Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169 |
Resumo: | Este estudo intitulado "Contextualizando o conhecimento e redescobrindo a Matemática" foi desenvolvido na Escola Estadual Dom. Moisés Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - Pb, e objetiva compreender as principais causas do processo ensino-aprendizagem Matemática ser tido como mecânico e descontextualizado com a realidade dos educandos. Imbuídos a este objetivo procuramos realizar um resgate histórico acerca do conhecimento matemático, bem como identificar as causas pelas quais ocorrem as dificuldades no tocante a aprendizagem deste saber; verificando como os recursos didáticos podem influenciar neste processo; e também evidenciar como se da a construção do conhecimento matemático através do aspecto lúdico. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica a luz de Kamii, Net©, Piaget, Vygostky, dentre outros, na qual investigamos algumas alternativas metodológicas que proporcionasse desmistificar alguns mitos relacionados a este saber, bem como possibilitar repensar o fazer matemático como algo vivo e dinâmico. Assim, desenvolvemos um estudo de caso referente a problemática posta, tendo em vista subsidiar tanto os docentes quanto os discentes na promoção de um ensino-aprendizagem contextualizado e acima de tudo comprometido com os interesses e necessidades dos educandos. Desta forma, acreditamos alcançar a construção de um saber matemático autônomo e interacionista, no qual a aprendizagem ocorre a partir do confronto de ideias e baseado essencialmente em atividades que façam parte da vida diária dos educandos, isto e uma aprendizagem verdadeiramente significativa. |
id |
UFCG_20b432efb592345880a7b191d633b516 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13169 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.Contextualizing knowledge and rediscovering the teaching-learning process of mathematics.Matemática- estudo e ensinoAprendizagem de matemática- dificuldadesConhecimento matemática- construçãoMatemática - historicidadeLudicidadeMathematics - study and teachingMath learning - difficultiesMathematical knowledge - constructionMathematics - historicityPlayfulnessEste estudo intitulado "Contextualizando o conhecimento e redescobrindo a Matemática" foi desenvolvido na Escola Estadual Dom. Moisés Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - Pb, e objetiva compreender as principais causas do processo ensino-aprendizagem Matemática ser tido como mecânico e descontextualizado com a realidade dos educandos. Imbuídos a este objetivo procuramos realizar um resgate histórico acerca do conhecimento matemático, bem como identificar as causas pelas quais ocorrem as dificuldades no tocante a aprendizagem deste saber; verificando como os recursos didáticos podem influenciar neste processo; e também evidenciar como se da a construção do conhecimento matemático através do aspecto lúdico. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica a luz de Kamii, Net©, Piaget, Vygostky, dentre outros, na qual investigamos algumas alternativas metodológicas que proporcionasse desmistificar alguns mitos relacionados a este saber, bem como possibilitar repensar o fazer matemático como algo vivo e dinâmico. Assim, desenvolvemos um estudo de caso referente a problemática posta, tendo em vista subsidiar tanto os docentes quanto os discentes na promoção de um ensino-aprendizagem contextualizado e acima de tudo comprometido com os interesses e necessidades dos educandos. Desta forma, acreditamos alcançar a construção de um saber matemático autônomo e interacionista, no qual a aprendizagem ocorre a partir do confronto de ideias e baseado essencialmente em atividades que façam parte da vida diária dos educandos, isto e uma aprendizagem verdadeiramente significativa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SOUZA, Josefa Carolino de.2008-04-042020-07-06T15:20:58Z2020-07-062020-07-06T15:20:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169SOUZA, Josefa Carolino de. Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:48:17Zoai:localhost:riufcg/13169Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:48:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. Contextualizing knowledge and rediscovering the teaching-learning process of mathematics. |
title |
Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. |
spellingShingle |
Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. SOUZA, Josefa Carolino de. Matemática- estudo e ensino Aprendizagem de matemática- dificuldades Conhecimento matemática- construção Matemática - historicidade Ludicidade Mathematics - study and teaching Math learning - difficulties Mathematical knowledge - construction Mathematics - historicity Playfulness |
title_short |
Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. |
title_full |
Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. |
title_fullStr |
Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. |
title_full_unstemmed |
Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. |
title_sort |
Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. |
author |
SOUZA, Josefa Carolino de. |
author_facet |
SOUZA, Josefa Carolino de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Josefa Carolino de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática- estudo e ensino Aprendizagem de matemática- dificuldades Conhecimento matemática- construção Matemática - historicidade Ludicidade Mathematics - study and teaching Math learning - difficulties Mathematical knowledge - construction Mathematics - historicity Playfulness |
topic |
Matemática- estudo e ensino Aprendizagem de matemática- dificuldades Conhecimento matemática- construção Matemática - historicidade Ludicidade Mathematics - study and teaching Math learning - difficulties Mathematical knowledge - construction Mathematics - historicity Playfulness |
description |
Este estudo intitulado "Contextualizando o conhecimento e redescobrindo a Matemática" foi desenvolvido na Escola Estadual Dom. Moisés Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - Pb, e objetiva compreender as principais causas do processo ensino-aprendizagem Matemática ser tido como mecânico e descontextualizado com a realidade dos educandos. Imbuídos a este objetivo procuramos realizar um resgate histórico acerca do conhecimento matemático, bem como identificar as causas pelas quais ocorrem as dificuldades no tocante a aprendizagem deste saber; verificando como os recursos didáticos podem influenciar neste processo; e também evidenciar como se da a construção do conhecimento matemático através do aspecto lúdico. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica a luz de Kamii, Net©, Piaget, Vygostky, dentre outros, na qual investigamos algumas alternativas metodológicas que proporcionasse desmistificar alguns mitos relacionados a este saber, bem como possibilitar repensar o fazer matemático como algo vivo e dinâmico. Assim, desenvolvemos um estudo de caso referente a problemática posta, tendo em vista subsidiar tanto os docentes quanto os discentes na promoção de um ensino-aprendizagem contextualizado e acima de tudo comprometido com os interesses e necessidades dos educandos. Desta forma, acreditamos alcançar a construção de um saber matemático autônomo e interacionista, no qual a aprendizagem ocorre a partir do confronto de ideias e baseado essencialmente em atividades que façam parte da vida diária dos educandos, isto e uma aprendizagem verdadeiramente significativa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-04 2020-07-06T15:20:58Z 2020-07-06 2020-07-06T15:20:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169 SOUZA, Josefa Carolino de. Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Josefa Carolino de. Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445938073600 |