Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5879 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo analisar o processo de inclusão desde o ponto de vista da criação de salas de recursos multifuncionais (SRM) nas escolas regulares. Há décadas se proclama que o ensino das pessoas com necessidades especiais deveria ocorrer nas escolas comuns ou regulares. Contudo, tal proposta ganha força somente a partir de 2008, com a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Desde então, os investimentos têm sido direcionados às escolas regulares para que elas tenham condições de receber os alunos que antes frequentavam, principalmente, as escolas especiais. |
id |
UFPL_cebf50847084e303762a57f938f5622b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5879 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-15T17:50:49Z2020-06-15T17:50:49Z2013CENCI, A., DAMIANI, M.F.. Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. In: ENPOS, 15, 2013, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2013. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2013/CH_01220.pdf. Acesso em 12/06/2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5879Este texto tem como objetivo analisar o processo de inclusão desde o ponto de vista da criação de salas de recursos multifuncionais (SRM) nas escolas regulares. Há décadas se proclama que o ensino das pessoas com necessidades especiais deveria ocorrer nas escolas comuns ou regulares. Contudo, tal proposta ganha força somente a partir de 2008, com a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Desde então, os investimentos têm sido direcionados às escolas regulares para que elas tenham condições de receber os alunos que antes frequentavam, principalmente, as escolas especiais.porUniversidade Federal de PelotasEducação inclusivaEscolas regularesSalas de recursos multifuncionaisSalas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectCenci, AdrianeDamiani, Magda Florianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTSalas_de_recursos_multifuncionais.pdf.txtSalas_de_recursos_multifuncionais.pdf.txtExtracted texttext/plain10613http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/6/Salas_de_recursos_multifuncionais.pdf.txt7c7420b96d7155d56f184802897e1e13MD56open accessTHUMBNAILSalas_de_recursos_multifuncionais.pdf.jpgSalas_de_recursos_multifuncionais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1850http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/7/Salas_de_recursos_multifuncionais.pdf.jpg63f0e296d9ce6af133574f1e8397bb08MD57open accessORIGINALSalas_de_recursos_multifuncionais.pdfSalas_de_recursos_multifuncionais.pdfapplication/pdf334989http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/1/Salas_de_recursos_multifuncionais.pdfc0c8f8bed2b63acf10b3ad68501e1278MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58792023-07-13 06:40:14.757open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5879VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:40:14Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. |
title |
Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. |
spellingShingle |
Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. Cenci, Adriane Educação inclusiva Escolas regulares Salas de recursos multifuncionais |
title_short |
Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. |
title_full |
Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. |
title_fullStr |
Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. |
title_full_unstemmed |
Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. |
title_sort |
Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. |
author |
Cenci, Adriane |
author_facet |
Cenci, Adriane Damiani, Magda Floriana |
author_role |
author |
author2 |
Damiani, Magda Floriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cenci, Adriane Damiani, Magda Floriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Escolas regulares Salas de recursos multifuncionais |
topic |
Educação inclusiva Escolas regulares Salas de recursos multifuncionais |
description |
Este texto tem como objetivo analisar o processo de inclusão desde o ponto de vista da criação de salas de recursos multifuncionais (SRM) nas escolas regulares. Há décadas se proclama que o ensino das pessoas com necessidades especiais deveria ocorrer nas escolas comuns ou regulares. Contudo, tal proposta ganha força somente a partir de 2008, com a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Desde então, os investimentos têm sido direcionados às escolas regulares para que elas tenham condições de receber os alunos que antes frequentavam, principalmente, as escolas especiais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-15T17:50:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-15T17:50:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CENCI, A., DAMIANI, M.F.. Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. In: ENPOS, 15, 2013, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2013. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2013/CH_01220.pdf. Acesso em 12/06/2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5879 |
identifier_str_mv |
CENCI, A., DAMIANI, M.F.. Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. In: ENPOS, 15, 2013, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2013. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2013/CH_01220.pdf. Acesso em 12/06/2020. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/6/Salas_de_recursos_multifuncionais.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/7/Salas_de_recursos_multifuncionais.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/1/Salas_de_recursos_multifuncionais.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c7420b96d7155d56f184802897e1e13 63f0e296d9ce6af133574f1e8397bb08 c0c8f8bed2b63acf10b3ad68501e1278 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846990336688128 |