Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Cilmara Pessoa do.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5979
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo identificar e analisar as concepções de Avaliação da Aprendizagem, dos alunos do 1° e 7° semestre do curso de Pedagogia da UFCG- Campus de Cajazeiras (PB). Para tanto também me interessei também em saber até que ponto esse modo de pensar, dos estudantes, a Avaliação da Aprendizagem era semelhante, ou não. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como propósito conhecer as crenças, valores, concepções, em fim os sentimentos mais íntimos que esses estudantes portavam sobre o tema da avaliação. O referido trabalho tem a seguinte estrutura: 1- metodologia - apresento as etapas de desenvolvimento desse estudo e os principais autores utilizados sobre o tema em questão; 2- exponho aspectos da minha vida pessoal e escolar que justificam o meu interesse em pesquisar sobre tema da Avaliação da aprendizagem, relacionando-os aos pensamentos de autores como Luckesi (2000), Libâneo (1994) Perini (2006), etc.; 3- cito o pensamento de Jussara Hoffmann (2001, 2005) e outros autores sobre o tema da Avaliação da Aprendizagem, bem como destaco os dispositivos criados pelo Governo Federal, para intervir diretamente no processo educacional da Educação Básica e do Ensino Superior; 4- Apresento o pensamento dos estudantes do 1° e 7° semestre, quanto ao tema da Avaliação da Aprendizagem, e faço as análises dos dados. Por meio desse estudo foi possível evidenciar que os alunos do 1° período compreendem o tema da Avaliação da Aprendizagem como uma ação pedagógica voltada à medição do conhecimento, tendo como principal instrumento aplicação de provas objetivas. Já as docentes do 7° demonstram que têm uma concepção sobre o referido tema a partir de autores estudados dentro do curso de Pedagogia, ou seja, entendem a Avaliação da Aprendizagem como processo mediado pela ação docente.
id UFCG_309c253fb66cfaaa063542f67a43ab0a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5979
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB).Evaluation concepts of the students of the pedagogy course, 1st and 7th semester, UFCG, campus Cajazeiras (PB).Avaliação da aprendizagemAlunos do curso de PedagogiaFormação dos professoresLearning AssessmentPedagogy studentsTeacher TrainingEducação.O presente estudo teve como principal objetivo identificar e analisar as concepções de Avaliação da Aprendizagem, dos alunos do 1° e 7° semestre do curso de Pedagogia da UFCG- Campus de Cajazeiras (PB). Para tanto também me interessei também em saber até que ponto esse modo de pensar, dos estudantes, a Avaliação da Aprendizagem era semelhante, ou não. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como propósito conhecer as crenças, valores, concepções, em fim os sentimentos mais íntimos que esses estudantes portavam sobre o tema da avaliação. O referido trabalho tem a seguinte estrutura: 1- metodologia - apresento as etapas de desenvolvimento desse estudo e os principais autores utilizados sobre o tema em questão; 2- exponho aspectos da minha vida pessoal e escolar que justificam o meu interesse em pesquisar sobre tema da Avaliação da aprendizagem, relacionando-os aos pensamentos de autores como Luckesi (2000), Libâneo (1994) Perini (2006), etc.; 3- cito o pensamento de Jussara Hoffmann (2001, 2005) e outros autores sobre o tema da Avaliação da Aprendizagem, bem como destaco os dispositivos criados pelo Governo Federal, para intervir diretamente no processo educacional da Educação Básica e do Ensino Superior; 4- Apresento o pensamento dos estudantes do 1° e 7° semestre, quanto ao tema da Avaliação da Aprendizagem, e faço as análises dos dados. Por meio desse estudo foi possível evidenciar que os alunos do 1° período compreendem o tema da Avaliação da Aprendizagem como uma ação pedagógica voltada à medição do conhecimento, tendo como principal instrumento aplicação de provas objetivas. Já as docentes do 7° demonstram que têm uma concepção sobre o referido tema a partir de autores estudados dentro do curso de Pedagogia, ou seja, entendem a Avaliação da Aprendizagem como processo mediado pela ação docente.The present qualitative research aims to identify and analyze the conceptions of Learning Assessment of the students enrolled in the first and seventh terms of the Education Course at UFCG, Campus of Cajazeiras – PB, also intending to identify their beliefs, values and ideologies, to check if their thinking on the theme had similarities or not. I present how the work was developed and the main authors who discuss the theme in focus. Second, I expose some personal aspects which justify my interest to develop the research on the assessment of learning based on authors such as Luckesi (2000), Libâneo (1994) and Perini. Third, I quote the thought of Jussara Hoffmann (2001, 2005) and other authors on Learning Assessment. In this chapter I also highlight the devices by the Federal Government to intervene directly in the educational process in the Basic and Higher Education. Forth, I present the analyses and what the subjects of the research think of Learning Assessment. This study revealed that the students enrolled in the first term of the Education Course at UFCG, Campus of Cajazeiras – PB, consider the Learning Assessment as being a pedagogical action directed to the measurement of knowledge, having the objective test as the main instrument to get it. On the other hand, for the students of the seventh term, based on the authors studied during the course, the Learning Assessment is a process mediated by the teaching action.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Geranilde Costa e.SILVA, G. C.http://lattes.cnpq.br/3118237950456062DANTAS, Nozângela Maria Rolim.CUNHA, Ane Cristine Hermínio.NASCIMENTO, Cilmara Pessoa do.20142019-08-19T16:16:58Z2019-08-192019-08-19T16:16:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5979NASCIMENTO, Cilmara Pessoa do. Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB). 2014. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T13:29:10Zoai:localhost:riufcg/5979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T13:29:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB).
Evaluation concepts of the students of the pedagogy course, 1st and 7th semester, UFCG, campus Cajazeiras (PB).
title Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB).
spellingShingle Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB).
NASCIMENTO, Cilmara Pessoa do.
Avaliação da aprendizagem
Alunos do curso de Pedagogia
Formação dos professores
Learning Assessment
Pedagogy students
Teacher Training
Educação.
title_short Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB).
title_full Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB).
title_fullStr Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB).
title_full_unstemmed Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB).
title_sort Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB).
author NASCIMENTO, Cilmara Pessoa do.
author_facet NASCIMENTO, Cilmara Pessoa do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Geranilde Costa e.
SILVA, G. C.
http://lattes.cnpq.br/3118237950456062
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Cilmara Pessoa do.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Alunos do curso de Pedagogia
Formação dos professores
Learning Assessment
Pedagogy students
Teacher Training
Educação.
topic Avaliação da aprendizagem
Alunos do curso de Pedagogia
Formação dos professores
Learning Assessment
Pedagogy students
Teacher Training
Educação.
description O presente estudo teve como principal objetivo identificar e analisar as concepções de Avaliação da Aprendizagem, dos alunos do 1° e 7° semestre do curso de Pedagogia da UFCG- Campus de Cajazeiras (PB). Para tanto também me interessei também em saber até que ponto esse modo de pensar, dos estudantes, a Avaliação da Aprendizagem era semelhante, ou não. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como propósito conhecer as crenças, valores, concepções, em fim os sentimentos mais íntimos que esses estudantes portavam sobre o tema da avaliação. O referido trabalho tem a seguinte estrutura: 1- metodologia - apresento as etapas de desenvolvimento desse estudo e os principais autores utilizados sobre o tema em questão; 2- exponho aspectos da minha vida pessoal e escolar que justificam o meu interesse em pesquisar sobre tema da Avaliação da aprendizagem, relacionando-os aos pensamentos de autores como Luckesi (2000), Libâneo (1994) Perini (2006), etc.; 3- cito o pensamento de Jussara Hoffmann (2001, 2005) e outros autores sobre o tema da Avaliação da Aprendizagem, bem como destaco os dispositivos criados pelo Governo Federal, para intervir diretamente no processo educacional da Educação Básica e do Ensino Superior; 4- Apresento o pensamento dos estudantes do 1° e 7° semestre, quanto ao tema da Avaliação da Aprendizagem, e faço as análises dos dados. Por meio desse estudo foi possível evidenciar que os alunos do 1° período compreendem o tema da Avaliação da Aprendizagem como uma ação pedagógica voltada à medição do conhecimento, tendo como principal instrumento aplicação de provas objetivas. Já as docentes do 7° demonstram que têm uma concepção sobre o referido tema a partir de autores estudados dentro do curso de Pedagogia, ou seja, entendem a Avaliação da Aprendizagem como processo mediado pela ação docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-08-19T16:16:58Z
2019-08-19
2019-08-19T16:16:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5979
NASCIMENTO, Cilmara Pessoa do. Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB). 2014. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5979
identifier_str_mv NASCIMENTO, Cilmara Pessoa do. Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB). 2014. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387557556224