Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, Luan Santos Pereira de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12016
Resumo: As empresas atualmente estão inseridas em um ambiente intensamente competitivo, onde são exigidas cada vez mais reações rápidas, produtividade e inovação para que possam sobreviver no mercado. A administração de processos culturais não é uma tarefa simples, pois é composta de muitos elementos subjetivos. Porém, nota-se que a cultura organizacional aliada à orientação para o cliente se torna uma condição de extrema importância para as organizações que desejam obter vantagem competitiva. Deste modo, o estudo teve como objetivo analisar até que ponto a orientação para o cliente, e o desempenho estão presentes em uma determinada cultura organizacional. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória e descritiva em uma indústria de produtos agropecuários e processamento de resíduos de Campina Grande. A unidade de análise foi composta de seis funcionários do setor administrativo da empresa, realizadas através de um questionário, como forma de coleta de dados. Os resultados analisados mostraram que a empresa possui alguns elementos de orientação para o cliente, porém de forma insatisfatória para quem busca possui tal aspecto como um diferencial competitivo. Constatou-se também que a empresa vem apresentando desempenho inferior em relação a seus concorrentes, junto com problemas internos que podem a colocar em uma situação de vulnerabilidade em relação ao mercado. Concluiu-se de modo geral que a empresa enfrenta um quadro preocupante, pois está inserida em um mercado competitivo, vem demonstrando resultados piores que os concorrentes e não apresenta todos os elementos de orientação para o cliente que serviriam como uma grande fonte de vantagem competitiva, que a ajudaria a superar este cenário adverso.
id UFCG_29f58116bdf831f2dcefd39f7483e8cd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12016
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.Analysis of cultural traits of customer orientation in an industry of Campina Grande.Cultura organizacional.Orientação para o clientedesempenhoOrganizational CultureClient orientationperformanceAs empresas atualmente estão inseridas em um ambiente intensamente competitivo, onde são exigidas cada vez mais reações rápidas, produtividade e inovação para que possam sobreviver no mercado. A administração de processos culturais não é uma tarefa simples, pois é composta de muitos elementos subjetivos. Porém, nota-se que a cultura organizacional aliada à orientação para o cliente se torna uma condição de extrema importância para as organizações que desejam obter vantagem competitiva. Deste modo, o estudo teve como objetivo analisar até que ponto a orientação para o cliente, e o desempenho estão presentes em uma determinada cultura organizacional. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória e descritiva em uma indústria de produtos agropecuários e processamento de resíduos de Campina Grande. A unidade de análise foi composta de seis funcionários do setor administrativo da empresa, realizadas através de um questionário, como forma de coleta de dados. Os resultados analisados mostraram que a empresa possui alguns elementos de orientação para o cliente, porém de forma insatisfatória para quem busca possui tal aspecto como um diferencial competitivo. Constatou-se também que a empresa vem apresentando desempenho inferior em relação a seus concorrentes, junto com problemas internos que podem a colocar em uma situação de vulnerabilidade em relação ao mercado. Concluiu-se de modo geral que a empresa enfrenta um quadro preocupante, pois está inserida em um mercado competitivo, vem demonstrando resultados piores que os concorrentes e não apresenta todos os elementos de orientação para o cliente que serviriam como uma grande fonte de vantagem competitiva, que a ajudaria a superar este cenário adverso.Companies are, currently, engaged in an intensely competitive environment, where are required increasingly faster reactions, productivity and innovation so that they can survive in the market. Administration of cultural processes is not a simple task, because it is made up of many subjective elements. However, it is clear that the organizational culture combined with client orientation becomes a condition of extreme importance for organizations that wish to gain competitive advantage. Thus, the study aims to analyze the extent to which the client orientation, and performance are present in a particular organizational culture. The method used was an exploratory and descriptive research in an agricultural products industry and waste processing of Campina Grande. The analysis unit consisted of six employees of the administrative sector of the company, carried out through a questionnaire, as a means of data collection. The analyzed results showed that the company has some elements of guidance to the client, however unsatisfactorily for a company that aims to have this aspect as a competitive differentiator. It was also found that the company has shown lower performance relative to its competitors, along with internal problems that can put it in a vulnerable situation in relation to the market. It was concluded generally that the company faces a worrying situation because it operates in a competitive market, has demonstrated worse results than competitors and does not have all the elements of client orientation that would serve as a major source of competitive advantage, that would help to overcome this adverse scenario.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Elmano PontesCAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920SOUSA, DarconSOUSA, D.http://lattes.cnpq.br/5848730942873666FARIAS, Cláudia GomesFARIAS, C. G.http://lattes.cnpq.br/2922885697021371FRANÇA, Luan Santos Pereira de.20162020-02-17T20:54:12Z2020-02-20172020-02-17T20:54:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12016FRANÇA, Luan Santos Pereira de. Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T15:17:51Zoai:localhost:riufcg/12016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T15:17:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
Analysis of cultural traits of customer orientation in an industry of Campina Grande.
title Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
spellingShingle Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
FRANÇA, Luan Santos Pereira de.
Cultura organizacional.
Orientação para o cliente
desempenho
Organizational Culture
Client orientation
performance
title_short Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
title_full Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
title_fullStr Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
title_full_unstemmed Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
title_sort Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
author FRANÇA, Luan Santos Pereira de.
author_facet FRANÇA, Luan Santos Pereira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTI, Elmano Pontes
CAVALCANTI, E. P.
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
SOUSA, Darcon
SOUSA, D.
http://lattes.cnpq.br/5848730942873666
FARIAS, Cláudia Gomes
FARIAS, C. G.
http://lattes.cnpq.br/2922885697021371
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANÇA, Luan Santos Pereira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional.
Orientação para o cliente
desempenho
Organizational Culture
Client orientation
performance
topic Cultura organizacional.
Orientação para o cliente
desempenho
Organizational Culture
Client orientation
performance
description As empresas atualmente estão inseridas em um ambiente intensamente competitivo, onde são exigidas cada vez mais reações rápidas, produtividade e inovação para que possam sobreviver no mercado. A administração de processos culturais não é uma tarefa simples, pois é composta de muitos elementos subjetivos. Porém, nota-se que a cultura organizacional aliada à orientação para o cliente se torna uma condição de extrema importância para as organizações que desejam obter vantagem competitiva. Deste modo, o estudo teve como objetivo analisar até que ponto a orientação para o cliente, e o desempenho estão presentes em uma determinada cultura organizacional. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória e descritiva em uma indústria de produtos agropecuários e processamento de resíduos de Campina Grande. A unidade de análise foi composta de seis funcionários do setor administrativo da empresa, realizadas através de um questionário, como forma de coleta de dados. Os resultados analisados mostraram que a empresa possui alguns elementos de orientação para o cliente, porém de forma insatisfatória para quem busca possui tal aspecto como um diferencial competitivo. Constatou-se também que a empresa vem apresentando desempenho inferior em relação a seus concorrentes, junto com problemas internos que podem a colocar em uma situação de vulnerabilidade em relação ao mercado. Concluiu-se de modo geral que a empresa enfrenta um quadro preocupante, pois está inserida em um mercado competitivo, vem demonstrando resultados piores que os concorrentes e não apresenta todos os elementos de orientação para o cliente que serviriam como uma grande fonte de vantagem competitiva, que a ajudaria a superar este cenário adverso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-02-17T20:54:12Z
2020-02-2017
2020-02-17T20:54:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12016
FRANÇA, Luan Santos Pereira de. Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12016
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12016
identifier_str_mv FRANÇA, Luan Santos Pereira de. Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744437137375232