A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691
Resumo: Este trabalho, pautado em discussões e contribuições de pesquisas que abordam o LDP da Educação Básica, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, apresenta como questionamentos: (I) O que as pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado no nordeste brasileiro têm explorado sobre o LDP? (II) Que contribuições essas pesquisas têm efetuado neste instrumento na última década? Nesse sentido, temos como objetivo geral: analisar as contribuições dadas pelas pesquisas sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) para a Educação Básica, e como objetivos específicos: identificar qual (is) objeto(s) investigados no/sobre o LDP; analisar como essas pesquisas têm contribuído para alteração do LDP; e verificar lacunas encontradas nessas pesquisas quanto à exploração e/ou articulação dos eixos de ensino de LP. O trabalho definese como uma pesquisa quanti e qualitativa, de cunho documental e descritivo, e tem como objeto a análise de dissertações e teses de programas de pósgraduação das instituições federais das capitais do nordeste que tratam do LDP. Os critérios de análise baseiamse nas categorias de pesquisas propostas por Choppin (2004), a saber: (I) o livro didático como fonte de investigação de um tema ou conteúdo; (II) o livro didático como objeto físico, ideológico, comercial. Além desse autor, para fundamentar a nossa análise tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Bezerra (2001), Bittencourt (1993); Lajolo (1991); Freitag, Costa & Motta (1997); Marcuschi (2012); Razzini (2010); Rangel (2001); Rojo (2008), entre outros, além dos documentos oficiais (PCN 1998, 2000) e o PNLD que tratam do percurso histórico do livro didático e, particularmente, do livro didático de português e do ensino de língua portuguesa. Como resultado da análise da pesquisa, constatamos que os trabalhos defendidos nesses programas apontam para uma constante preocupação com esse instrumento, um avanço considerável na materialidade e uso do LDP no tocante ao tratamento e articulação dos eixos de ensino, além da atualização de temas que permite considerar mudanças na formação do professor e no modo como trata a língua em termos de ensino.
id UFCG_58a6842d25e39482a631350de8225053
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21691
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.Research on the Portuguese language textbook of Brazilian basic education: discussions and contributions.Livro didático de língua portuguesaPesquisa sobre livro didático – pós-graduaçãoEducação básica – livro didáticoPrograma Nacional do Livro Didático - PNLDEnsino de língua portuguesaPortuguese language textbookSearch about textbook – graduateEducation basic – textbookNational Book Program Didactic - PNLDTeaching the Portuguese languageLingüísticaEste trabalho, pautado em discussões e contribuições de pesquisas que abordam o LDP da Educação Básica, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, apresenta como questionamentos: (I) O que as pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado no nordeste brasileiro têm explorado sobre o LDP? (II) Que contribuições essas pesquisas têm efetuado neste instrumento na última década? Nesse sentido, temos como objetivo geral: analisar as contribuições dadas pelas pesquisas sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) para a Educação Básica, e como objetivos específicos: identificar qual (is) objeto(s) investigados no/sobre o LDP; analisar como essas pesquisas têm contribuído para alteração do LDP; e verificar lacunas encontradas nessas pesquisas quanto à exploração e/ou articulação dos eixos de ensino de LP. O trabalho definese como uma pesquisa quanti e qualitativa, de cunho documental e descritivo, e tem como objeto a análise de dissertações e teses de programas de pósgraduação das instituições federais das capitais do nordeste que tratam do LDP. Os critérios de análise baseiamse nas categorias de pesquisas propostas por Choppin (2004), a saber: (I) o livro didático como fonte de investigação de um tema ou conteúdo; (II) o livro didático como objeto físico, ideológico, comercial. Além desse autor, para fundamentar a nossa análise tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Bezerra (2001), Bittencourt (1993); Lajolo (1991); Freitag, Costa & Motta (1997); Marcuschi (2012); Razzini (2010); Rangel (2001); Rojo (2008), entre outros, além dos documentos oficiais (PCN 1998, 2000) e o PNLD que tratam do percurso histórico do livro didático e, particularmente, do livro didático de português e do ensino de língua portuguesa. Como resultado da análise da pesquisa, constatamos que os trabalhos defendidos nesses programas apontam para uma constante preocupação com esse instrumento, um avanço considerável na materialidade e uso do LDP no tocante ao tratamento e articulação dos eixos de ensino, além da atualização de temas que permite considerar mudanças na formação do professor e no modo como trata a língua em termos de ensino.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRODRIGUES, Márcia Candeia.RODRIGUES, M. C.http://lattes.cnpq.br/9787353864767301PATRIOTA, Luciene Maria.FARIAS, Washington Silva de.LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.20172021-10-27T17:39:35Z2021-10-272021-10-27T17:39:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. 2017. 55f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-11-01T20:35:36Zoai:localhost:riufcg/21691Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-11-01T20:35:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.
Research on the Portuguese language textbook of Brazilian basic education: discussions and contributions.
title A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.
spellingShingle A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.
LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
Livro didático de língua portuguesa
Pesquisa sobre livro didático – pós-graduação
Educação básica – livro didático
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
Ensino de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Search about textbook – graduate
Education basic – textbook
National Book Program Didactic - PNLD
Teaching the Portuguese language
Lingüística
title_short A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.
title_full A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.
title_fullStr A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.
title_full_unstemmed A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.
title_sort A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.
author LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
author_facet LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGUES, Márcia Candeia.
RODRIGUES, M. C.
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301
PATRIOTA, Luciene Maria.
FARIAS, Washington Silva de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático de língua portuguesa
Pesquisa sobre livro didático – pós-graduação
Educação básica – livro didático
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
Ensino de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Search about textbook – graduate
Education basic – textbook
National Book Program Didactic - PNLD
Teaching the Portuguese language
Lingüística
topic Livro didático de língua portuguesa
Pesquisa sobre livro didático – pós-graduação
Educação básica – livro didático
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
Ensino de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Search about textbook – graduate
Education basic – textbook
National Book Program Didactic - PNLD
Teaching the Portuguese language
Lingüística
description Este trabalho, pautado em discussões e contribuições de pesquisas que abordam o LDP da Educação Básica, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, apresenta como questionamentos: (I) O que as pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado no nordeste brasileiro têm explorado sobre o LDP? (II) Que contribuições essas pesquisas têm efetuado neste instrumento na última década? Nesse sentido, temos como objetivo geral: analisar as contribuições dadas pelas pesquisas sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) para a Educação Básica, e como objetivos específicos: identificar qual (is) objeto(s) investigados no/sobre o LDP; analisar como essas pesquisas têm contribuído para alteração do LDP; e verificar lacunas encontradas nessas pesquisas quanto à exploração e/ou articulação dos eixos de ensino de LP. O trabalho definese como uma pesquisa quanti e qualitativa, de cunho documental e descritivo, e tem como objeto a análise de dissertações e teses de programas de pósgraduação das instituições federais das capitais do nordeste que tratam do LDP. Os critérios de análise baseiamse nas categorias de pesquisas propostas por Choppin (2004), a saber: (I) o livro didático como fonte de investigação de um tema ou conteúdo; (II) o livro didático como objeto físico, ideológico, comercial. Além desse autor, para fundamentar a nossa análise tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Bezerra (2001), Bittencourt (1993); Lajolo (1991); Freitag, Costa & Motta (1997); Marcuschi (2012); Razzini (2010); Rangel (2001); Rojo (2008), entre outros, além dos documentos oficiais (PCN 1998, 2000) e o PNLD que tratam do percurso histórico do livro didático e, particularmente, do livro didático de português e do ensino de língua portuguesa. Como resultado da análise da pesquisa, constatamos que os trabalhos defendidos nesses programas apontam para uma constante preocupação com esse instrumento, um avanço considerável na materialidade e uso do LDP no tocante ao tratamento e articulação dos eixos de ensino, além da atualização de temas que permite considerar mudanças na formação do professor e no modo como trata a língua em termos de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-10-27T17:39:35Z
2021-10-27
2021-10-27T17:39:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691
LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. 2017. 55f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691
identifier_str_mv LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. 2017. 55f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744512644284416