Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8834 |
Resumo: | Numa perspectiva dialógica e interacionista, esta pesquisa tem como objetivo abordar a importância da língua escrita no contexto de ensinoaprendizagem, considerando o aprendizado da escrita através de textos, à luz da abordagem dos gêneros textuais, desde as séries iniciais, pois acreditamos que a língua nessa fase já deve ser entendida como um fenômeno dinâmico e social. Além disso, apresentamos, enquanto sugestão, uma sequência didática pautada no gênero fábula para o trabalho com a escrita através dos textos no Ensino Fundamental I enquanto forma de contribuir teórico e metodologicamente para que o professor torne suas práticas mais significativas em sala de aula. De natureza bibliográfica, a pesquisa tomou como base teórica as contribuições de Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Ao final da investigação, corroboramos a didatização dos gêneros textuais desde cedo enquanto importantes ferramentas para a construção da cidadania dos aprendizes. |
id |
UFCG_31b111c93bd08bb3aa31620fcddf5b35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8834 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.Didactics of writing in elementary school I through the fable genre.EscritaGêneros textuaisInteraçãoSequência didáticaWritingTextual GenresInteractionFollowing TeachingLetras - Língua Portuguesa.Numa perspectiva dialógica e interacionista, esta pesquisa tem como objetivo abordar a importância da língua escrita no contexto de ensinoaprendizagem, considerando o aprendizado da escrita através de textos, à luz da abordagem dos gêneros textuais, desde as séries iniciais, pois acreditamos que a língua nessa fase já deve ser entendida como um fenômeno dinâmico e social. Além disso, apresentamos, enquanto sugestão, uma sequência didática pautada no gênero fábula para o trabalho com a escrita através dos textos no Ensino Fundamental I enquanto forma de contribuir teórico e metodologicamente para que o professor torne suas práticas mais significativas em sala de aula. De natureza bibliográfica, a pesquisa tomou como base teórica as contribuições de Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Ao final da investigação, corroboramos a didatização dos gêneros textuais desde cedo enquanto importantes ferramentas para a construção da cidadania dos aprendizes.A dialogical and interactional perspective, this research have the objective approach the importance of the written language in the context of teaching learning, considering the writing learning through texts in the light of the approach of genres, from the initial series, because we believe that the language at this stage it must now be understood as a dynamic and social phenomenon. In addition, we present as suggestion, a didactic sequence guided the genre fable to work with written texts through the elementary school as a way of contributing theoretical and methodologically for the teacher to make their most significant practices in the classroom. Bibliographical nature, the research took as theoretical basis the contributions of Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly and Dolz (2004), among others. At the end of the investigation, corroborate the didactization of genresearly as important tools for construction of the citizenship of learners.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208PEREIRA , Hérica Paiva.SOUSA, José Wanderley Alves de.BRITO, Annielly de.2016-05-272019-11-04T17:10:38Z2019-11-042019-11-04T17:10:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8834BRITO, Annielly de. Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T13:59:23Zoai:localhost:riufcg/8834Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T13:59:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. Didactics of writing in elementary school I through the fable genre. |
title |
Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. |
spellingShingle |
Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. BRITO, Annielly de. Escrita Gêneros textuais Interação Sequência didática Writing Textual Genres Interaction Following Teaching Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. |
title_full |
Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. |
title_fullStr |
Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. |
title_full_unstemmed |
Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. |
title_sort |
Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. |
author |
BRITO, Annielly de. |
author_facet |
BRITO, Annielly de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. OLIVEIRA, R. M. L. http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 PEREIRA , Hérica Paiva. SOUSA, José Wanderley Alves de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITO, Annielly de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Gêneros textuais Interação Sequência didática Writing Textual Genres Interaction Following Teaching Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Escrita Gêneros textuais Interação Sequência didática Writing Textual Genres Interaction Following Teaching Letras - Língua Portuguesa. |
description |
Numa perspectiva dialógica e interacionista, esta pesquisa tem como objetivo abordar a importância da língua escrita no contexto de ensinoaprendizagem, considerando o aprendizado da escrita através de textos, à luz da abordagem dos gêneros textuais, desde as séries iniciais, pois acreditamos que a língua nessa fase já deve ser entendida como um fenômeno dinâmico e social. Além disso, apresentamos, enquanto sugestão, uma sequência didática pautada no gênero fábula para o trabalho com a escrita através dos textos no Ensino Fundamental I enquanto forma de contribuir teórico e metodologicamente para que o professor torne suas práticas mais significativas em sala de aula. De natureza bibliográfica, a pesquisa tomou como base teórica as contribuições de Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Ao final da investigação, corroboramos a didatização dos gêneros textuais desde cedo enquanto importantes ferramentas para a construção da cidadania dos aprendizes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-27 2019-11-04T17:10:38Z 2019-11-04 2019-11-04T17:10:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8834 BRITO, Annielly de. Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8834 |
identifier_str_mv |
BRITO, Annielly de. Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744409859719168 |