Modelagem e simulação de dinâmica veicular.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18648 |
Resumo: | Automóveis com tecnologia embarcada estão, cada vez mais, ganhando espaço no mercado, pelo conforto e principalmente segurança. Pesquisa do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) – órgão de segurança de seguradoras nos Estados Unidos – indica que o número de acidentes fatais com veículos individuais caiu 50% no país, graças à aplicação de sistemas de controle de estabilidade [1]. Para o desenvolvimento de tais sistemas de controle veiculares faz-se necessário o estudo da dinâmica e modelagem do automóvel. Um dos sistemas diretamente relacionados a acidentes no trânsito é o sistema de freio. Com o desenvolvimento do Sistema de freios Anti- Travamento (ABS) esse processo de frenagem tem sido facilitado, permitindo o completo controle do veículo, pelo motorista, durante a frenagem, sendo possível o desvio de obstáculos assim como uma redução no tempo de parada. No trabalho é abordado a modelagem do movimento longitudinal do veículo tendo como foco a do sistema de freio e implementação do sistema ABS. Resultados da dinâmica do modelo estudado é verificado utilizando Matlab. |
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Modelagem e simulação de dinâmica veicular.Modeling and simulation of vehicle dynamics.Dinâmica veicular - modelagem e simulaçãoModelagem e simulação - dinâmica veicularSistemas ABSSistemas de freiosDinâmica da roda - veículoModelagem longitudinal do veículoResistência aerodinâmicaResistência de acliveResistência de rolamentoModelagem de pneu / rodaSistema de freios - modelagemVehicle dynamics - modeling and simulationModeling and simulation - vehicle dynamicsABS systemsBrake systemsWheel dynamics - vehicleLongitudinal modeling of the vehicleAerodynamic resistanceSlope resistanceRolling resistanceTire / wheel modelingBraking system - modelingEngenharia Elétrica.Automóveis com tecnologia embarcada estão, cada vez mais, ganhando espaço no mercado, pelo conforto e principalmente segurança. Pesquisa do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) – órgão de segurança de seguradoras nos Estados Unidos – indica que o número de acidentes fatais com veículos individuais caiu 50% no país, graças à aplicação de sistemas de controle de estabilidade [1]. Para o desenvolvimento de tais sistemas de controle veiculares faz-se necessário o estudo da dinâmica e modelagem do automóvel. Um dos sistemas diretamente relacionados a acidentes no trânsito é o sistema de freio. Com o desenvolvimento do Sistema de freios Anti- Travamento (ABS) esse processo de frenagem tem sido facilitado, permitindo o completo controle do veículo, pelo motorista, durante a frenagem, sendo possível o desvio de obstáculos assim como uma redução no tempo de parada. No trabalho é abordado a modelagem do movimento longitudinal do veículo tendo como foco a do sistema de freio e implementação do sistema ABS. Resultados da dinâmica do modelo estudado é verificado utilizando Matlab.Nowadays vehicles with embedded technology are becoming more popular for comfort and mainly for safety. A research from the Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), USA, verifies that the number of car accidents, related do death, has reduced 50% in the country since implementation of stability control systems [1]. The development of this kind of systems requires a study about the vehicle dynamics and modeling. One of the systems related to car accidents is the braking system. Antilock brake systems (ABS) facilitate braking allowing the driver to keep the control of the vehicle and avoid obstacles during the braking process and also allow a reduction in the stopping distance. This project presents a study about the vehicle longitudinal movement model focusing on braking and the development and implementation of an ABS system. Results are obtained using the software Matlab.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGBARROS, Péricles Rezende.BARROS, P. R.http://lattes.cnpq.br/0722445222056063ACIOLI JUNIOR, George.MAIA, Isabelle Dias de Carvalho Dantas.2016-062021-05-07T17:30:19Z2021-05-072021-05-07T17:30:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18648MAIA, Isabelle Dias de Carvalho Dantas. Modelagem e simulação de dinâmica veicular. 2016. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-05-07T17:30:50Zoai:localhost:riufcg/18648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-05-07T17:30:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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