O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Jailine Mayara Sousa de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cortez, Suzana Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1998
Resumo: Diante da relação intrínseca entre ações linguísticas, cognitivas e sociais e das multisemioses envolvidas na construção dos textos, faz-se necessário incluir dimensões não verbais no trabalho com a compreensão e produção textual no ensino de línguas. As diversas potencialidades das ferramentas digitais e a emergência de gêneros nativos digitais oferecem, por um lado, desafios conceituais e, por outro, novos caminhos para o processo de interação e produção de sentidos que podem ser perfeitamente combinados com as formas convencionais de escrita (HOWELL et al., 2015). Isso implica no trabalho com uma noção ampliada de texto, conforme Cavalcante et al. (2019) e Cavalcante & Custódio Filho (2010). Partindo dessa noção de texto, refletiremos sobre o trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas, a partir de uma abordagem transmodal (SHIPKA, 2016; HORNER et al., 2015), com o intuito de contribuir para a discussão de perspectivas teórico-pedagógicas no ensino de línguas.
id UFCG-2_b98edff18c291fbeaac8e342d623b9e2
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1998
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodalTexto digitalTransmodalidadeEnsino de línguas Diante da relação intrínseca entre ações linguísticas, cognitivas e sociais e das multisemioses envolvidas na construção dos textos, faz-se necessário incluir dimensões não verbais no trabalho com a compreensão e produção textual no ensino de línguas. As diversas potencialidades das ferramentas digitais e a emergência de gêneros nativos digitais oferecem, por um lado, desafios conceituais e, por outro, novos caminhos para o processo de interação e produção de sentidos que podem ser perfeitamente combinados com as formas convencionais de escrita (HOWELL et al., 2015). Isso implica no trabalho com uma noção ampliada de texto, conforme Cavalcante et al. (2019) e Cavalcante & Custódio Filho (2010). Partindo dessa noção de texto, refletiremos sobre o trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas, a partir de uma abordagem transmodal (SHIPKA, 2016; HORNER et al., 2015), com o intuito de contribuir para a discussão de perspectivas teórico-pedagógicas no ensino de línguas. Editora Universitaria da UFCG2021-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/199810.5281/zenodo.10121410Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-432317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1998/1892© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Jailine Mayara Sousa deCortez, Suzana Leite2023-11-18T00:36:48Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1998Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-11-18T00:36:48Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal
title O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal
spellingShingle O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal
Farias, Jailine Mayara Sousa de
Texto digital
Transmodalidade
Ensino de línguas
title_short O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal
title_full O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal
title_fullStr O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal
title_full_unstemmed O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal
title_sort O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal
author Farias, Jailine Mayara Sousa de
author_facet Farias, Jailine Mayara Sousa de
Cortez, Suzana Leite
author_role author
author2 Cortez, Suzana Leite
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Jailine Mayara Sousa de
Cortez, Suzana Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Texto digital
Transmodalidade
Ensino de línguas
topic Texto digital
Transmodalidade
Ensino de línguas
description Diante da relação intrínseca entre ações linguísticas, cognitivas e sociais e das multisemioses envolvidas na construção dos textos, faz-se necessário incluir dimensões não verbais no trabalho com a compreensão e produção textual no ensino de línguas. As diversas potencialidades das ferramentas digitais e a emergência de gêneros nativos digitais oferecem, por um lado, desafios conceituais e, por outro, novos caminhos para o processo de interação e produção de sentidos que podem ser perfeitamente combinados com as formas convencionais de escrita (HOWELL et al., 2015). Isso implica no trabalho com uma noção ampliada de texto, conforme Cavalcante et al. (2019) e Cavalcante & Custódio Filho (2010). Partindo dessa noção de texto, refletiremos sobre o trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas, a partir de uma abordagem transmodal (SHIPKA, 2016; HORNER et al., 2015), com o intuito de contribuir para a discussão de perspectivas teórico-pedagógicas no ensino de línguas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1998
10.5281/zenodo.10121410
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1998
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.10121410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1998/1892
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43
Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43
Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43
Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785719201792