A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691 |
Resumo: | Este trabalho, pautado em discussões e contribuições de pesquisas que abordam o LDP da Educação Básica, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, apresenta como questionamentos: (I) O que as pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado no nordeste brasileiro têm explorado sobre o LDP? (II) Que contribuições essas pesquisas têm efetuado neste instrumento na última década? Nesse sentido, temos como objetivo geral: analisar as contribuições dadas pelas pesquisas sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) para a Educação Básica, e como objetivos específicos: identificar qual (is) objeto(s) investigados no/sobre o LDP; analisar como essas pesquisas têm contribuído para alteração do LDP; e verificar lacunas encontradas nessas pesquisas quanto à exploração e/ou articulação dos eixos de ensino de LP. O trabalho definese como uma pesquisa quanti e qualitativa, de cunho documental e descritivo, e tem como objeto a análise de dissertações e teses de programas de pósgraduação das instituições federais das capitais do nordeste que tratam do LDP. Os critérios de análise baseiamse nas categorias de pesquisas propostas por Choppin (2004), a saber: (I) o livro didático como fonte de investigação de um tema ou conteúdo; (II) o livro didático como objeto físico, ideológico, comercial. Além desse autor, para fundamentar a nossa análise tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Bezerra (2001), Bittencourt (1993); Lajolo (1991); Freitag, Costa & Motta (1997); Marcuschi (2012); Razzini (2010); Rangel (2001); Rojo (2008), entre outros, além dos documentos oficiais (PCN 1998, 2000) e o PNLD que tratam do percurso histórico do livro didático e, particularmente, do livro didático de português e do ensino de língua portuguesa. Como resultado da análise da pesquisa, constatamos que os trabalhos defendidos nesses programas apontam para uma constante preocupação com esse instrumento, um avanço considerável na materialidade e uso do LDP no tocante ao tratamento e articulação dos eixos de ensino, além da atualização de temas que permite considerar mudanças na formação do professor e no modo como trata a língua em termos de ensino. |
id |
UFCG_58a6842d25e39482a631350de8225053 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/21691 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.Research on the Portuguese language textbook of Brazilian basic education: discussions and contributions.Livro didático de língua portuguesaPesquisa sobre livro didático – pós-graduaçãoEducação básica – livro didáticoPrograma Nacional do Livro Didático - PNLDEnsino de língua portuguesaPortuguese language textbookSearch about textbook – graduateEducation basic – textbookNational Book Program Didactic - PNLDTeaching the Portuguese languageLingüísticaEste trabalho, pautado em discussões e contribuições de pesquisas que abordam o LDP da Educação Básica, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, apresenta como questionamentos: (I) O que as pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado no nordeste brasileiro têm explorado sobre o LDP? (II) Que contribuições essas pesquisas têm efetuado neste instrumento na última década? Nesse sentido, temos como objetivo geral: analisar as contribuições dadas pelas pesquisas sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) para a Educação Básica, e como objetivos específicos: identificar qual (is) objeto(s) investigados no/sobre o LDP; analisar como essas pesquisas têm contribuído para alteração do LDP; e verificar lacunas encontradas nessas pesquisas quanto à exploração e/ou articulação dos eixos de ensino de LP. O trabalho definese como uma pesquisa quanti e qualitativa, de cunho documental e descritivo, e tem como objeto a análise de dissertações e teses de programas de pósgraduação das instituições federais das capitais do nordeste que tratam do LDP. Os critérios de análise baseiamse nas categorias de pesquisas propostas por Choppin (2004), a saber: (I) o livro didático como fonte de investigação de um tema ou conteúdo; (II) o livro didático como objeto físico, ideológico, comercial. Além desse autor, para fundamentar a nossa análise tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Bezerra (2001), Bittencourt (1993); Lajolo (1991); Freitag, Costa & Motta (1997); Marcuschi (2012); Razzini (2010); Rangel (2001); Rojo (2008), entre outros, além dos documentos oficiais (PCN 1998, 2000) e o PNLD que tratam do percurso histórico do livro didático e, particularmente, do livro didático de português e do ensino de língua portuguesa. Como resultado da análise da pesquisa, constatamos que os trabalhos defendidos nesses programas apontam para uma constante preocupação com esse instrumento, um avanço considerável na materialidade e uso do LDP no tocante ao tratamento e articulação dos eixos de ensino, além da atualização de temas que permite considerar mudanças na formação do professor e no modo como trata a língua em termos de ensino.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRODRIGUES, Márcia Candeia.RODRIGUES, M. C.http://lattes.cnpq.br/9787353864767301PATRIOTA, Luciene Maria.FARIAS, Washington Silva de.LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.20172021-10-27T17:39:35Z2021-10-272021-10-27T17:39:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. 2017. 55f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-11-01T20:35:36Zoai:localhost:riufcg/21691Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-11-01T20:35:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. Research on the Portuguese language textbook of Brazilian basic education: discussions and contributions. |
title |
A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. |
spellingShingle |
A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. Livro didático de língua portuguesa Pesquisa sobre livro didático – pós-graduação Educação básica – livro didático Programa Nacional do Livro Didático - PNLD Ensino de língua portuguesa Portuguese language textbook Search about textbook – graduate Education basic – textbook National Book Program Didactic - PNLD Teaching the Portuguese language Lingüística |
title_short |
A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. |
title_full |
A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. |
title_fullStr |
A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. |
title_full_unstemmed |
A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. |
title_sort |
A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. |
author |
LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. |
author_facet |
LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RODRIGUES, Márcia Candeia. RODRIGUES, M. C. http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 PATRIOTA, Luciene Maria. FARIAS, Washington Silva de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático de língua portuguesa Pesquisa sobre livro didático – pós-graduação Educação básica – livro didático Programa Nacional do Livro Didático - PNLD Ensino de língua portuguesa Portuguese language textbook Search about textbook – graduate Education basic – textbook National Book Program Didactic - PNLD Teaching the Portuguese language Lingüística |
topic |
Livro didático de língua portuguesa Pesquisa sobre livro didático – pós-graduação Educação básica – livro didático Programa Nacional do Livro Didático - PNLD Ensino de língua portuguesa Portuguese language textbook Search about textbook – graduate Education basic – textbook National Book Program Didactic - PNLD Teaching the Portuguese language Lingüística |
description |
Este trabalho, pautado em discussões e contribuições de pesquisas que abordam o LDP da Educação Básica, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, apresenta como questionamentos: (I) O que as pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado no nordeste brasileiro têm explorado sobre o LDP? (II) Que contribuições essas pesquisas têm efetuado neste instrumento na última década? Nesse sentido, temos como objetivo geral: analisar as contribuições dadas pelas pesquisas sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) para a Educação Básica, e como objetivos específicos: identificar qual (is) objeto(s) investigados no/sobre o LDP; analisar como essas pesquisas têm contribuído para alteração do LDP; e verificar lacunas encontradas nessas pesquisas quanto à exploração e/ou articulação dos eixos de ensino de LP. O trabalho definese como uma pesquisa quanti e qualitativa, de cunho documental e descritivo, e tem como objeto a análise de dissertações e teses de programas de pósgraduação das instituições federais das capitais do nordeste que tratam do LDP. Os critérios de análise baseiamse nas categorias de pesquisas propostas por Choppin (2004), a saber: (I) o livro didático como fonte de investigação de um tema ou conteúdo; (II) o livro didático como objeto físico, ideológico, comercial. Além desse autor, para fundamentar a nossa análise tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Bezerra (2001), Bittencourt (1993); Lajolo (1991); Freitag, Costa & Motta (1997); Marcuschi (2012); Razzini (2010); Rangel (2001); Rojo (2008), entre outros, além dos documentos oficiais (PCN 1998, 2000) e o PNLD que tratam do percurso histórico do livro didático e, particularmente, do livro didático de português e do ensino de língua portuguesa. Como resultado da análise da pesquisa, constatamos que os trabalhos defendidos nesses programas apontam para uma constante preocupação com esse instrumento, um avanço considerável na materialidade e uso do LDP no tocante ao tratamento e articulação dos eixos de ensino, além da atualização de temas que permite considerar mudanças na formação do professor e no modo como trata a língua em termos de ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2021-10-27T17:39:35Z 2021-10-27 2021-10-27T17:39:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691 LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. 2017. 55f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691 |
identifier_str_mv |
LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. 2017. 55f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744512644284416 |