O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Altair dos Santos Bernardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dias, Fernanda Henriques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/944
Resumo: Devido ao processo de colonização do Império Britânico e do atual impacto econômico e cultural dos Estados Unidos, não é difícil encontrar discursos que associam a língua inglesa exclusivamente com estes povos. Entretanto, com a globalização e os avanços tecnológicos, autores como Crystal (2003) defendem que a língua inglesa é, atualmente, uma língua global, uma vez que ela possui um papel de destaque ao redor do mundo, inclusive no meio educacional. Todavia, tal alcance da língua inglesa não faz com que ela seja, de fato, concebida como uma língua de todos, o que pode, inclusive, influenciar a aprendizagem do inglês como língua adicional. Dessa maneira, encontramos o(s) World English(es) (BOLTON, 2006; RAJAGOPALAN, 2005), perspectiva que promove uma concepção plural da língua inglesa, propiciando uma visão desta língua segundo uma ótica da multiplicidade. Sendo assim, o objetivo deste artigo é discutir como o(s) World English(es) podem ser uma ferramenta na difusão da diversidade linguística na aula de língua inglesa. Além disso, será apresentada uma atividade didática de ensino de inglês, confeccionada através da abordagem baseada no conteúdo (LEFFA, 2016), pautada sob o prisma do(s) World English(es) e da pluralidade linguística.
id UFCG-2_00f3e3456f858581c81a0017cf0dd858
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/944
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didáticaWorld English(es)Diversidade linguísticaEnsino de língua inglesaAtividade didáticaDevido ao processo de colonização do Império Britânico e do atual impacto econômico e cultural dos Estados Unidos, não é difícil encontrar discursos que associam a língua inglesa exclusivamente com estes povos. Entretanto, com a globalização e os avanços tecnológicos, autores como Crystal (2003) defendem que a língua inglesa é, atualmente, uma língua global, uma vez que ela possui um papel de destaque ao redor do mundo, inclusive no meio educacional. Todavia, tal alcance da língua inglesa não faz com que ela seja, de fato, concebida como uma língua de todos, o que pode, inclusive, influenciar a aprendizagem do inglês como língua adicional. Dessa maneira, encontramos o(s) World English(es) (BOLTON, 2006; RAJAGOPALAN, 2005), perspectiva que promove uma concepção plural da língua inglesa, propiciando uma visão desta língua segundo uma ótica da multiplicidade. Sendo assim, o objetivo deste artigo é discutir como o(s) World English(es) podem ser uma ferramenta na difusão da diversidade linguística na aula de língua inglesa. Além disso, será apresentada uma atividade didática de ensino de inglês, confeccionada através da abordagem baseada no conteúdo (LEFFA, 2016), pautada sob o prisma do(s) World English(es) e da pluralidade linguística.Editora Universitaria da UFCG2022-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/94410.5281/zenodo.8215401Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 89-111Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 89-111Revista Letras Raras; Vol. 11 No 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 89-111Revista Letras Raras; v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 89-1112317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/944/822© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Altair dos Santos Bernardo Dias, Fernanda Henriques2023-08-09T12:41:03Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/944Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-08-09T12:41:03Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática
title O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática
spellingShingle O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática
Júnior, Altair dos Santos Bernardo
World English(es)
Diversidade linguística
Ensino de língua inglesa
Atividade didática
title_short O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática
title_full O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática
title_fullStr O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática
title_full_unstemmed O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática
title_sort O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática
author Júnior, Altair dos Santos Bernardo
author_facet Júnior, Altair dos Santos Bernardo
Dias, Fernanda Henriques
author_role author
author2 Dias, Fernanda Henriques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Altair dos Santos Bernardo
Dias, Fernanda Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv World English(es)
Diversidade linguística
Ensino de língua inglesa
Atividade didática
topic World English(es)
Diversidade linguística
Ensino de língua inglesa
Atividade didática
description Devido ao processo de colonização do Império Britânico e do atual impacto econômico e cultural dos Estados Unidos, não é difícil encontrar discursos que associam a língua inglesa exclusivamente com estes povos. Entretanto, com a globalização e os avanços tecnológicos, autores como Crystal (2003) defendem que a língua inglesa é, atualmente, uma língua global, uma vez que ela possui um papel de destaque ao redor do mundo, inclusive no meio educacional. Todavia, tal alcance da língua inglesa não faz com que ela seja, de fato, concebida como uma língua de todos, o que pode, inclusive, influenciar a aprendizagem do inglês como língua adicional. Dessa maneira, encontramos o(s) World English(es) (BOLTON, 2006; RAJAGOPALAN, 2005), perspectiva que promove uma concepção plural da língua inglesa, propiciando uma visão desta língua segundo uma ótica da multiplicidade. Sendo assim, o objetivo deste artigo é discutir como o(s) World English(es) podem ser uma ferramenta na difusão da diversidade linguística na aula de língua inglesa. Além disso, será apresentada uma atividade didática de ensino de inglês, confeccionada através da abordagem baseada no conteúdo (LEFFA, 2016), pautada sob o prisma do(s) World English(es) e da pluralidade linguística.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/944
10.5281/zenodo.8215401
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/944
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8215401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/944/822
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 89-111
Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 89-111
Revista Letras Raras; Vol. 11 No 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 89-111
Revista Letras Raras; v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 89-111
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319782093225984