A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Maria Gessica Pereira de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.carvalho
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766
Resumo: A base comum do currículo definida pela BNCC apresenta componentes comuns para todas as instituições de ensino do país, já a parte diversificada varia de acordo com o estado ou federação. A educação em tempo integral tem como fundamento a ampliação da carga horária ensino, a educação integral foi implantada na Paraíba no ano de 2016, as ECITs, são Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, é o modelo de escola adotado no estado da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é fazer a análise da Base Diversificada Das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba. O referencial utilizado neste trabalho foi Laval (2016), Freitas (2018) e Kuenzer (2017). A abordagem metodológica foi de caráter qualitativo, com o auxílio dos documentos educacionais: Base nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017; Diretrizes Para o Funcionamento das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas e Escolas Cidadãs Socioeducativas da Paraíba, de 2023 e Plano Estadual de Educação da Paraíba 2015-2025. A partir da análise desses documentos, apontam para questões que são de suma importância para compreender as mudanças ocorridas na grade curricular de ensino no estado da Paraíba, destacando os da matriz diversificada, que conta com as disciplinas da base técnica, que são os componentes de Tutoria, Protagonismo Juvenil, Práticas Experimentais, Nivelamento, Avaliação Semanal e Orientação de Estudos. Por meio dessa pesquisa é possível observar, que as disciplinas contidas na BNCC, ainda estão presentes no modelo das ECIT, mas algumas disciplinas tiveram sua carga horária reduzida devido a quantidade de itinerários presentes na base diversificada dos cursos técnicos.
id UFCG_2974bd7d614f4dbc5f99d475fd9cfe38
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30766
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba.The diversified base of Integral Technical Citizen Schools in Paraíba.Escolas Cidadãs Técnicas Integrais - ParaíbaIntegral Technical Citizen Schools - Paraíba.Educação de tempo integral - ParaíbaFull-time education - ParaíbaEnsino médio técnicoTechnical high schoolNovo ensino médioNew high schoolCurrículoResumeBase Nacional Curricular ComumCommon National Curriculum BasePlano Estadual de Educação da ParaíbaState Education Plan of ParaíbaPolítica educacional – currículoEducation policy – curriculumCiências SociaisA base comum do currículo definida pela BNCC apresenta componentes comuns para todas as instituições de ensino do país, já a parte diversificada varia de acordo com o estado ou federação. A educação em tempo integral tem como fundamento a ampliação da carga horária ensino, a educação integral foi implantada na Paraíba no ano de 2016, as ECITs, são Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, é o modelo de escola adotado no estado da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é fazer a análise da Base Diversificada Das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba. O referencial utilizado neste trabalho foi Laval (2016), Freitas (2018) e Kuenzer (2017). A abordagem metodológica foi de caráter qualitativo, com o auxílio dos documentos educacionais: Base nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017; Diretrizes Para o Funcionamento das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas e Escolas Cidadãs Socioeducativas da Paraíba, de 2023 e Plano Estadual de Educação da Paraíba 2015-2025. A partir da análise desses documentos, apontam para questões que são de suma importância para compreender as mudanças ocorridas na grade curricular de ensino no estado da Paraíba, destacando os da matriz diversificada, que conta com as disciplinas da base técnica, que são os componentes de Tutoria, Protagonismo Juvenil, Práticas Experimentais, Nivelamento, Avaliação Semanal e Orientação de Estudos. Por meio dessa pesquisa é possível observar, que as disciplinas contidas na BNCC, ainda estão presentes no modelo das ECIT, mas algumas disciplinas tiveram sua carga horária reduzida devido a quantidade de itinerários presentes na base diversificada dos cursos técnicos.The common basis of the curriculum defined by the (BNCC), presents common components for all educational institutions in the country, the diversified part varies according to the state or federation. Full-time education is based on the expansion of teaching hours, full-time education was implemented in Paraíba in 2016, the ECITs, are Technical Integral Citizen Schools, is the school model adopted in the state. The general objective of this research is to analyze the diversified base of technical citizen schools in Paraíba. The theoretical framework used in this work was Laval (2016), Freitas (2017). The methodological approach was of a quantitative nature, with the help of educational documents: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017; Guidelines for the Operation of Integral Technical Citizen Schools and the State Education Plan of Paraíba 2015-2025. From the analysis of these documents, point to questions that are of paramount importance to understand the changes that occurred in the state of Paraíba, highlighting the matrix, which counts as the disciplines of the technical base, which are the components Tutoring, Youth Protagonism, Experimental Practices, Leveling, Weekly Assessment and Study Orientation. Through this research, it is possible to observe that the disciplines contained in the (BNCC), are still present in the diversified base of technical courses.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.LIMA, M. H. C. C. A.http://lattes.cnpq.br/1562460183286851WALTER, Luciana Siqueira.WALTER, L. S.http://lattes.cnpq.br/9512721476131663GUEDES, Wachington Alves.GUEDES, W. A.SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SANTOS, V. B.http://lattes.cnpq.br/1806134985702314CARVALHO, Maria Gessica Pereira de.2023-06-292023-07-11T14:34:21Z2023-07-112023-07-11T14:34:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.carvalhohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766CARVALHO, Maria Gessica Pereira de. A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-11T19:52:42Zoai:localhost:riufcg/30766Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-11T19:52:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba.
The diversified base of Integral Technical Citizen Schools in Paraíba.
title A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba.
spellingShingle A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba.
CARVALHO, Maria Gessica Pereira de.
Escolas Cidadãs Técnicas Integrais - Paraíba
Integral Technical Citizen Schools - Paraíba.
Educação de tempo integral - Paraíba
Full-time education - Paraíba
Ensino médio técnico
Technical high school
Novo ensino médio
New high school
Currículo
Resume
Base Nacional Curricular Comum
Common National Curriculum Base
Plano Estadual de Educação da Paraíba
State Education Plan of Paraíba
Política educacional – currículo
Education policy – curriculum
Ciências Sociais
title_short A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba.
title_full A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba.
title_fullStr A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba.
title_full_unstemmed A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba.
title_sort A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba.
author CARVALHO, Maria Gessica Pereira de.
author_facet CARVALHO, Maria Gessica Pereira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
LIMA, M. H. C. C. A.
http://lattes.cnpq.br/1562460183286851
WALTER, Luciana Siqueira.
WALTER, L. S.
http://lattes.cnpq.br/9512721476131663
GUEDES, Wachington Alves.
GUEDES, W. A.
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
SANTOS, V. B.
http://lattes.cnpq.br/1806134985702314
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Maria Gessica Pereira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas Cidadãs Técnicas Integrais - Paraíba
Integral Technical Citizen Schools - Paraíba.
Educação de tempo integral - Paraíba
Full-time education - Paraíba
Ensino médio técnico
Technical high school
Novo ensino médio
New high school
Currículo
Resume
Base Nacional Curricular Comum
Common National Curriculum Base
Plano Estadual de Educação da Paraíba
State Education Plan of Paraíba
Política educacional – currículo
Education policy – curriculum
Ciências Sociais
topic Escolas Cidadãs Técnicas Integrais - Paraíba
Integral Technical Citizen Schools - Paraíba.
Educação de tempo integral - Paraíba
Full-time education - Paraíba
Ensino médio técnico
Technical high school
Novo ensino médio
New high school
Currículo
Resume
Base Nacional Curricular Comum
Common National Curriculum Base
Plano Estadual de Educação da Paraíba
State Education Plan of Paraíba
Política educacional – currículo
Education policy – curriculum
Ciências Sociais
description A base comum do currículo definida pela BNCC apresenta componentes comuns para todas as instituições de ensino do país, já a parte diversificada varia de acordo com o estado ou federação. A educação em tempo integral tem como fundamento a ampliação da carga horária ensino, a educação integral foi implantada na Paraíba no ano de 2016, as ECITs, são Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, é o modelo de escola adotado no estado da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é fazer a análise da Base Diversificada Das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba. O referencial utilizado neste trabalho foi Laval (2016), Freitas (2018) e Kuenzer (2017). A abordagem metodológica foi de caráter qualitativo, com o auxílio dos documentos educacionais: Base nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017; Diretrizes Para o Funcionamento das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas e Escolas Cidadãs Socioeducativas da Paraíba, de 2023 e Plano Estadual de Educação da Paraíba 2015-2025. A partir da análise desses documentos, apontam para questões que são de suma importância para compreender as mudanças ocorridas na grade curricular de ensino no estado da Paraíba, destacando os da matriz diversificada, que conta com as disciplinas da base técnica, que são os componentes de Tutoria, Protagonismo Juvenil, Práticas Experimentais, Nivelamento, Avaliação Semanal e Orientação de Estudos. Por meio dessa pesquisa é possível observar, que as disciplinas contidas na BNCC, ainda estão presentes no modelo das ECIT, mas algumas disciplinas tiveram sua carga horária reduzida devido a quantidade de itinerários presentes na base diversificada dos cursos técnicos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-29
2023-07-11T14:34:21Z
2023-07-11
2023-07-11T14:34:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.carvalho
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766
CARVALHO, Maria Gessica Pereira de. A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.carvalho
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766
identifier_str_mv CARVALHO, Maria Gessica Pereira de. A base diversificada das Escolas Cidadãs Técnicas Integrais na Paraíba. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744584924725248