Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Cristina Gonçalves da.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13023
Resumo: A alfabetização e uma etapa muito importante na vida das crianças, pois marca toda sequencia escolar. E um processo que desperta interesse porque aponta os caminhos percorridos por elas, na descoberta da língua escrita. Tendo como aporte teórico principal os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987), que indicam os níveis percorridos pelas crianças na construção do processo da leitura e escrita, esse trabalho monográfico teve como objetivos analisar a escrita das crianças em fase de alfabetização e identificar os níveis em que se encontravam. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Galdino Pires Ferreira com alunos de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. O instrumento adotado para coleta de dados foi o teste das quatro palavras e uma frase, que permitiu analisar e identificar o nível em que cada criança se encontrava. Na turma, verificamos alunos em todos os níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987). A analise permitiu evidenciar a forma particular com que cada criança elabora e processa as informações que recebe, e isso redimensionou o nosso olhar para compreender, não como se ensina, mas sim como se aprende, considerando as diferenças e o ritmo de cada um para atender as necessidades com intervenções adequadas, entendendo a alfabetização como um processo natural do desenvolvimento da criança.
id UFCG_042b5628976f52fe933bfdbdbaa9b1e4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13023
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais.Literacy: process of acquisition of reading and writing in the initial grades.Leitura e escritaAlfabetizaçãoEscrita-séries iniciaisLeitura -séries iniciaisReading and writingLiteracyInitial writing-seriesReading - initial seriesA alfabetização e uma etapa muito importante na vida das crianças, pois marca toda sequencia escolar. E um processo que desperta interesse porque aponta os caminhos percorridos por elas, na descoberta da língua escrita. Tendo como aporte teórico principal os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987), que indicam os níveis percorridos pelas crianças na construção do processo da leitura e escrita, esse trabalho monográfico teve como objetivos analisar a escrita das crianças em fase de alfabetização e identificar os níveis em que se encontravam. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Galdino Pires Ferreira com alunos de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. O instrumento adotado para coleta de dados foi o teste das quatro palavras e uma frase, que permitiu analisar e identificar o nível em que cada criança se encontrava. Na turma, verificamos alunos em todos os níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987). A analise permitiu evidenciar a forma particular com que cada criança elabora e processa as informações que recebe, e isso redimensionou o nosso olhar para compreender, não como se ensina, mas sim como se aprende, considerando as diferenças e o ritmo de cada um para atender as necessidades com intervenções adequadas, entendendo a alfabetização como um processo natural do desenvolvimento da criança.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Risomar Alves dos.SANTOS, R. A.http://lattes.cnpq.br/7885903292497959SILVA, Cristina Gonçalves da.2009-02-272020-06-26T16:46:39Z2020-06-262020-06-26T16:46:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13023SILVA, Cristina Gonçalves da. Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:14:05Zoai:localhost:riufcg/13023Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:14:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais.
Literacy: process of acquisition of reading and writing in the initial grades.
title Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais.
spellingShingle Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais.
SILVA, Cristina Gonçalves da.
Leitura e escrita
Alfabetização
Escrita-séries iniciais
Leitura -séries iniciais
Reading and writing
Literacy
Initial writing-series
Reading - initial series
title_short Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais.
title_full Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais.
title_fullStr Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais.
title_full_unstemmed Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais.
title_sort Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais.
author SILVA, Cristina Gonçalves da.
author_facet SILVA, Cristina Gonçalves da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Risomar Alves dos.
SANTOS, R. A.
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Cristina Gonçalves da.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Alfabetização
Escrita-séries iniciais
Leitura -séries iniciais
Reading and writing
Literacy
Initial writing-series
Reading - initial series
topic Leitura e escrita
Alfabetização
Escrita-séries iniciais
Leitura -séries iniciais
Reading and writing
Literacy
Initial writing-series
Reading - initial series
description A alfabetização e uma etapa muito importante na vida das crianças, pois marca toda sequencia escolar. E um processo que desperta interesse porque aponta os caminhos percorridos por elas, na descoberta da língua escrita. Tendo como aporte teórico principal os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987), que indicam os níveis percorridos pelas crianças na construção do processo da leitura e escrita, esse trabalho monográfico teve como objetivos analisar a escrita das crianças em fase de alfabetização e identificar os níveis em que se encontravam. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Galdino Pires Ferreira com alunos de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. O instrumento adotado para coleta de dados foi o teste das quatro palavras e uma frase, que permitiu analisar e identificar o nível em que cada criança se encontrava. Na turma, verificamos alunos em todos os níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987). A analise permitiu evidenciar a forma particular com que cada criança elabora e processa as informações que recebe, e isso redimensionou o nosso olhar para compreender, não como se ensina, mas sim como se aprende, considerando as diferenças e o ritmo de cada um para atender as necessidades com intervenções adequadas, entendendo a alfabetização como um processo natural do desenvolvimento da criança.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-27
2020-06-26T16:46:39Z
2020-06-26
2020-06-26T16:46:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13023
SILVA, Cristina Gonçalves da. Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13023
identifier_str_mv SILVA, Cristina Gonçalves da. Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445186244608