Aspectos semânticos e pragmáticos na educação básica: reflexões sobre o livro didático de língua portuguesa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21683 |
Resumo: | É comum encontrar a presença do significado não apenas nos estudos linguísticos, mas também em todo o meio social, seja em sua dimensão mais ampla (semiótica) ou em sua dimensão linguística (semântica). O estudo semântico é de fundamental importância nas aulas de Língua Portuguesa, tendo em vista que se relaciona com o significado e o sentido das palavras e sentenças, cujo estudo dialoga com a teoria pragmática. Neste sentido, este trabalho se objetiva analisar como o estudo da Semântica e da Pragmática é desenvolvido em uma coleção didática de Português dos anos finais do Ensino Fundamental, em consonância com os objetivos específicos de identificar quais recursos semânticos e pragmáticos estão sendo explorados nestes livros, investigar quais competências e habilidades são exigidas do aluno nas questões que exploram estes aspectos, bem como verificar a progressão desse estudo nos anos correntes do Ensino Fundamental II. O aporte teórico principal constituise dos estudos desenvolvidos por Cançado (2013), Basso (2009), Ilari e Geraldi (2005), Espíndola (2012), entre outros, os quais tratam dos conceitos de sinonímia, ambiguidade, atos de fala, dêiticos, entre outras concepções essenciais para compreensão da nossa análise. Esta pesquisa adota uma abordagem interpretativoqualitativa, cujo enfoque é de caráter bibliográfico e documental. Nosso corpus é composto de nove questões que exploram os aspectos semânticos e pragmáticos, as quais foram coletadas em uma coleção de Língua Portuguesa aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e apresentam diversos aspectos, como a homonímia, a ambiguidade, atos de fala, entre outros. As análises indicam que, embora os conceitos de sinonímia e polissemia contemplem o ensino em uma perspectiva inovadora, cunhado no nível de análise linguística, outros conceitos como atos de fala, implicatura, pressuposição, entre outros, necessitam terem seus conceitos ampliados, cujo trabalho compete ao professor. |
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Aspectos semânticos e pragmáticos na educação básica: reflexões sobre o livro didático de língua portuguesa.Semantic and pragmatic aspects in basic education: reflections on the Portuguese language textbook.Ensino de língua portuguesa - educação básicaEducação básica - ensino de língua portuguesaLivro didático de língua portuguesaSemânticaAnálise pragmática - livro didáticoAnálise semânticaSinonímia e paráfraseAntonímiaAmbiguidade lexicalAtos de falaPrograma Nacional do Livro Didático - PNLDPragmáticaHomonímiaPolissemiaColeção Singular & Plural - livros didáticosPortuguese language teaching - basic educationBasic education - Portuguese language teachingPortuguese language textbookSemanticsPragmatic Analysis - TextbookSemantic analysisSynonymy and paraphraseAntonímiaLexical ambiguitySpeech actsNational Textbook Program - PNLDPragmaticsHomonymyPolysemySingular & Plural Collection - textbooksLingüísticaÉ comum encontrar a presença do significado não apenas nos estudos linguísticos, mas também em todo o meio social, seja em sua dimensão mais ampla (semiótica) ou em sua dimensão linguística (semântica). O estudo semântico é de fundamental importância nas aulas de Língua Portuguesa, tendo em vista que se relaciona com o significado e o sentido das palavras e sentenças, cujo estudo dialoga com a teoria pragmática. Neste sentido, este trabalho se objetiva analisar como o estudo da Semântica e da Pragmática é desenvolvido em uma coleção didática de Português dos anos finais do Ensino Fundamental, em consonância com os objetivos específicos de identificar quais recursos semânticos e pragmáticos estão sendo explorados nestes livros, investigar quais competências e habilidades são exigidas do aluno nas questões que exploram estes aspectos, bem como verificar a progressão desse estudo nos anos correntes do Ensino Fundamental II. O aporte teórico principal constituise dos estudos desenvolvidos por Cançado (2013), Basso (2009), Ilari e Geraldi (2005), Espíndola (2012), entre outros, os quais tratam dos conceitos de sinonímia, ambiguidade, atos de fala, dêiticos, entre outras concepções essenciais para compreensão da nossa análise. Esta pesquisa adota uma abordagem interpretativoqualitativa, cujo enfoque é de caráter bibliográfico e documental. Nosso corpus é composto de nove questões que exploram os aspectos semânticos e pragmáticos, as quais foram coletadas em uma coleção de Língua Portuguesa aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e apresentam diversos aspectos, como a homonímia, a ambiguidade, atos de fala, entre outros. As análises indicam que, embora os conceitos de sinonímia e polissemia contemplem o ensino em uma perspectiva inovadora, cunhado no nível de análise linguística, outros conceitos como atos de fala, implicatura, pressuposição, entre outros, necessitam terem seus conceitos ampliados, cujo trabalho compete ao professor.Es común encontrar la presencia del significado no apenas en los estudios linguísticos, pero también en todo el medio social, sea en su dimensión mas amplia (semiótica) o en su dimensión linguística (semántica). El estudio semántico es de fundamental importancia en las clases de lengua Portuguesa, teniendo en vista que se relaciona con el significado y el sentido de las palabras y sentencias, cuyo estudio dialoga con la teoría pragmática. En este sentido, este trabajo se objetiva analizar como el estudio de la Semántica y de la Pragmática es desarrollado en una colección didáctica de Portugués de los años finales de la Enseñanza Fundamental, en consonancia con los objetivos específicos de identificar qué recursos semánticos y pragmáticos están siendo explorados en estes libros, investigar qué competencias y destrezas son exigidas del alumno en las cuestiones que exploran estes aspectos, bién como verificar la progresión de ese estudio en los años en curso de la Enseñanza Fundamental II. El aporte teórico principal se constituye de los estudios desarrollados por Cançado (2013), Basso (2009), Ilari y Geraldi (2005), Espíndola (2012), entre otros, los cuales tratan de los conceptos de sinonimia, ambigüedad, actos de habla, deícticos, entre otras concepciones esenciales para comprensión de nuestra análisis. Esta pesquisa adopta un abordaje interpretativocualitativa, cuyo enfoque es de carácter bibliográfico y documental. Nuestro corpus es compuesto de nueve cuestiones que exploran los aspectos semánticos y pragmáticos, las cuales ha sido recolectadas en una colección de Lengua Portuguesa aprovada por el Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), y presentan diversos aspectos, como la homonimia, la ambigüedad, actos de habla, entre otros. Las análisis indican que, aunque los conceptos de sinonimia y polisemia contemplen la enseñanza en una perspectiva innovadora, acuñado en el nivel de análisis lingüística, otros conceptos como actos de habla, implicatura, presuposición, entre otros, necesitan tener sus conceptos ampliados, cuyo trabajo corresponde al profesor.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRÉGIS, Laura Dourado Loula.RÉGIS, L. D. L.http://lattes.cnpq.br/4566168425348622XAVIER, Manassés Morais.DUTRA, Camilla Maria Martins.LIMA, Aline Guedes de.2017-06-162021-10-27T12:40:08Z2021-10-272021-10-27T12:40:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21683LIMA, Aline Guedes de. Aspectos semânticos e pragmáticos na educação básica: reflexões sobre o livro didático de língua portuguesa. 2017. 85f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. 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