O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1282 |
Resumo: | Fundamentado nos pressupostos da teoria histórico-cultural (VYGOTSKY, 1994), da legislação a respeito da educação inclusiva no Brasil (BRASIL, 2012; PARANÁ, 2016), dos estudos da Linguística Aplicada sobre processos e habilidades de leitura pelo viés interacionista (MENEGASSI, 2010), este artigo relata e discute pesquisa conduzida em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) com aluna estagiária de Licenciatura em Letras-Português e os alunos participantes, tendo por objetivos: a) discutir o desenvolvimento das habilidades de leitura junto a alunos com necessidades educacionais especiais, a partir das experiências dessa aluna estagiária, durante o estágio curricular docente em uma SRM, descritas no relatório de estágio; b) refletir sobre o trabalho do professor formador nessa situação específica. As análises efetuadas, com base no relatório de estágio, demonstraram que a estagiária promoveu nos alunos o desenvolvimento de habilidades leitoras relacionadas à decodificação e à compreensão do texto, não indo além. Para tanto, foram fundamentais as atuações mediadoras do professor formador, as quais contribuíram para que a estagiária, professora em formação, produzisse conhecimentos e formas de ação na realidade da sala de aula, numa perspectiva inclusiva, a partir do trabalho interacionista com a linguagem. |
id |
UFC-9_63584d18182d4ce5ca8de004bfc271bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1282 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos MultifuncionaisHabilidades de leitura. Sala de Recursos Multifuncionais. Estágio Docente.Fundamentado nos pressupostos da teoria histórico-cultural (VYGOTSKY, 1994), da legislação a respeito da educação inclusiva no Brasil (BRASIL, 2012; PARANÁ, 2016), dos estudos da Linguística Aplicada sobre processos e habilidades de leitura pelo viés interacionista (MENEGASSI, 2010), este artigo relata e discute pesquisa conduzida em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) com aluna estagiária de Licenciatura em Letras-Português e os alunos participantes, tendo por objetivos: a) discutir o desenvolvimento das habilidades de leitura junto a alunos com necessidades educacionais especiais, a partir das experiências dessa aluna estagiária, durante o estágio curricular docente em uma SRM, descritas no relatório de estágio; b) refletir sobre o trabalho do professor formador nessa situação específica. As análises efetuadas, com base no relatório de estágio, demonstraram que a estagiária promoveu nos alunos o desenvolvimento de habilidades leitoras relacionadas à decodificação e à compreensão do texto, não indo além. Para tanto, foram fundamentais as atuações mediadoras do professor formador, as quais contribuíram para que a estagiária, professora em formação, produzisse conhecimentos e formas de ação na realidade da sala de aula, numa perspectiva inclusiva, a partir do trabalho interacionista com a linguagem.Universidade Federal do CearáAngelo, Cristiane Malinoski PianaroMenegassi, Renilson José2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/128210.22168/2237-6321-31282Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-1252237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1282/555Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:01:20Zoai:ojs.localhost:article/1282Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:01:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais |
title |
O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais |
spellingShingle |
O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro Habilidades de leitura. Sala de Recursos Multifuncionais. Estágio Docente. |
title_short |
O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais |
title_full |
O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais |
title_fullStr |
O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais |
title_sort |
O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais |
author |
Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro |
author_facet |
Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro Menegassi, Renilson José |
author_role |
author |
author2 |
Menegassi, Renilson José |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro Menegassi, Renilson José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades de leitura. Sala de Recursos Multifuncionais. Estágio Docente. |
topic |
Habilidades de leitura. Sala de Recursos Multifuncionais. Estágio Docente. |
description |
Fundamentado nos pressupostos da teoria histórico-cultural (VYGOTSKY, 1994), da legislação a respeito da educação inclusiva no Brasil (BRASIL, 2012; PARANÁ, 2016), dos estudos da Linguística Aplicada sobre processos e habilidades de leitura pelo viés interacionista (MENEGASSI, 2010), este artigo relata e discute pesquisa conduzida em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) com aluna estagiária de Licenciatura em Letras-Português e os alunos participantes, tendo por objetivos: a) discutir o desenvolvimento das habilidades de leitura junto a alunos com necessidades educacionais especiais, a partir das experiências dessa aluna estagiária, durante o estágio curricular docente em uma SRM, descritas no relatório de estágio; b) refletir sobre o trabalho do professor formador nessa situação específica. As análises efetuadas, com base no relatório de estágio, demonstraram que a estagiária promoveu nos alunos o desenvolvimento de habilidades leitoras relacionadas à decodificação e à compreensão do texto, não indo além. Para tanto, foram fundamentais as atuações mediadoras do professor formador, as quais contribuíram para que a estagiária, professora em formação, produzisse conhecimentos e formas de ação na realidade da sala de aula, numa perspectiva inclusiva, a partir do trabalho interacionista com a linguagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1282 10.22168/2237-6321-31282 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1282 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-31282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1282/555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329730177433600 |