Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085 |
Resumo: | A nova sociedade brasileira, desde a década de 80, vem passando por diversas transformações. Entre elas estão à ascensão de novos atores sociais na cena política nacional, entre os quais se destacam os negros e os indígenas. Nesse sentido, um dos campos de estudo que tem sido revisitado, diz respeito às comunidades negras rurais identificadas como sendo constituídas por remanescentes quilombolas (FONSECA, 2000).A proposta deste texto é de dar continuidade a uma pesquisa que já estamos desenvolvendo em três comunidades remanescentes de quilombos: Grilo, Caiana dos Crioulos e Caiana dos Matias, na Paraíba. O segmento atual dessa pesquisa, busca examinar particularmente quais são as táticas e ou estratégias, assim como a forma de apropriação dos professores para colocar em prática, o que reza a lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira no ensino. Buscamos também identificar as contribuições que resultaram na formulação da teoria da mestiçagem, assim como os preconceitos, anteriormente a essa lei eram recorrentes no livro didático, considerando que foi marcante e incontestável o comprometimento de intelectuais negros, assim como do Movimento Negro com a problemática racial. Ressaltamos que no período assinalado, tal problemática constituiu um tema central de discussão, não só no campo político como também no social e intelectual brasileiro. Coerentemente com suas reivindicações e propostas históricas, as campanhas empreendidas pelo Movimento Negro tem possibilitado ao Estado brasileiro formular projetos no sentido de promover políticas e programas para a população afro-brasileira, no sentido de valorizar sua Historia e cultura ( CAVALLEIRO, 2006 ).Em relação às práticas escolares, constata-se a quase inexistência de conteúdos tratando da cultura afro-brasileira, especialmente no que se refere à cosmovisão africana como: cultos, rezadeiras, práticas terapêuticas de cura, mitos, e práticas cotidianas das mulheres negras idosas. Sendo assim, a proposta sustenta-se na promoção de cursos estabelecendo uma rede de saberes entre a comunidade e a academia com o intuito de contribuir para recriar no presente, uma cultura patrimonial afro-brasileira, que está sendo trabalhada em uma escola quilombola, numa proposta intergeracional - jovem e idoso - no sentido de valorizar as tradições culturais típicas de cada comunidade. |
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Entre elas estão à ascensão de novos atores sociais na cena política nacional, entre os quais se destacam os negros e os indígenas. Nesse sentido, um dos campos de estudo que tem sido revisitado, diz respeito às comunidades negras rurais identificadas como sendo constituídas por remanescentes quilombolas (FONSECA, 2000).A proposta deste texto é de dar continuidade a uma pesquisa que já estamos desenvolvendo em três comunidades remanescentes de quilombos: Grilo, Caiana dos Crioulos e Caiana dos Matias, na Paraíba. O segmento atual dessa pesquisa, busca examinar particularmente quais são as táticas e ou estratégias, assim como a forma de apropriação dos professores para colocar em prática, o que reza a lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira no ensino. 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Coerentemente com suas reivindicações e propostas históricas, as campanhas empreendidas pelo Movimento Negro tem possibilitado ao Estado brasileiro formular projetos no sentido de promover políticas e programas para a população afro-brasileira, no sentido de valorizar sua Historia e cultura ( CAVALLEIRO, 2006 ).Em relação às práticas escolares, constata-se a quase inexistência de conteúdos tratando da cultura afro-brasileira, especialmente no que se refere à cosmovisão africana como: cultos, rezadeiras, práticas terapêuticas de cura, mitos, e práticas cotidianas das mulheres negras idosas. Sendo assim, a proposta sustenta-se na promoção de cursos estabelecendo uma rede de saberes entre a comunidade e a academia com o intuito de contribuir para recriar no presente, uma cultura patrimonial afro-brasileira, que está sendo trabalhada em uma escola quilombola, numa proposta intergeracional - jovem e idoso - no sentido de valorizar as tradições culturais típicas de cada comunidade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-23T18:37:46Z2024-01-232024-01-23T18:37:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085SOUZA, Maria Lindací; CARNEIRO, Maria Aparecida Barbosa; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. 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