das relações sociais que se presencia, resultando nas desigualdades sociais. |
id |
UFC-8_b7783e48e4788dc27d6d5a91aa582762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/453 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográficaGeografia; Educação; EscolaGeografia; Ensino; Escola PúblicaA pesquisa enfatiza questões contemporâneas do ensino da geografia a partir das diferentes linguagens para uma melhor metodologia que valorize a educação básica, numa perspectiva da educação geográfica do educando, tendo como objetivo geral refletir e propor métodos que favoreçam um ensino onde seja possível educador e educando construírem diversos saberes geográficos com o uso de linguagens que propiciem a sistematização do conhecimento geográfico e uma postura educacional-cidadã. Fundamenta-se em literatura sobre metodologia, aprendizagem, ensino de geografia, linguagens e educação básica, sendo necessário e importante para uma prática pedagógica que repense o ensino de geografia e discuta a inserção e o posicionamento do homem no espaço geográfico. Ou seja, o espaço que o homem atua, modifica, vive em sociedade, mas o espaço que também exclui. Contudo, nem sempre a escola persiste nessa temática, ou o professor ainda não se deu conta da sua responsabilidade de despertar no aluno, um olhar analítico-crítico das relações sociais que se presencia, resultando nas desigualdades sociais. Universidade Federal do Ceará2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/453Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 27 - 34Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 27 - 34Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 27 - 342178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/453/422ALVES, Cícera Cecília Esmeraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T19:01:26Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/453Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T19:01:26Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica |
title |
Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica |
spellingShingle |
Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo Geografia; Educação; Escola Geografia; Ensino; Escola Pública |
title_short |
Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica |
title_full |
Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica |
title_fullStr |
Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica |
title_full_unstemmed |
Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica |
title_sort |
Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica |
author |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo |
author_facet |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação; Escola Geografia; Ensino; Escola Pública |
topic |
Geografia; Educação; Escola Geografia; Ensino; Escola Pública |
description |
A pesquisa enfatiza questões contemporâneas do ensino da geografia a partir das diferentes linguagens para uma melhor metodologia que valorize a educação básica, numa perspectiva da educação geográfica do educando, tendo como objetivo geral refletir e propor métodos que favoreçam um ensino onde seja possível educador e educando construírem diversos saberes geográficos com o uso de linguagens que propiciem a sistematização do conhecimento geográfico e uma postura educacional-cidadã. Fundamenta-se em literatura sobre metodologia, aprendizagem, ensino de geografia, linguagens e educação básica, sendo necessário e importante para uma prática pedagógica que repense o ensino de geografia e discuta a inserção e o posicionamento do homem no espaço geográfico. Ou seja, o espaço que o homem atua, modifica, vive em sociedade, mas o espaço que também exclui. Contudo, nem sempre a escola persiste nessa temática, ou o professor ainda não se deu conta da sua responsabilidade de despertar no aluno, um olhar analítico-crítico das relações sociais que se presencia, resultando nas desigualdades sociais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/453 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/453/422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 27 - 34 Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 27 - 34 Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 27 - 34 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329642341367808 |