Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cenci, Adriane
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Damiani, Magda Floriana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5879
Resumo: Este texto tem como objetivo analisar o processo de inclusão desde o ponto de vista da criação de salas de recursos multifuncionais (SRM) nas escolas regulares. Há décadas se proclama que o ensino das pessoas com necessidades especiais deveria ocorrer nas escolas comuns ou regulares. Contudo, tal proposta ganha força somente a partir de 2008, com a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Desde então, os investimentos têm sido direcionados às escolas regulares para que elas tenham condições de receber os alunos que antes frequentavam, principalmente, as escolas especiais.
id UFPL_cebf50847084e303762a57f938f5622b
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5879
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-15T17:50:49Z2020-06-15T17:50:49Z2013CENCI, A., DAMIANI, M.F.. Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. In: ENPOS, 15, 2013, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2013. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2013/CH_01220.pdf. Acesso em 12/06/2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5879Este texto tem como objetivo analisar o processo de inclusão desde o ponto de vista da criação de salas de recursos multifuncionais (SRM) nas escolas regulares. Há décadas se proclama que o ensino das pessoas com necessidades especiais deveria ocorrer nas escolas comuns ou regulares. Contudo, tal proposta ganha força somente a partir de 2008, com a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Desde então, os investimentos têm sido direcionados às escolas regulares para que elas tenham condições de receber os alunos que antes frequentavam, principalmente, as escolas especiais.porUniversidade Federal de PelotasEducação inclusivaEscolas regularesSalas de recursos multifuncionaisSalas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectCenci, AdrianeDamiani, Magda Florianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTSalas_de_recursos_multifuncionais.pdf.txtSalas_de_recursos_multifuncionais.pdf.txtExtracted texttext/plain10613http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/6/Salas_de_recursos_multifuncionais.pdf.txt7c7420b96d7155d56f184802897e1e13MD56open accessTHUMBNAILSalas_de_recursos_multifuncionais.pdf.jpgSalas_de_recursos_multifuncionais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1850http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/7/Salas_de_recursos_multifuncionais.pdf.jpg63f0e296d9ce6af133574f1e8397bb08MD57open accessORIGINALSalas_de_recursos_multifuncionais.pdfSalas_de_recursos_multifuncionais.pdfapplication/pdf334989http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/1/Salas_de_recursos_multifuncionais.pdfc0c8f8bed2b63acf10b3ad68501e1278MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58792023-07-13 06:40:14.757open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5879VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:40:14Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão.
title Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão.
spellingShingle Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão.
Cenci, Adriane
Educação inclusiva
Escolas regulares
Salas de recursos multifuncionais
title_short Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão.
title_full Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão.
title_fullStr Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão.
title_full_unstemmed Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão.
title_sort Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão.
author Cenci, Adriane
author_facet Cenci, Adriane
Damiani, Magda Floriana
author_role author
author2 Damiani, Magda Floriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cenci, Adriane
Damiani, Magda Floriana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Escolas regulares
Salas de recursos multifuncionais
topic Educação inclusiva
Escolas regulares
Salas de recursos multifuncionais
description Este texto tem como objetivo analisar o processo de inclusão desde o ponto de vista da criação de salas de recursos multifuncionais (SRM) nas escolas regulares. Há décadas se proclama que o ensino das pessoas com necessidades especiais deveria ocorrer nas escolas comuns ou regulares. Contudo, tal proposta ganha força somente a partir de 2008, com a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Desde então, os investimentos têm sido direcionados às escolas regulares para que elas tenham condições de receber os alunos que antes frequentavam, principalmente, as escolas especiais.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-15T17:50:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-15T17:50:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CENCI, A., DAMIANI, M.F.. Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. In: ENPOS, 15, 2013, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2013. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2013/CH_01220.pdf. Acesso em 12/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5879
identifier_str_mv CENCI, A., DAMIANI, M.F.. Salas de recursos multifuncionais: configuração atual da educação especial na perspectiva da inclusão. In: ENPOS, 15, 2013, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2013. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2013/CH_01220.pdf. Acesso em 12/06/2020.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/6/Salas_de_recursos_multifuncionais.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/7/Salas_de_recursos_multifuncionais.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/1/Salas_de_recursos_multifuncionais.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5879/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c7420b96d7155d56f184802897e1e13
63f0e296d9ce6af133574f1e8397bb08
c0c8f8bed2b63acf10b3ad68501e1278
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846990336688128