Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Lucicléia Ferreira de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6694
Resumo: A avaliação vem ganhando cada vez mais destaque nas discussões do cenário educativo, inclinando para desvincular das unidades educacionais práticas tradicionais e classificatórias que excluem as potencialidades de contribuições que o processo avaliativo pode oportunizar ao trabalho pedagógico. A presente pesquisa monográfica, tem como principal objetivo analisar a importância do processo de avaliação da aprendizagem, considerando as especificidades da prática na Educação Infantil. O interesse pelo estudo surgiu na disciplina Avaliação da Aprendizagem, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus- Cajazeiras-PB. Para tanto, a pesquisa repousa em uma abordagem qualitativa, foi escolhido como lócus uma creche pública e municipal, da cidade de São José de Piranhas, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada. Os sujeitos da pesquisa são três professoras que apresentaram conhecimentos adequados com as novas visões avaliativas, relacionados à compreensão de avaliar tal como processo e acompanhamento dos desenvolvimentos dos alunos e de seu próprio trabalho. Concluísse que ao avaliar é possível acompanhar de maneira mais clara a realidade e desenvolver ações planejadas e intencionais, que venham a consolidar a verdadeira função da avaliação, que é possibilitar melhorias ao processo de ensino e aprendizagem.
id UFCG_2e03d5c268ee32921fccce8870e6d287
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6694
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil.Evaluation process dynamics: contributions and challenges in early childhood teaching practice.Avaliação escolarProcesso avaliativoEducação infantilEnsinoAprendizagemSchool evaluationEvaluation processchild educationTeachingLearningEducação.A avaliação vem ganhando cada vez mais destaque nas discussões do cenário educativo, inclinando para desvincular das unidades educacionais práticas tradicionais e classificatórias que excluem as potencialidades de contribuições que o processo avaliativo pode oportunizar ao trabalho pedagógico. A presente pesquisa monográfica, tem como principal objetivo analisar a importância do processo de avaliação da aprendizagem, considerando as especificidades da prática na Educação Infantil. O interesse pelo estudo surgiu na disciplina Avaliação da Aprendizagem, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus- Cajazeiras-PB. Para tanto, a pesquisa repousa em uma abordagem qualitativa, foi escolhido como lócus uma creche pública e municipal, da cidade de São José de Piranhas, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada. Os sujeitos da pesquisa são três professoras que apresentaram conhecimentos adequados com as novas visões avaliativas, relacionados à compreensão de avaliar tal como processo e acompanhamento dos desenvolvimentos dos alunos e de seu próprio trabalho. Concluísse que ao avaliar é possível acompanhar de maneira mais clara a realidade e desenvolver ações planejadas e intencionais, que venham a consolidar a verdadeira função da avaliação, que é possibilitar melhorias ao processo de ensino e aprendizagem.Assessment has been gaining increasing prominence in educational discussions that want to dissociate from educational units traditional and classificatory practices that exclude the contribution potential that evaluative process can provide to pedagogical work. The main objective of this monographic research is to analyze the importance of the learning evaluation process, considering the specificities of this practice in Early Childhood Education. An essential motivation for this study was The Universidade Federal de Campina Grande Pedagogy course subject Learning Assessment. To do so, this research rests on a qualitative approach, a public and municipal day care center in the city of São José de Piranhas,was chosen as a locus, using as data collection tool a specific kind of interview, the structured one. The research subjects were three teachers (women) that presented adequate knowledge to new evaluative visions related to the comprehension of evaluating such as process and monitoring the students' developments and their own work. Therefore, when evaluating, it is possible to be more clearly aware of the process of teaching and learning reality and thus to develop planned and intentional actions, which will consolidate the true function of evaluation: to improve that process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.FERREIRA, J. A. S.http://lattes.cnpq.br/0692887895288943CEZÁRIO, Danilo de Sousa.CEZÁRIO, Danilo de Sousa.http://lattes.cnpq.br/7786604219297149BATISTA , Maria Thais de Oliveira.ALMEIDA , David Luiz Rodrigues de.SOUZA, Lucicléia Ferreira de.2018-07-232019-09-04T19:47:57Z2019-09-042019-09-04T19:47:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6694SOUZA, Lucicléia Ferreira de. Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil. 2018. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T12:06:04Zoai:localhost:riufcg/6694Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T12:06:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil.
Evaluation process dynamics: contributions and challenges in early childhood teaching practice.
title Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil.
spellingShingle Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil.
SOUZA, Lucicléia Ferreira de.
Avaliação escolar
Processo avaliativo
Educação infantil
Ensino
Aprendizagem
School evaluation
Evaluation process
child education
Teaching
Learning
Educação.
title_short Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil.
title_full Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil.
title_fullStr Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil.
title_full_unstemmed Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil.
title_sort Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil.
author SOUZA, Lucicléia Ferreira de.
author_facet SOUZA, Lucicléia Ferreira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
FERREIRA, J. A. S.
http://lattes.cnpq.br/0692887895288943
CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
http://lattes.cnpq.br/7786604219297149
BATISTA , Maria Thais de Oliveira.
ALMEIDA , David Luiz Rodrigues de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Lucicléia Ferreira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Processo avaliativo
Educação infantil
Ensino
Aprendizagem
School evaluation
Evaluation process
child education
Teaching
Learning
Educação.
topic Avaliação escolar
Processo avaliativo
Educação infantil
Ensino
Aprendizagem
School evaluation
Evaluation process
child education
Teaching
Learning
Educação.
description A avaliação vem ganhando cada vez mais destaque nas discussões do cenário educativo, inclinando para desvincular das unidades educacionais práticas tradicionais e classificatórias que excluem as potencialidades de contribuições que o processo avaliativo pode oportunizar ao trabalho pedagógico. A presente pesquisa monográfica, tem como principal objetivo analisar a importância do processo de avaliação da aprendizagem, considerando as especificidades da prática na Educação Infantil. O interesse pelo estudo surgiu na disciplina Avaliação da Aprendizagem, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus- Cajazeiras-PB. Para tanto, a pesquisa repousa em uma abordagem qualitativa, foi escolhido como lócus uma creche pública e municipal, da cidade de São José de Piranhas, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada. Os sujeitos da pesquisa são três professoras que apresentaram conhecimentos adequados com as novas visões avaliativas, relacionados à compreensão de avaliar tal como processo e acompanhamento dos desenvolvimentos dos alunos e de seu próprio trabalho. Concluísse que ao avaliar é possível acompanhar de maneira mais clara a realidade e desenvolver ações planejadas e intencionais, que venham a consolidar a verdadeira função da avaliação, que é possibilitar melhorias ao processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-23
2019-09-04T19:47:57Z
2019-09-04
2019-09-04T19:47:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6694
SOUZA, Lucicléia Ferreira de. Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil. 2018. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6694
identifier_str_mv SOUZA, Lucicléia Ferreira de. Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil. 2018. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744392328577024