Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de Ciências da rede municipal de ensino de Cajazeiras – estado da Paraíba, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kallyanne Fernandes da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barros, José Deomar de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
Texto Completo: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1855
Resumo: Os docentes enfrentam diversas dificuldades, como também mudanças na busca de aprendizagens significativas por parte dos discentes. No contexto da pandemia do COVID-19 as dificuldades aumentaram, sendo adotado pelos professores o ensino remoto como estratégia pedagógica para que os discentes continuassem a ter acesso à educação. Neste aspecto, a presente pesquisa teve por objetivo conhecer as perspectivas e percepções acerca do ensino remoto dos docentes de Ciências do Ensino Fundamental II na cidade de Cajazeiras-PB. Foram realizadas entrevistas, com seis docentes do componente curricular Ciências Naturais atuantes na Rede Pública Municipal de Ensino de Cajazeiras, através do Google Meet com utilização de questionário semiestruturado. Para a interpretação do material coletado foi adotada a técnica da análise de conteúdo. As docentes entrevistadas têm entre 10 e 25 anos de atuação no ensino de Ciências. Nas aulas presenciais os recursos citados como maior utilização foram livro didático, projetor de slides, e quadro branco, e quanto à participação dos discentes nas aulas as docentes consideraram satisfatória, e com bom aproveitamento. No ensino remoto predomina o uso do Google Meet, YouTube, Google forms, WhatsApp, já o  aproveitamento tornou-se regular devido a falta de apoio familiar e falta de acesso a internet com velocidade satisfatória para acompanhar as aulas e atividades. Conforme relato das entrevistadas, o ensino remoto sobrecarregou as demandas de trabalho docente, que mesmo com uso das tecnologias mantém o método tradicional de ensino. Destaca-se a necessidade da oferta de cursos de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, na busca de melhorar o desempenho docente, bem como maior qualidade no processo ensino-aprendizagem em situações extraordinárias.Palavras chave: Ensino remoto, Ciências, Ensino Fundamental.
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As docentes entrevistadas têm entre 10 e 25 anos de atuação no ensino de Ciências. Nas aulas presenciais os recursos citados como maior utilização foram livro didático, projetor de slides, e quadro branco, e quanto à participação dos discentes nas aulas as docentes consideraram satisfatória, e com bom aproveitamento. No ensino remoto predomina o uso do Google Meet, YouTube, Google forms, WhatsApp, já o  aproveitamento tornou-se regular devido a falta de apoio familiar e falta de acesso a internet com velocidade satisfatória para acompanhar as aulas e atividades. Conforme relato das entrevistadas, o ensino remoto sobrecarregou as demandas de trabalho docente, que mesmo com uso das tecnologias mantém o método tradicional de ensino. 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(2020) O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 13(2): 379–399. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.396 Campos C.R.P. (2012) A saída a campo como estratégia de ensino de ciências: reflexões iniciais. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, 1(2): 25–30. Carvalho A.M.P. (2014) O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativa (p. 1–15). In: Carvalho A.M.P. (Ed.) Ensino de Ciências por investigação-condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning. 152 p. Cortelazzo A.L., Fiala D.A.S., Junior D.P., Panisson L. & Rodrigues M.R.J.B. (2018) Metodologias ativas e personalizadas de Aprendizagem: para refinar se cardápio metodológico. Rio de janeiro: Alta Books. 208 p. Costa E.S. & Sampaio I.C.G. 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Lunardi N.M.S.S., Nascimento A., Sousa J.B., Silva N.R.M., Pereira T.G.N. & Fernandes J.S.G. (2021) Aulas remotas durante a pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, 46(2): 1–22. https://doi.org/10.1590/2175-6236106662 Libâneo J.C. (2012) O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, 38(1): 13–28. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000001 Maia A.C.B. (2020) Questionário e entrevista na pesquisa qualitativa: elaboração, aplicação e análise de conteúdo – Manual Didático. São Carlos: Pedro & João Editores. 52 p. Martins V. & Almeida J. (2020) Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. 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(2015) Dificuldade de aprendizagem no ensino fundamental e médio: a percepção de professores de sete escolas públicas de São Paulo-SP. Revista Psicopedagogia, 32(97): 26–37. Nicola J.A. & Paniz C.M. (2017) A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia. InFor, 2(1): 355–381. Nóvoa A. (2020) A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo #22, 7(3): 8–12. Oliveira A.P.L. & Correia M.D. (2013) Aula de campo como mecanismo facilitador do ensino-aprendizagem sobre os ecossistemas recifais em Alagoas. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 6(2): 163–190. Oliveira D.A. & Pereira Junior E.A. (2020) Trabalho Docente em Tempos de Pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola, 14(30): 719–735. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1212 Pires C.R. (2019) Mostra de Ciências como uma forma de aprendizagem a partir da experimentação. Revista Insignare Scientia-RIS, 2(3): 64–70. Pozo J.I. (2002) Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed. 296 p. Prodanov C.C. & Freitas E.C. (2013) Metodologia do trabalho científico métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale. 276 p. Rondini C.A., Pedro K.M. & Duarte C.S. (2020) Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. EDUCAÇÃO, 10(1): 41–57. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57 Santos C.M., Vieira D., Henke F.S., Cichello N.P.C., Baião T.M.S. & Cunha M.A. (2016) A importância da motivação no ambiente de trabalho. Atena Revista Digital de Gestão & Negócio, 1(1): 1–25. Silva A.H. & Fossa M.I.T. (2015) Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas revista eletrônica, 17(1): 1–14. Silva E.A.P., Alves D.L.R. & Fernandes M.N. (2021) O papel do professor e o uso das tecnologias educacionais em tempos de pandemia. 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