Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33217 |
Resumo: | Este estudo possibilitou o desenvolvimento e a investigação do impacto do jogo "QuestNOX" como uma metodologia lúdica para o ensino do cálculo do número de oxidação em aulas de Química. A metodologia utilizada na pesquisa envolveu a análise dos resultados de questionários pré e pós-avaliativos respondidos por alunos do ensino médio da rede pública, com foco na percepção, experiência e eficácia do jogo como ferramenta educacional. O jogo se mostrou eficaz na promoção de uma compreensão mais aprofundada do cálculo envolvendo números de oxidação, resultando em uma significativa melhoria dos alunos com relação ao tema e assim, conseguindo alcançar os objetivos propostos a ferramenta. Apesar das lacunas no conhecimento prévio dos discente diante do conteúdo, a metodologia por trás do jogo gerou impactos positivos na retenção e compreensão em relação ao assunto, revelando assim, a eficácia do jogo como uma ferramenta promissora no contexto educacional. Esta pesquisa, aponta para a relevância do uso de estratégias educacionais como jogos que, por sua vez, são um meio eficaz de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem em Química, oferecendo um ambiente mais dinâmico e interativo para os alunos. Os resultados obtidos confirmam a importância de investimento em abordagens voltadas para a temática deste trabalho, que, de certa forma auxiliem no enriquecimento do conhecimento dos alunos, enfatizando seu papel na promoção de um aprendizado e fixação dos conteúdos. |
id |
UFCG_21ee8d33cf8a1a74b6a7cbcd0341bde8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/33217 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação.Development of a board game as a teaching resource in the study calculation of the oxidation number.Desarrollo de un juego de mesa como recurso didáctico en el estudio. cálculo del número de oxidación.Ensino de químicaJogos educacionais - química.Metodologia lúdicaQuestNOX - jogoCálculo numérico de oxidaçãoQuímica - jogo de tabuleiroChemistry teachingEducational games - chemistryMethodology playfulQuestNOX - gameNumerical calculation of oxidationChemistry - board gameEnseñanza de químicaJuegos educativos: químicaMetodología juguetónQuestNOX - juegoCálculo numérico de oxidaciónQuímica - juego de mesaQuímicaEste estudo possibilitou o desenvolvimento e a investigação do impacto do jogo "QuestNOX" como uma metodologia lúdica para o ensino do cálculo do número de oxidação em aulas de Química. A metodologia utilizada na pesquisa envolveu a análise dos resultados de questionários pré e pós-avaliativos respondidos por alunos do ensino médio da rede pública, com foco na percepção, experiência e eficácia do jogo como ferramenta educacional. O jogo se mostrou eficaz na promoção de uma compreensão mais aprofundada do cálculo envolvendo números de oxidação, resultando em uma significativa melhoria dos alunos com relação ao tema e assim, conseguindo alcançar os objetivos propostos a ferramenta. Apesar das lacunas no conhecimento prévio dos discente diante do conteúdo, a metodologia por trás do jogo gerou impactos positivos na retenção e compreensão em relação ao assunto, revelando assim, a eficácia do jogo como uma ferramenta promissora no contexto educacional. Esta pesquisa, aponta para a relevância do uso de estratégias educacionais como jogos que, por sua vez, são um meio eficaz de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem em Química, oferecendo um ambiente mais dinâmico e interativo para os alunos. Os resultados obtidos confirmam a importância de investimento em abordagens voltadas para a temática deste trabalho, que, de certa forma auxiliem no enriquecimento do conhecimento dos alunos, enfatizando seu papel na promoção de um aprendizado e fixação dos conteúdos.This study enabled the development and investigation of the impact of the game 'QuestNOX' as a playful methodology for teaching oxidation number calculations in Chemistry classes. The methodology used in the research involved the analysis of pre- and post-evaluative questionnaire results answered by high school students from the public education system, focusing on the perception, experience, and effectiveness of the game as an educational tool. The game proved to be effective in promoting a deeper understanding of calculations involving oxidation numbers, resulting in a significant improvement in students' understanding of the topic, thus achieving the proposed objectives of the tool. Despite the gaps in the students' prior knowledge of the content. The methodology behind the game generated positive impacts on retention and comprehension of the subject, revealing the game's effectiveness as a promising tool in an educational context. This research points to the relevance of using educational strategies such as games, which in turn are an effective means to enhance the teaching and learning process in Chemistry, offering a more dynamic and interactive environment for students. The results obtained highlight the need for investment in approaches focused on the theme of this work, which, to some extent, assist in enriching students' knowledge, emphasizing their role in promoting learning and content retention.Este estudio permitió el desarrollo e investigación del impacto del juego "QuestNOX" como metodología lúdica para enseñar el cálculo del número de oxidación en clases Químico. La metodología utilizada en la investigación implicó el análisis de los resultados de cuestionarios de pre y post evaluación respondidos por estudiantes de secundaria pública, centrándose en la percepción, experiencia y eficacia del juego como herramienta educativa. El juego será demostró ser eficaz para promover una comprensión más profunda del cálculo que involucra números de oxidación, resultando en una mejora significativa de los estudiantes en relación a temática y así, logrando alcanzar los objetivos propuestos por la herramienta. A pesar de las lagunas en el conocimiento previo de los estudiantes sobre el contenido, la metodología detrás del juego generado impactos positivos en la retención y comprensión en relación con el tema, revelando así la Eficacia del juego como herramienta prometedora en el contexto educativo. Esta investigación, señala la relevancia de utilizar estrategias educativas como los juegos que, a su vez, son un medio eficaz para mejorar el proceso de enseñanza y aprendizaje en Química, ofreciendo una entorno más dinámico e interactivo para los estudiantes. Los resultados obtenidos confirman la importancia de invertir en enfoques centrados en la temática de este trabajo, que, en ayudar a enriquecer el conocimiento de los estudiantes, enfatizando su papel en promover el aprendizaje y la retención de contenidos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGALVES, José Antônio Barros Leal Reis.ALVES', J. A. B. L. R.ALVES, José Antônio Barros Leal Reis.ALVES, José Antônio B. L. R.http://lattes.cnpq.br/0878544737281187FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.FREITAS, L. P. R. S.SILVA, Ladjane P.Silva, Ladjane P. da.http://lattes.cnpq.br/4724917853774709SILVA, Maria do Socorro Bezerra da.SILVA, M. S. B.SILVA, M.S.B. da.SILVA, M. S. B. DA.http://lattes.cnpq.br/5598144977664386SILVA, Anderson Ghesley Santos.2023-11-082023-11-28T18:35:22Z2023-11-282023-11-28T18:35:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33217SILVA, Anderson Ghesley Santos. Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. 2023. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-01T16:08:47Zoai:localhost:riufcg/33217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-01T16:08:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. Development of a board game as a teaching resource in the study calculation of the oxidation number. Desarrollo de un juego de mesa como recurso didáctico en el estudio. cálculo del número de oxidación. |
title |
Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. |
spellingShingle |
Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. SILVA, Anderson Ghesley Santos. Ensino de química Jogos educacionais - química. Metodologia lúdica QuestNOX - jogo Cálculo numérico de oxidação Química - jogo de tabuleiro Chemistry teaching Educational games - chemistry Methodology playful QuestNOX - game Numerical calculation of oxidation Chemistry - board game Enseñanza de química Juegos educativos: química Metodología juguetón QuestNOX - juego Cálculo numérico de oxidación Química - juego de mesa Química |
title_short |
Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. |
title_full |
Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. |
title_fullStr |
Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. |
title_sort |
Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. |
author |
SILVA, Anderson Ghesley Santos. |
author_facet |
SILVA, Anderson Ghesley Santos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, José Antônio Barros Leal Reis. ALVES', J. A. B. L. R. ALVES, José Antônio Barros Leal Reis. ALVES, José Antônio B. L. R. http://lattes.cnpq.br/0878544737281187 FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de. FREITAS, L. P. R. S. SILVA, Ladjane P. Silva, Ladjane P. da. http://lattes.cnpq.br/4724917853774709 SILVA, Maria do Socorro Bezerra da. SILVA, M. S. B. SILVA, M.S.B. da. SILVA, M. S. B. DA. http://lattes.cnpq.br/5598144977664386 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Anderson Ghesley Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Jogos educacionais - química. Metodologia lúdica QuestNOX - jogo Cálculo numérico de oxidação Química - jogo de tabuleiro Chemistry teaching Educational games - chemistry Methodology playful QuestNOX - game Numerical calculation of oxidation Chemistry - board game Enseñanza de química Juegos educativos: química Metodología juguetón QuestNOX - juego Cálculo numérico de oxidación Química - juego de mesa Química |
topic |
Ensino de química Jogos educacionais - química. Metodologia lúdica QuestNOX - jogo Cálculo numérico de oxidação Química - jogo de tabuleiro Chemistry teaching Educational games - chemistry Methodology playful QuestNOX - game Numerical calculation of oxidation Chemistry - board game Enseñanza de química Juegos educativos: química Metodología juguetón QuestNOX - juego Cálculo numérico de oxidación Química - juego de mesa Química |
description |
Este estudo possibilitou o desenvolvimento e a investigação do impacto do jogo "QuestNOX" como uma metodologia lúdica para o ensino do cálculo do número de oxidação em aulas de Química. A metodologia utilizada na pesquisa envolveu a análise dos resultados de questionários pré e pós-avaliativos respondidos por alunos do ensino médio da rede pública, com foco na percepção, experiência e eficácia do jogo como ferramenta educacional. O jogo se mostrou eficaz na promoção de uma compreensão mais aprofundada do cálculo envolvendo números de oxidação, resultando em uma significativa melhoria dos alunos com relação ao tema e assim, conseguindo alcançar os objetivos propostos a ferramenta. Apesar das lacunas no conhecimento prévio dos discente diante do conteúdo, a metodologia por trás do jogo gerou impactos positivos na retenção e compreensão em relação ao assunto, revelando assim, a eficácia do jogo como uma ferramenta promissora no contexto educacional. Esta pesquisa, aponta para a relevância do uso de estratégias educacionais como jogos que, por sua vez, são um meio eficaz de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem em Química, oferecendo um ambiente mais dinâmico e interativo para os alunos. Os resultados obtidos confirmam a importância de investimento em abordagens voltadas para a temática deste trabalho, que, de certa forma auxiliem no enriquecimento do conhecimento dos alunos, enfatizando seu papel na promoção de um aprendizado e fixação dos conteúdos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-08 2023-11-28T18:35:22Z 2023-11-28 2023-11-28T18:35:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33217 SILVA, Anderson Ghesley Santos. Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. 2023. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33217 |
identifier_str_mv |
SILVA, Anderson Ghesley Santos. Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. 2023. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744603234959360 |