Estudo técnico de viabilidade e projeto básico para implantação de binário de trânsito nas ruas Alfredo Lustosa Cabral e Manoel Torres – município de Patos/PB.
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31218 |
Resumo: | O rápido crescimento e expansão das cidades no Brasil, assim como a carência ou inadequação de planejamento urbano desencadeou nos últimos anos um conjunto de problemas de mobilidade urbana. O reflexo deste panorama são as vias das cidades completamente saturadas e com graves problemas de trânsito. O município de Patos-PB, por sua vez, está em constante desenvolvimento e apresenta crise de mobilidade urbana em diversos setores de sua região, com aumento de sinistros de trânsitos em ruas e avenidas da cidade em função dos fatores da elevada frota de veículos, diminuição da fluidez do trânsito e ausência de planos de mobilidade urbana. A implantação do binário, nessa direção, pode ser dada como solução operacional, com o objetivo de garantir melhores condições de circulação (fluidez, segurança e até facilidades para o estacionamento). Com base no exposto, uma das soluções evidenciadas para mitigar a problemática foi a implantação do sistema binário na Rua Alfredo Lustosa Cabral e Rua Manoel Torres, situadas no Município de Patos-PB. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a proposta de projeto de tráfego que promova, de forma não onerosa, soluções aos problemas de trânsito recorrentes nas ruas supracitadas anteriormente. A metodologia foi realizada através de um estudo geral sobre a área em questão com observações in loco dos conflitos e movimentos vigentes, inicialmente pela parte geográfica, com a análise das determinadas ruas e, posteriormente, com a caracterização da malha viária através de contagens volumétricas de veículos de forma manual e resgate histórico dos sinistros de trânsito com vítimas ocorridos na área. Após análise dos conflitos de movimentos de tráfego e sinistros de trânsito registados, acarretando risco potencial de acidentes na área em questão, foi proposta a implantação do Projeto de Sistema bináriocom a intenção de ordenar os veículos de forma a permitir um fluxo com maior fluidez e organização no tráfego da região (por intermédio da Sinalização Horizontal e Vertical, e do rearranjo da malha viária). |
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BATISTA, Larissa Santana.BATISTA, L. S.http://lattes.cnpq.br/9614700474947268GONÇALVES, Savana Barbosa Villar.BEZERRA, Ana Leticia Ramos.SANTOS, Felipe Figueiredo dos.O rápido crescimento e expansão das cidades no Brasil, assim como a carência ou inadequação de planejamento urbano desencadeou nos últimos anos um conjunto de problemas de mobilidade urbana. O reflexo deste panorama são as vias das cidades completamente saturadas e com graves problemas de trânsito. O município de Patos-PB, por sua vez, está em constante desenvolvimento e apresenta crise de mobilidade urbana em diversos setores de sua região, com aumento de sinistros de trânsitos em ruas e avenidas da cidade em função dos fatores da elevada frota de veículos, diminuição da fluidez do trânsito e ausência de planos de mobilidade urbana. A implantação do binário, nessa direção, pode ser dada como solução operacional, com o objetivo de garantir melhores condições de circulação (fluidez, segurança e até facilidades para o estacionamento). Com base no exposto, uma das soluções evidenciadas para mitigar a problemática foi a implantação do sistema binário na Rua Alfredo Lustosa Cabral e Rua Manoel Torres, situadas no Município de Patos-PB. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a proposta de projeto de tráfego que promova, de forma não onerosa, soluções aos problemas de trânsito recorrentes nas ruas supracitadas anteriormente. A metodologia foi realizada através de um estudo geral sobre a área em questão com observações in loco dos conflitos e movimentos vigentes, inicialmente pela parte geográfica, com a análise das determinadas ruas e, posteriormente, com a caracterização da malha viária através de contagens volumétricas de veículos de forma manual e resgate histórico dos sinistros de trânsito com vítimas ocorridos na área. Após análise dos conflitos de movimentos de tráfego e sinistros de trânsito registados, acarretando risco potencial de acidentes na área em questão, foi proposta a implantação do Projeto de Sistema bináriocom a intenção de ordenar os veículos de forma a permitir um fluxo com maior fluidez e organização no tráfego da região (por intermédio da Sinalização Horizontal e Vertical, e do rearranjo da malha viária).The rapid growth and expansion of cities in Brazil, as well as the lack or inadequacy of urban planning, has triggered a set of urban mobility problems in recent years. The reflection of this panorama is the streets of the cities completely saturated and with serious traffic problems. The municipality of Patos-PB, in turn, is in constant development and presents an urban mobility crisis in several sectors of its region, with an increase in traffic accidents in the city's streets and avenues due to the factors of the high fleet of vehicles, decrease in traffic flow and absence of urban mobility plans. The implementation of torque, in this direction, can be given as an operational solution, with the objective of guaranteeing better circulation conditions (fluidity, safety and even facilities for parking). Based on the above, one of the solutions highlighted to mitigate the problem was the implementation of the binary system on Rua Alfredo Lustosa Cabral and Rua Manoel Torres, located in the municipality of Patos-PB. In this way, this work aims to evaluate the proposed traffic project that promotes, in an inexpensive way, solutions to the recurrent traffic problems in the aforementioned streets. The methodology was carried out through a general study of the area in question with observations in loco of the current conflicts and movements, initially by the geographic part, with the analysis of certain streets and, later, with the characterization of the road network through volumetric counts of vehicles manually and historical recovery of traffic accidents with victims that occurred in the area. After analyzing the conflicts of traffic movements and registered traffic accidents, entailing a potential risk of accidents in the area in question, the implementation of the Binary System Project was proposed with the intention of ordering the vehicles in order to allow a flow with greater fluidity and organization of traffic in the region (by means of Horizontal and Vertical Signaling, and rearrangement of the road network).Submitted by JOELMA NASCIMENTO (joelma_goldmann@hotmail.com) on 2023-08-03T17:26:11Z No. of bitstreams: 1 FELIPE FIGUEIREDO DOS SANTOS - TCC - ENGENHARIA CIVIL 2023.pdf: 3127166 bytes, checksum: cbba00bba7a4cdcdb88dac4c3b813fba (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-03T17:26:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FELIPE FIGUEIREDO DOS SANTOS - TCC - ENGENHARIA CIVIL 2023.pdf: 3127166 bytes, checksum: cbba00bba7a4cdcdb88dac4c3b813fba (MD5) Previous issue date: 2023-07-13Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTAEngenharia Civil.Mobilidade urbanaUrban mobilityEngenharia de tráfegoTraffic engineeringTransporteTransportBinário de trânsitoTraffic torqueContagem volumétricaVolume countEstudo técnico de viabilidade e projeto básico para implantação de binário de trânsito nas ruas Alfredo Lustosa Cabral e Manoel Torres – município de Patos/PB.Technical feasibility study and basic design for the implementation of a traffic binary on Alfredo Lustosa Cabral and Manoel Torres streets – in the municipality of Patos/PB.2023-07-132023-08-03T17:26:11Z2023-08-032023-08-03T17:26:11Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31218SANTOS, Felipe Figueiredo dos. Estudo técnico de viabilidade e projeto básico para implantação de binário de trânsito nas ruas Alfredo Lustosa Cabral e Manoel Torres – município de Patos/PB. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/31218/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALFELIPE FIGUEIREDO DOS SANTOS - TCC - ENGENHARIA CIVIL 2023.pdfFELIPE FIGUEIREDO DOS SANTOS - TCC - ENGENHARIA CIVIL 2023.pdfapplication/pdf3127166http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/31218/1/FELIPE+FIGUEIREDO+DOS+SANTOS+-+TCC+-+ENGENHARIA+CIVIL+2023.pdfcbba00bba7a4cdcdb88dac4c3b813fbaMD51riufcg/312182023-08-03 14:26:11.96oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:37:49.555179Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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