O trabalho com a produção textual escrita no 9º ano do Ensino Fundamental II: uma proposta de intervenção na perspectiva dos multiletramentos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Francicleudo Soares da.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9178
Resumo: Este trabalho objetiva fazer um estudo sobre as condições de inserção dos (multi)letramentos nas práticas de sala de aula como uma forma didática de se lidar, hoje, com as novas mídias e tecnologias frente a necessidade da adaptação do novo no contexto escolar. Com isso, percebe-se que é mais que uma necessidade de adequação do ensino, prática esta que vislumbra a sistematização da aprendizagem ao que compete à interação sócio-comunicativa. Nessa lógica, em se tratando da dinamicidade da Língua, também se fala aqui das atribuições indispensáveis do texto como requisito composicional da linguagem escrita e genérica, abordando, sobretudo, a estruturação e utilização textual para o cumprimento da interação. Assim, desse apontamento, discute-se teorias que caracterizam a escrita (processo de produção textual) pela sua representatividade com valor singular no contexto da interação homem com homem e homem com meio social, sobretudo pensando pelo viés da funcionalidade dos gêneros textuais/discursivos como modelos assíduos da comunicação moderna. A partir disso, elenca-se teóricos como referenciais na literatura para expor estratégias e conhecimentos voltados ao desempenho das práticas dos (multi)letramentos (que se dá da sociedade para a escola) pensando na sua efetivação que se dá (quase) sempre por meio da escrita, já que o letramento tem sua utilidade concretizada em algum gênero. Portanto, os autores que fundamentam a pesquisa são: Soares (2012), Kleiman (1995; 1999), Rojo (2015), Bakhtin (1992; 2003), e Antunes (2003); Koch e Elias (2012), entre outros que refletem sobre a prática do ensino de Língua Portuguesa, pensando na condição do homem de linguagens formado a partir da sociedade e para a sociedade. Para isso, o trabalho está organizado por uma metodologia de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e de natureza básica. Com isso, o trabalho está voltado a uma proposta pedagógica aos docentes de Língua Portuguesa, na perspectiva dos (multi)letramentos no contexto escolar. Entre os subtítulos elencados nesta pesquisa, como referência para a dinâmica da proposta relatada ao final, discute-se sobre a especificidade do gênero crônica como requisito responsável por narrar os fatos do cotidiano. Para tanto, a pesquisa está voltada aos interesses dos docentes, na pedagogia e didática do monitoramento do ensino de Língua Portuguesa pensado a partir de/para as práticas sociais desempenhadas pelos indivíduos.
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Nessa lógica, em se tratando da dinamicidade da Língua, também se fala aqui das atribuições indispensáveis do texto como requisito composicional da linguagem escrita e genérica, abordando, sobretudo, a estruturação e utilização textual para o cumprimento da interação. Assim, desse apontamento, discute-se teorias que caracterizam a escrita (processo de produção textual) pela sua representatividade com valor singular no contexto da interação homem com homem e homem com meio social, sobretudo pensando pelo viés da funcionalidade dos gêneros textuais/discursivos como modelos assíduos da comunicação moderna. A partir disso, elenca-se teóricos como referenciais na literatura para expor estratégias e conhecimentos voltados ao desempenho das práticas dos (multi)letramentos (que se dá da sociedade para a escola) pensando na sua efetivação que se dá (quase) sempre por meio da escrita, já que o letramento tem sua utilidade concretizada em algum gênero. Portanto, os autores que fundamentam a pesquisa são: Soares (2012), Kleiman (1995; 1999), Rojo (2015), Bakhtin (1992; 2003), e Antunes (2003); Koch e Elias (2012), entre outros que refletem sobre a prática do ensino de Língua Portuguesa, pensando na condição do homem de linguagens formado a partir da sociedade e para a sociedade. Para isso, o trabalho está organizado por uma metodologia de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e de natureza básica. Com isso, o trabalho está voltado a uma proposta pedagógica aos docentes de Língua Portuguesa, na perspectiva dos (multi)letramentos no contexto escolar. Entre os subtítulos elencados nesta pesquisa, como referência para a dinâmica da proposta relatada ao final, discute-se sobre a especificidade do gênero crônica como requisito responsável por narrar os fatos do cotidiano. Para tanto, a pesquisa está voltada aos interesses dos docentes, na pedagogia e didática do monitoramento do ensino de Língua Portuguesa pensado a partir de/para as práticas sociais desempenhadas pelos indivíduos.This work aims to make a study on the insertion conditions of (multi)literacies in classroom practices as a didactic way of dealing, as it is today, with the new media and technologies, facing the need of adaptation to what is new in the school context. With this, it is recognized that it is more than a necessity the adequacy of teaching, a practice that envisions the systematization of learning in relation to the responsibility of social-communicative interaction. In this logic, when dealing with language dynamicity, we also refer here to the indispensable attributions of the text as a compositional requirement of written and generic language, addressing, above all, the structuring and textual use made for the fulfillment of the interaction. Thus, from what was pointed out, theories that characterize writing (textual production process) by its representativeness with singular value in the context of the interaction between man and man and man with social environment are discussed, especially considering the functional side of textual / discursive genres as assiduous models of modern communication. Based on this, theoreticians are listed as references in the literature to expose strategies and knowledge focused on the performance of the (multi)literacies practices (from society to school), thinking about their effectiveness that occurs (almost) always through writing, since literacy has its usefulness concretized in some genre. Therefore, the authors who base the research are: Soares (2012), Kleiman (1995; 1999), Rojo (2015), Bakhtin (1992, 2003), and Antunes (2003); Koch and Elias (2012), among others that reflect on the practice of teaching Portuguese Language, thinking about the condition of the man as a a being of languages formed from society and for society. For this, the work is organized by a methodology of qualitative approach, of a bibliographic type, and basic nature. With this, the work is focused on a pedagogical proposal for Portuguese Language teachers, in the perspective of (multi)literacies in the school context. Among the subheadings listed in this research, as a reference for the dynamics of the proposal reported at the end, it is discussed the specificity of the chronicle as a requirement responsible for narrating the facts of daily life. Therefore, the research is directed to the interests of teachers, in the pedagogy and didactics of the monitoring of Portuguese language teaching thought to / from the social practices performed by individuals.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284GONZAGA, Leticia da Silva.SILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, Francicleudo Soares da.2018-12-142019-11-13T21:14:25Z2019-11-132019-11-13T21:14:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9178SILVA, Francicleudo Soares da. O trabalho com a produção textual escrita no 9º ano do Ensino Fundamental II: uma proposta de intervenção na perspectiva dos multiletramentos. 2018. 50f. 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