O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1998 |
Resumo: | Diante da relação intrínseca entre ações linguísticas, cognitivas e sociais e das multisemioses envolvidas na construção dos textos, faz-se necessário incluir dimensões não verbais no trabalho com a compreensão e produção textual no ensino de línguas. As diversas potencialidades das ferramentas digitais e a emergência de gêneros nativos digitais oferecem, por um lado, desafios conceituais e, por outro, novos caminhos para o processo de interação e produção de sentidos que podem ser perfeitamente combinados com as formas convencionais de escrita (HOWELL et al., 2015). Isso implica no trabalho com uma noção ampliada de texto, conforme Cavalcante et al. (2019) e Cavalcante & Custódio Filho (2010). Partindo dessa noção de texto, refletiremos sobre o trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas, a partir de uma abordagem transmodal (SHIPKA, 2016; HORNER et al., 2015), com o intuito de contribuir para a discussão de perspectivas teórico-pedagógicas no ensino de línguas. |
id |
UFCG-2_b98edff18c291fbeaac8e342d623b9e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1998 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodalTexto digitalTransmodalidadeEnsino de línguas Diante da relação intrínseca entre ações linguísticas, cognitivas e sociais e das multisemioses envolvidas na construção dos textos, faz-se necessário incluir dimensões não verbais no trabalho com a compreensão e produção textual no ensino de línguas. As diversas potencialidades das ferramentas digitais e a emergência de gêneros nativos digitais oferecem, por um lado, desafios conceituais e, por outro, novos caminhos para o processo de interação e produção de sentidos que podem ser perfeitamente combinados com as formas convencionais de escrita (HOWELL et al., 2015). Isso implica no trabalho com uma noção ampliada de texto, conforme Cavalcante et al. (2019) e Cavalcante & Custódio Filho (2010). Partindo dessa noção de texto, refletiremos sobre o trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas, a partir de uma abordagem transmodal (SHIPKA, 2016; HORNER et al., 2015), com o intuito de contribuir para a discussão de perspectivas teórico-pedagógicas no ensino de línguas. Editora Universitaria da UFCG2021-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/199810.5281/zenodo.10121410Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-432317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1998/1892© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Jailine Mayara Sousa deCortez, Suzana Leite2023-11-18T00:36:48Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1998Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-11-18T00:36:48Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal |
title |
O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal |
spellingShingle |
O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal Farias, Jailine Mayara Sousa de Texto digital Transmodalidade Ensino de línguas |
title_short |
O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal |
title_full |
O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal |
title_fullStr |
O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal |
title_full_unstemmed |
O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal |
title_sort |
O trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas numa perspectiva transmodal |
author |
Farias, Jailine Mayara Sousa de |
author_facet |
Farias, Jailine Mayara Sousa de Cortez, Suzana Leite |
author_role |
author |
author2 |
Cortez, Suzana Leite |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Jailine Mayara Sousa de Cortez, Suzana Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto digital Transmodalidade Ensino de línguas |
topic |
Texto digital Transmodalidade Ensino de línguas |
description |
Diante da relação intrínseca entre ações linguísticas, cognitivas e sociais e das multisemioses envolvidas na construção dos textos, faz-se necessário incluir dimensões não verbais no trabalho com a compreensão e produção textual no ensino de línguas. As diversas potencialidades das ferramentas digitais e a emergência de gêneros nativos digitais oferecem, por um lado, desafios conceituais e, por outro, novos caminhos para o processo de interação e produção de sentidos que podem ser perfeitamente combinados com as formas convencionais de escrita (HOWELL et al., 2015). Isso implica no trabalho com uma noção ampliada de texto, conforme Cavalcante et al. (2019) e Cavalcante & Custódio Filho (2010). Partindo dessa noção de texto, refletiremos sobre o trabalho com o texto digital na sala de aula de línguas, a partir de uma abordagem transmodal (SHIPKA, 2016; HORNER et al., 2015), com o intuito de contribuir para a discussão de perspectivas teórico-pedagógicas no ensino de línguas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1998 10.5281/zenodo.10121410 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1998 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.10121410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1998/1892 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43 Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43 Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43 Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 24-43 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319785719201792 |