A oralidade nas séries finais do ensino fundamental II: gênero exposição oral.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Patrícia Lino de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9257
Resumo: O ensino da oralidade, na maioria das vezes, tem se mostrado cada vez mais inoperante na questão de tornar o aluno hábil ao lidar com a fala em contextos diversos. Este trabalho surge com o intuito de delinear alguns princípios teóricos do ensino da oralidade, destacando o gênero exposição oral, como instrumento privilegiado e apropriado para o desenvolvimento da comunicação oral em situações formais públicas. O objetivo desta pesquisa é discutir as ideias referentes aos estudos da oralidade, mostrando a relevância do trabalho com o gênero exposição oral nas aulas de língua materna e seu tratamento no livro didático. Nesta direção, consideramos fundamental o trabalho com as práticas sociais, apresentadas no Letramento, como forma de desenvolver a oralidade em contextos situados e significativos para nossos alunos, além de considerar seus conhecimentos prévios, sua cultura e valores. Para tanto, a pesquisa está fundamentada, principalmente, à luz das orientações dos PCN (1998) e dos seguintes estudiosos: Marcuschi (1995, 2001, 2008, 2010), Antunes (2003, 2005, 2010, 2014), Koch (2003, 2006, 2013), Schneuwly e Dolz (2004) e Kleiman (2005). Enquanto que, a metodologia é uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros e textos acadêmicos, sob uma abordagem qualitativa que busca explicar a importância do trabalho com a oralidade em sala de aula. Para isso, apresentamos uma reflexão de uma atividade do livro didático “Vontade de saber português”, 9º ano, sobre o gênero Seminário, fazendo um contraponto acerca das teorias da oralidade e a prática utilizada no livro.
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