A oralidade nas séries finais do ensino fundamental II: gênero exposição oral.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9257 |
Resumo: | O ensino da oralidade, na maioria das vezes, tem se mostrado cada vez mais inoperante na questão de tornar o aluno hábil ao lidar com a fala em contextos diversos. Este trabalho surge com o intuito de delinear alguns princípios teóricos do ensino da oralidade, destacando o gênero exposição oral, como instrumento privilegiado e apropriado para o desenvolvimento da comunicação oral em situações formais públicas. O objetivo desta pesquisa é discutir as ideias referentes aos estudos da oralidade, mostrando a relevância do trabalho com o gênero exposição oral nas aulas de língua materna e seu tratamento no livro didático. Nesta direção, consideramos fundamental o trabalho com as práticas sociais, apresentadas no Letramento, como forma de desenvolver a oralidade em contextos situados e significativos para nossos alunos, além de considerar seus conhecimentos prévios, sua cultura e valores. Para tanto, a pesquisa está fundamentada, principalmente, à luz das orientações dos PCN (1998) e dos seguintes estudiosos: Marcuschi (1995, 2001, 2008, 2010), Antunes (2003, 2005, 2010, 2014), Koch (2003, 2006, 2013), Schneuwly e Dolz (2004) e Kleiman (2005). Enquanto que, a metodologia é uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros e textos acadêmicos, sob uma abordagem qualitativa que busca explicar a importância do trabalho com a oralidade em sala de aula. Para isso, apresentamos uma reflexão de uma atividade do livro didático “Vontade de saber português”, 9º ano, sobre o gênero Seminário, fazendo um contraponto acerca das teorias da oralidade e a prática utilizada no livro. |
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A oralidade nas séries finais do ensino fundamental II: gênero exposição oral.Orality in the final grades of elementary school II: genre oral exposition.OralidadeLetramentoLíngua maternaExpressão oralOralityLiteracyMother tongueOral expressionLetras - Língua Portuguesa.O ensino da oralidade, na maioria das vezes, tem se mostrado cada vez mais inoperante na questão de tornar o aluno hábil ao lidar com a fala em contextos diversos. Este trabalho surge com o intuito de delinear alguns princípios teóricos do ensino da oralidade, destacando o gênero exposição oral, como instrumento privilegiado e apropriado para o desenvolvimento da comunicação oral em situações formais públicas. O objetivo desta pesquisa é discutir as ideias referentes aos estudos da oralidade, mostrando a relevância do trabalho com o gênero exposição oral nas aulas de língua materna e seu tratamento no livro didático. Nesta direção, consideramos fundamental o trabalho com as práticas sociais, apresentadas no Letramento, como forma de desenvolver a oralidade em contextos situados e significativos para nossos alunos, além de considerar seus conhecimentos prévios, sua cultura e valores. Para tanto, a pesquisa está fundamentada, principalmente, à luz das orientações dos PCN (1998) e dos seguintes estudiosos: Marcuschi (1995, 2001, 2008, 2010), Antunes (2003, 2005, 2010, 2014), Koch (2003, 2006, 2013), Schneuwly e Dolz (2004) e Kleiman (2005). Enquanto que, a metodologia é uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros e textos acadêmicos, sob uma abordagem qualitativa que busca explicar a importância do trabalho com a oralidade em sala de aula. Para isso, apresentamos uma reflexão de uma atividade do livro didático “Vontade de saber português”, 9º ano, sobre o gênero Seminário, fazendo um contraponto acerca das teorias da oralidade e a prática utilizada no livro.In most cases, the orality teaching has proven more inoperable in question to make the learner able in dealing with speech in different contexts. This research aims to outline some theoretical principles of orality teaching, analyzing the oral exposure gender as privileged and appropriate instrument for the development of oral communication in public formal situations. The objective of this study is to discuss ideas relating to orality studies, highlighting the importance of working with the oral exposure gender in mother tongue classes and its treatment in textbooks. Therefore, we considered essential to work with the social practices presented in Literacy as a way to develop orality in situated and meaningful contexts for our students, besides to analyze their prior knowledge, culture and values. The research is mainly based in the PCN (1998) and within the following researchers: Marcuschi (1995, 2001, 2008, 2010), Antunes (2003, 2005, 2010, 2014), Koch (2003, 2006, 2013), Schneuwly e Dolz (2004) and Kleiman (2005). While the methodology is a literature search based on books and academic texts through a qualitative approach that seeks to explain the importance of working with orality in the classroom. For this, we presented a reflection of an activity of 9th grade basic education textbook “Vontade de saber português” about the seminar gender, making a study about the theories of orality and the practice used in that book.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Mércia Cavalcanti da.PINTO, Zuleide Pereira dos Santos.SOUSA, Patrícia Lino de.2016-10-142019-11-18T17:43:11Z2019-11-182019-11-18T17:43:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9257SOUSA, Patrícia Lino de. A oralidade nas séries finais do ensino fundamental II: gênero exposição oral. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-24T11:20:37Zoai:localhost:riufcg/9257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-24T11:20:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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