Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23724
Resumo: Os docentes enfrentam diversas dificuldades, como também mudanças na busca de aprendizagens significativas por parte dos discentes. No contexto da pandemia do COVID-19 as dificuldades aumentaram, sendo adotado pelos professores o ensino remoto como estratégia pedagógica para que os discentes continuassem a ter acesso à educação. Neste aspecto, a presente pesquisa teve por objetivo conhecer as perspectivas e percepções acerca do ensino remoto dos docentes de Ciências do Ensino Fundamental II na cidade de Cajazeiras-PB. Foram realizadas entrevistas, com seis docentes do componente curricular Ciências Naturais atuantes na Rede Pública Municipal de Ensino de Cajazeiras, através do Google Meet com utilização de questionário semiestruturado. Para a interpretação do material coletado foi adotada a técnica da análise de conteúdo. As docentes entrevistadas têm entre 10 e 25 anos de atuação no ensino de Ciências. Nas aulas presenciais os recursos citados como maior utilização foram livro didático, projetor de slides, e quadro branco, quanto à participação dos discentes nas aulas as docentes consideraram satisfatória, e tiveram bom aproveitamento. No ensino remoto predomina o uso do Google Meet, YouTube, Google forms, WhattsApp, já o aproveitamento tornou-se regular devido a falta de apoio familiar e falta de acesso a internet com velocidade satisfatória para acompanhar as aulas e atividades. Conforme relato das entrevistadas, o ensino remoto sobrecarregou as demandas de trabalho docente, que mesmo com uso das tecnologias mantém o método tradicional de ensino. Destaca-se a necessidade da oferta de cursos de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, na busca de melhorar o desempenho docente, bem como maior qualidade no processo ensino-aprendizagem em situações extraordinárias.
id UFCG_ae9a6ff4e1d8a7d0f7a2f77ab7104bbc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23724
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB.Remote teaching: perspectives and perceptions of science teachers from the Municipal Education Network of Cajazeiras-PB.Ensino remotoCiênciasEnsino fundamentalAulas onlineTecnologiasEducação na pandemiaremote teachingScienceElementary Schoolonline classestechnologiesEducation in the pandemicCiências Biológicas.Os docentes enfrentam diversas dificuldades, como também mudanças na busca de aprendizagens significativas por parte dos discentes. No contexto da pandemia do COVID-19 as dificuldades aumentaram, sendo adotado pelos professores o ensino remoto como estratégia pedagógica para que os discentes continuassem a ter acesso à educação. Neste aspecto, a presente pesquisa teve por objetivo conhecer as perspectivas e percepções acerca do ensino remoto dos docentes de Ciências do Ensino Fundamental II na cidade de Cajazeiras-PB. Foram realizadas entrevistas, com seis docentes do componente curricular Ciências Naturais atuantes na Rede Pública Municipal de Ensino de Cajazeiras, através do Google Meet com utilização de questionário semiestruturado. Para a interpretação do material coletado foi adotada a técnica da análise de conteúdo. As docentes entrevistadas têm entre 10 e 25 anos de atuação no ensino de Ciências. Nas aulas presenciais os recursos citados como maior utilização foram livro didático, projetor de slides, e quadro branco, quanto à participação dos discentes nas aulas as docentes consideraram satisfatória, e tiveram bom aproveitamento. No ensino remoto predomina o uso do Google Meet, YouTube, Google forms, WhattsApp, já o aproveitamento tornou-se regular devido a falta de apoio familiar e falta de acesso a internet com velocidade satisfatória para acompanhar as aulas e atividades. Conforme relato das entrevistadas, o ensino remoto sobrecarregou as demandas de trabalho docente, que mesmo com uso das tecnologias mantém o método tradicional de ensino. Destaca-se a necessidade da oferta de cursos de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, na busca de melhorar o desempenho docente, bem como maior qualidade no processo ensino-aprendizagem em situações extraordinárias.Educators face a number of difficulties, such as changes in the search for significant learning on the part of students. In the context of the COVID-19 pandemic, the difficulties increased and educators needed to adopt remote teaching so that students could continue having access to an education. The aim of the present study was to investigate the perspectives and perceptions of high school science teachers regarding remote teaching in the city of Cajazeiras, state of Paraíba, Brazil. Interviews were held with six educators of natural sciences working in the municipal public school system through Google Meet. Data were collected with the aid of a questionnaire. Content analysis was employed for the interpretation of the material collected. The educators had between 10 and 25 years of experience in teaching science. During in-person classes, the resources most cited were textbooks, slide projectors and white board. The educators considered the participation of the students satisfactory, with a good performance level. During remote teaching, the use of Google Meet, YouTube, Google Forms and WhatsApp predominated, with performances only considered fair due to the lack of family support and a lack of access to the internet with satisfactory speed to follow the classes and activities. The interviewees reported that remote teaching increased the demands of the job and that they maintained the traditional teaching method even with the use of technologies. The findings underscore the need to offer continued education courses addressing the use of digital information and communication technologies to improve the performance of teachers and enhance the quality of the teaching and learning process in extraordinary situations.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBARROS, José Deomar de Souza.BARROS, J. D. S.http://lattes.cnpq.br/4746998969781203FLORENTINO, Hugo da Silva.LOURENÇO, Franklin Herik Soares de Matos.SANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva.2021-10-042022-02-24T14:10:59Z2022-02-242022-02-24T14:10:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23724SANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva. Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T20:08:58Zoai:localhost:riufcg/23724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T20:08:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB.
Remote teaching: perspectives and perceptions of science teachers from the Municipal Education Network of Cajazeiras-PB.
title Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB.
spellingShingle Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB.
SANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva.
Ensino remoto
Ciências
Ensino fundamental
Aulas online
Tecnologias
Educação na pandemia
remote teaching
Science
Elementary School
online classes
technologies
Education in the pandemic
Ciências Biológicas.
title_short Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB.
title_full Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB.
title_fullStr Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB.
title_full_unstemmed Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB.
title_sort Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB.
author SANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva.
author_facet SANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARROS, José Deomar de Souza.
BARROS, J. D. S.
http://lattes.cnpq.br/4746998969781203
FLORENTINO, Hugo da Silva.
LOURENÇO, Franklin Herik Soares de Matos.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Ciências
Ensino fundamental
Aulas online
Tecnologias
Educação na pandemia
remote teaching
Science
Elementary School
online classes
technologies
Education in the pandemic
Ciências Biológicas.
topic Ensino remoto
Ciências
Ensino fundamental
Aulas online
Tecnologias
Educação na pandemia
remote teaching
Science
Elementary School
online classes
technologies
Education in the pandemic
Ciências Biológicas.
description Os docentes enfrentam diversas dificuldades, como também mudanças na busca de aprendizagens significativas por parte dos discentes. No contexto da pandemia do COVID-19 as dificuldades aumentaram, sendo adotado pelos professores o ensino remoto como estratégia pedagógica para que os discentes continuassem a ter acesso à educação. Neste aspecto, a presente pesquisa teve por objetivo conhecer as perspectivas e percepções acerca do ensino remoto dos docentes de Ciências do Ensino Fundamental II na cidade de Cajazeiras-PB. Foram realizadas entrevistas, com seis docentes do componente curricular Ciências Naturais atuantes na Rede Pública Municipal de Ensino de Cajazeiras, através do Google Meet com utilização de questionário semiestruturado. Para a interpretação do material coletado foi adotada a técnica da análise de conteúdo. As docentes entrevistadas têm entre 10 e 25 anos de atuação no ensino de Ciências. Nas aulas presenciais os recursos citados como maior utilização foram livro didático, projetor de slides, e quadro branco, quanto à participação dos discentes nas aulas as docentes consideraram satisfatória, e tiveram bom aproveitamento. No ensino remoto predomina o uso do Google Meet, YouTube, Google forms, WhattsApp, já o aproveitamento tornou-se regular devido a falta de apoio familiar e falta de acesso a internet com velocidade satisfatória para acompanhar as aulas e atividades. Conforme relato das entrevistadas, o ensino remoto sobrecarregou as demandas de trabalho docente, que mesmo com uso das tecnologias mantém o método tradicional de ensino. Destaca-se a necessidade da oferta de cursos de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, na busca de melhorar o desempenho docente, bem como maior qualidade no processo ensino-aprendizagem em situações extraordinárias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-04
2022-02-24T14:10:59Z
2022-02-24
2022-02-24T14:10:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23724
SANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva. Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23724
identifier_str_mv SANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva. Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744527318056960