Avaliação escolar: um desafio para os docentes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13255 |
Resumo: | A presente investigação tem como objetivo principal discutir com professores do Ensino Fundamental, novas alternativas de avaliação, que torne o aluno, não objeto, mas sujeito do processo avaliativo. Adotei como metodologia a pesquisa exploratória, partindo de um levantamento bibliográfico tomando como base autores renomados como Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Maria Celina Melchior, Celso Vasconcellos e Pedro Demo entre outros, que permitiu um maior aprofundamento da temática. Adotei como instrumento de coleta de dados o questionário que favoreceu uma visão do que pensam os professores e quais os principais problemas vivenciados, esse trabalho de aplicação e análise do questionário juntamente com as observações, norteou o planejamento do próximo passo da pesquisa prevendo possíveis intervenções. Passei a realizar sessões de estudo com os envolvidos debatendo sobre o tema avaliação, procurando desenvolver novas estrategias que possam melhorar as praticas avaliativas que são aplicadas pelo corpo docente e toda a comunidade escolar, pois e essa a razão principal dessa pesquisa, apontar possíveis soluções aos problemas existentes. Diante desse estudo, torna-se evidente a necessidade de se investir cada vez mais na formação dos docentes e também de toda a equipe pedagógica para que juntos possamos ser conhecedores das mudanças que ocorrem no tocante a educação e todo o processo pedagógico que a fomenta. E necessário que sejamos conhecedores conscientes e críticos para que possamos colaborar para a formação de sujeitos capazes de fazer a diferença dentro de uma sociedade. |
id |
UFCG_9f5a20465436949a489becc890048841 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13255 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Avaliação escolar: um desafio para os docentes.School evaluation: a challenge for teachers.Avaliação escolarProcesso avaliativoEnsino fundamentalSchool evaluationEvaluation processElementary SchoolA presente investigação tem como objetivo principal discutir com professores do Ensino Fundamental, novas alternativas de avaliação, que torne o aluno, não objeto, mas sujeito do processo avaliativo. Adotei como metodologia a pesquisa exploratória, partindo de um levantamento bibliográfico tomando como base autores renomados como Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Maria Celina Melchior, Celso Vasconcellos e Pedro Demo entre outros, que permitiu um maior aprofundamento da temática. Adotei como instrumento de coleta de dados o questionário que favoreceu uma visão do que pensam os professores e quais os principais problemas vivenciados, esse trabalho de aplicação e análise do questionário juntamente com as observações, norteou o planejamento do próximo passo da pesquisa prevendo possíveis intervenções. Passei a realizar sessões de estudo com os envolvidos debatendo sobre o tema avaliação, procurando desenvolver novas estrategias que possam melhorar as praticas avaliativas que são aplicadas pelo corpo docente e toda a comunidade escolar, pois e essa a razão principal dessa pesquisa, apontar possíveis soluções aos problemas existentes. Diante desse estudo, torna-se evidente a necessidade de se investir cada vez mais na formação dos docentes e também de toda a equipe pedagógica para que juntos possamos ser conhecedores das mudanças que ocorrem no tocante a educação e todo o processo pedagógico que a fomenta. E necessário que sejamos conhecedores conscientes e críticos para que possamos colaborar para a formação de sujeitos capazes de fazer a diferença dentro de uma sociedade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899BRAGA, Verilene Gomes.2007-05-102020-07-13T16:39:18Z2020-07-132020-07-13T16:39:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13255BRAGA, Verilene Gomes. Avaliação escolar: um desafio para os docentes. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T19:01:58Zoai:localhost:riufcg/13255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T19:01:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação escolar: um desafio para os docentes. School evaluation: a challenge for teachers. |
title |
Avaliação escolar: um desafio para os docentes. |
spellingShingle |
Avaliação escolar: um desafio para os docentes. BRAGA, Verilene Gomes. Avaliação escolar Processo avaliativo Ensino fundamental School evaluation Evaluation process Elementary School |
title_short |
Avaliação escolar: um desafio para os docentes. |
title_full |
Avaliação escolar: um desafio para os docentes. |
title_fullStr |
Avaliação escolar: um desafio para os docentes. |
title_full_unstemmed |
Avaliação escolar: um desafio para os docentes. |
title_sort |
Avaliação escolar: um desafio para os docentes. |
author |
BRAGA, Verilene Gomes. |
author_facet |
BRAGA, Verilene Gomes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRAGA, Verilene Gomes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação escolar Processo avaliativo Ensino fundamental School evaluation Evaluation process Elementary School |
topic |
Avaliação escolar Processo avaliativo Ensino fundamental School evaluation Evaluation process Elementary School |
description |
A presente investigação tem como objetivo principal discutir com professores do Ensino Fundamental, novas alternativas de avaliação, que torne o aluno, não objeto, mas sujeito do processo avaliativo. Adotei como metodologia a pesquisa exploratória, partindo de um levantamento bibliográfico tomando como base autores renomados como Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Maria Celina Melchior, Celso Vasconcellos e Pedro Demo entre outros, que permitiu um maior aprofundamento da temática. Adotei como instrumento de coleta de dados o questionário que favoreceu uma visão do que pensam os professores e quais os principais problemas vivenciados, esse trabalho de aplicação e análise do questionário juntamente com as observações, norteou o planejamento do próximo passo da pesquisa prevendo possíveis intervenções. Passei a realizar sessões de estudo com os envolvidos debatendo sobre o tema avaliação, procurando desenvolver novas estrategias que possam melhorar as praticas avaliativas que são aplicadas pelo corpo docente e toda a comunidade escolar, pois e essa a razão principal dessa pesquisa, apontar possíveis soluções aos problemas existentes. Diante desse estudo, torna-se evidente a necessidade de se investir cada vez mais na formação dos docentes e também de toda a equipe pedagógica para que juntos possamos ser conhecedores das mudanças que ocorrem no tocante a educação e todo o processo pedagógico que a fomenta. E necessário que sejamos conhecedores conscientes e críticos para que possamos colaborar para a formação de sujeitos capazes de fazer a diferença dentro de uma sociedade. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-10 2020-07-13T16:39:18Z 2020-07-13 2020-07-13T16:39:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13255 BRAGA, Verilene Gomes. Avaliação escolar: um desafio para os docentes. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13255 |
identifier_str_mv |
BRAGA, Verilene Gomes. Avaliação escolar: um desafio para os docentes. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744446645862400 |