A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.britoneta http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4845 |
Resumo: | Este trabalho analisa as questões políticas e pedagógicas que permeiam as relações do corpo docente da escola Senador José Gaudêncio, com os gestores, para entender de que forma essas relações interferem na efetiva implantação da gestão democrática, fundamental para o devido desenvolvimento dos educandos da sociedade contemporânea. Pretende, ainda, refletir sobre a gestão democrática na escola da rede pública e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, trazendo os diversos instrumentos que favorecem esta participação. Este é um estudo exploratório de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa por meio de Estudo de Caso em uma escola da rede pública estadual do município de Serra Branca, Paraíba. Os resultados enfatizam a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino e mostram que, embora já tenham acontecido importantes avanços, ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática, ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, condição fundamental para a melhoria da qualidade na educação. |
id |
UFCG_0962bf291e32824f988a94bd1849152e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4845 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio.School management and the challenges for participatory and democratic management: a case study at the Senador José Gaudêncio school.EducaçãoGestão escolarEscola públicaEducation School managementPublic schoolEste trabalho analisa as questões políticas e pedagógicas que permeiam as relações do corpo docente da escola Senador José Gaudêncio, com os gestores, para entender de que forma essas relações interferem na efetiva implantação da gestão democrática, fundamental para o devido desenvolvimento dos educandos da sociedade contemporânea. Pretende, ainda, refletir sobre a gestão democrática na escola da rede pública e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, trazendo os diversos instrumentos que favorecem esta participação. Este é um estudo exploratório de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa por meio de Estudo de Caso em uma escola da rede pública estadual do município de Serra Branca, Paraíba. Os resultados enfatizam a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino e mostram que, embora já tenham acontecido importantes avanços, ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática, ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, condição fundamental para a melhoria da qualidade na educação.This work analyzes the political and pedagogical issues that permeate the relations of the faculty of Senador José Gaudêncio school, with the managers, to understand how these relations interfere in the effective implementation of democratic management, fundamental for the proper development of students of contemporary society . It also intends to reflect on the democratic management in the school of the public network and the role of the manager in order to guarantee the participation of the school community in the pedagogical, financial and administrative decisions, bringing the various instruments that favor this participation. This is an exploratory bibliographic study, with a qualitative approach by means of a Case Study in a school of the state public network of the municipality of Serra Branca, Paraíba. The results emphasize the importance of democratic management for the quality of teaching and show that, although important advances have already taken place, there is still a need to deepen understanding around the theme, broaden the scope for discussion and join efforts in the fight for effective democratic management, a fundamental condition for improving quality in education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz.ARAÚJO, K. C. M. C.http://lattes.cnpq.br/9810382232847717GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.BRITO NETA, Herondina de Queiroz.2017-09-132019-07-11T12:40:34Z2019-07-112019-07-11T12:40:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.britonetahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4845BRITO NETA, Herondina de Queiroz. A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio. 2017. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-21T16:26:28Zoai:localhost:riufcg/4845Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-21T16:26:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio. School management and the challenges for participatory and democratic management: a case study at the Senador José Gaudêncio school. |
title |
A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio. |
spellingShingle |
A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio. BRITO NETA, Herondina de Queiroz. Educação Gestão escolar Escola pública Education School management Public school |
title_short |
A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio. |
title_full |
A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio. |
title_fullStr |
A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio. |
title_full_unstemmed |
A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio. |
title_sort |
A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio. |
author |
BRITO NETA, Herondina de Queiroz. |
author_facet |
BRITO NETA, Herondina de Queiroz. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz. ARAÚJO, K. C. M. C. http://lattes.cnpq.br/9810382232847717 GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva. SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITO NETA, Herondina de Queiroz. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Gestão escolar Escola pública Education School management Public school |
topic |
Educação Gestão escolar Escola pública Education School management Public school |
description |
Este trabalho analisa as questões políticas e pedagógicas que permeiam as relações do corpo docente da escola Senador José Gaudêncio, com os gestores, para entender de que forma essas relações interferem na efetiva implantação da gestão democrática, fundamental para o devido desenvolvimento dos educandos da sociedade contemporânea. Pretende, ainda, refletir sobre a gestão democrática na escola da rede pública e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, trazendo os diversos instrumentos que favorecem esta participação. Este é um estudo exploratório de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa por meio de Estudo de Caso em uma escola da rede pública estadual do município de Serra Branca, Paraíba. Os resultados enfatizam a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino e mostram que, embora já tenham acontecido importantes avanços, ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática, ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, condição fundamental para a melhoria da qualidade na educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-13 2019-07-11T12:40:34Z 2019-07-11 2019-07-11T12:40:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.britoneta http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4845 BRITO NETA, Herondina de Queiroz. A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio. 2017. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4845 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.britoneta http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4845 |
identifier_str_mv |
BRITO NETA, Herondina de Queiroz. A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio. 2017. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744380254224384 |