O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Escarlath Tamires de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35382
Resumo: As disciplinas escolares têm em seus currículos uma trajetória permeada de mudanças, que na maioria das vezes são influenciadas por interesses externos ao ambiente escolar. Na Educação Básica, o ensino de História deve contribuir não apenas para a formação estudantil do educando, mas, também, e principalmente, a formação cidadã. Considerando a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – como documento normativo homologado para direcionar a educação básica em todo território nacional, o objetivo do presente trabalho consiste em compreender como a Base Nacional Comum Curricular apresenta o ensino de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, optou-se por utilizar a pesquisa exploratória de natureza qualitativa, como procedimentos técnicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de fomentar o aporte teórico da pesquisa e a análise documental para analisar o currículo de História presente na BNCC. Os resultados encontrados apontam que a BNCC não apresentou mudanças significativas no que diz respeito ao ensino de História, nesse sentindo, verifica-se uma conservação no modelo tradicional do ensino de História na educação básica, principalmente acarretada pelos diferentes conflitos que permearam a construção do currículo de História para o ensino Fundamental na própria construção da BNCC entre os anos de 2015 e 2017.
id UFCG_2e85146487810bdb5441f82561d8d414
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35382
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular.History teaching in the final years of elementary school: a reflection in light of the National Common Curricular Base.Ensino de HistóriaCurrículoBase Nacional Comum Curricular- BNCCRelações de poderHistoria- historicidade do ensinoTeaching HistoryCurriculumNational common base Curricular- BNCCPower relationsHistory- historicity of teachingHistória.As disciplinas escolares têm em seus currículos uma trajetória permeada de mudanças, que na maioria das vezes são influenciadas por interesses externos ao ambiente escolar. Na Educação Básica, o ensino de História deve contribuir não apenas para a formação estudantil do educando, mas, também, e principalmente, a formação cidadã. Considerando a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – como documento normativo homologado para direcionar a educação básica em todo território nacional, o objetivo do presente trabalho consiste em compreender como a Base Nacional Comum Curricular apresenta o ensino de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, optou-se por utilizar a pesquisa exploratória de natureza qualitativa, como procedimentos técnicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de fomentar o aporte teórico da pesquisa e a análise documental para analisar o currículo de História presente na BNCC. Os resultados encontrados apontam que a BNCC não apresentou mudanças significativas no que diz respeito ao ensino de História, nesse sentindo, verifica-se uma conservação no modelo tradicional do ensino de História na educação básica, principalmente acarretada pelos diferentes conflitos que permearam a construção do currículo de História para o ensino Fundamental na própria construção da BNCC entre os anos de 2015 e 2017.School subjects have a trajectory permeated by changes in their curricula, which are most often influenced by interests outside the school environment. In Basic Education, the teaching of History must contribute not only to the student's student training, but also, and mainly, to citizenship training. Considering the National Common Curricular Base – BNCC – as an approved normative document to guide basic education throughout the country, the objective of this work is to understand how the National Common Curricular Base presents the teaching of History for the Final Years of Elementary School. As for the methodology, it was decided to use exploratory research of a qualitative nature, as technical procedures, bibliographic research and documentary analysis were used. The results found indicate that the BNCC did not present significant changes with regard to the teaching of History, in this sense, there is a conservation in the traditional model of teaching History in basic education, mainly caused by the different conflicts that permeated the construction of the curriculum of History for elementary education in the construction of BNCC between the years 2015 and 2017.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Israel Soares de.MORAIS, Ana Lunara da Silva.BASTOS, Raquel Leão de.SOUSA, Escarlath Tamires de.2023-12-062024-04-09T17:36:17Z2024-04-092024-04-09T17:36:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35382SOUSA, Escarlath Tamires de. O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-15T13:10:05Zoai:localhost:riufcg/35382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-15T13:10:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular.
History teaching in the final years of elementary school: a reflection in light of the National Common Curricular Base.
title O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular.
spellingShingle O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular.
SOUSA, Escarlath Tamires de.
Ensino de História
Currículo
Base Nacional Comum Curricular- BNCC
Relações de poder
Historia- historicidade do ensino
Teaching History
Curriculum
National common base Curricular- BNCC
Power relations
History- historicity of teaching
História.
title_short O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular.
title_full O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular.
title_fullStr O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular.
title_full_unstemmed O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular.
title_sort O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular.
author SOUSA, Escarlath Tamires de.
author_facet SOUSA, Escarlath Tamires de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Israel Soares de.
MORAIS, Ana Lunara da Silva.
BASTOS, Raquel Leão de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Escarlath Tamires de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Currículo
Base Nacional Comum Curricular- BNCC
Relações de poder
Historia- historicidade do ensino
Teaching History
Curriculum
National common base Curricular- BNCC
Power relations
History- historicity of teaching
História.
topic Ensino de História
Currículo
Base Nacional Comum Curricular- BNCC
Relações de poder
Historia- historicidade do ensino
Teaching History
Curriculum
National common base Curricular- BNCC
Power relations
History- historicity of teaching
História.
description As disciplinas escolares têm em seus currículos uma trajetória permeada de mudanças, que na maioria das vezes são influenciadas por interesses externos ao ambiente escolar. Na Educação Básica, o ensino de História deve contribuir não apenas para a formação estudantil do educando, mas, também, e principalmente, a formação cidadã. Considerando a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – como documento normativo homologado para direcionar a educação básica em todo território nacional, o objetivo do presente trabalho consiste em compreender como a Base Nacional Comum Curricular apresenta o ensino de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, optou-se por utilizar a pesquisa exploratória de natureza qualitativa, como procedimentos técnicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de fomentar o aporte teórico da pesquisa e a análise documental para analisar o currículo de História presente na BNCC. Os resultados encontrados apontam que a BNCC não apresentou mudanças significativas no que diz respeito ao ensino de História, nesse sentindo, verifica-se uma conservação no modelo tradicional do ensino de História na educação básica, principalmente acarretada pelos diferentes conflitos que permearam a construção do currículo de História para o ensino Fundamental na própria construção da BNCC entre os anos de 2015 e 2017.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06
2024-04-09T17:36:17Z
2024-04-09
2024-04-09T17:36:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35382
SOUSA, Escarlath Tamires de. O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35382
identifier_str_mv SOUSA, Escarlath Tamires de. O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744619261394944