Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319 |
Resumo: | O presente estudo busca compreender e explicitar como o saber matemático se efetiva através de práticas contextualizadas ao semiárido em escolas do campo, mediante os estudos de vários autores que fundamentam a Educação do Campo suas peculiaridades e aplicação. Sendo assim, elencamos quais os principais fatores devem ser considerados para que os docentes desenvolvam práticas metodológicas e atividades que adentram ao ambiente social ao qual o aluno está inserido e análise das atividades do livro didático no ensino de área e perímetro utilizando medidas não convencionais para cubação de terras em turmas do 6º ano. Desse modo, entendemos a necessidade deste estudo para tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo ao considerar as experiências dos indivíduos envolvidos (alunos e professores) no desenvolvimento do pensamento matemático contextualizado, a fim de que os dados aqui coletados não se tornem apenas meras estatísticas, mas apontem novos caminhos que busquem solucionar de forma eficaz a efetivação de um ensino-aprendizagem mais significativo e que esteja ao alcance de todos. |
id |
UFCG_38cbb041f1630d54f46e41028637854e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35319 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.Teaching mathematics in rural schools in Cariri Paraibano: an analysis of the textbook.Ensino de matemáticaEscolas do campoCariri ParaibanoLivro didático de matemática – análiseEducação matemáticaSaber matemáticoEducação contextualizada – matemáticaConvivência com o semiáridoEducação do CampoCubagem de terras e ensinod e matemáticaTeaching mathematicsCountry schoolsMathematics textbook – analysisMathematics educationMathematical knowledgeContextualized education – mathematicsCoexistence with the semi-arid regionLand farming and teaching mathematicsO presente estudo busca compreender e explicitar como o saber matemático se efetiva através de práticas contextualizadas ao semiárido em escolas do campo, mediante os estudos de vários autores que fundamentam a Educação do Campo suas peculiaridades e aplicação. Sendo assim, elencamos quais os principais fatores devem ser considerados para que os docentes desenvolvam práticas metodológicas e atividades que adentram ao ambiente social ao qual o aluno está inserido e análise das atividades do livro didático no ensino de área e perímetro utilizando medidas não convencionais para cubação de terras em turmas do 6º ano. Desse modo, entendemos a necessidade deste estudo para tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo ao considerar as experiências dos indivíduos envolvidos (alunos e professores) no desenvolvimento do pensamento matemático contextualizado, a fim de que os dados aqui coletados não se tornem apenas meras estatísticas, mas apontem novos caminhos que busquem solucionar de forma eficaz a efetivação de um ensino-aprendizagem mais significativo e que esteja ao alcance de todos.The present study seeks to explain and understand how mathematical knowledge is achieved through contextualized practices to the semi-arid region in field schools. It was carried out through the studies of several authors, including Kolling, Cerioli and Caldart (2002), who underpin Field Education in its peculiarities and application. Thus, we have listed the main factors that must be considered so that teachers can develop methodological practices and activities that enter the social environment in which the student is inserted. We have also analyzed the activities for teaching area and perimeter of a textbook using unconventional measures for land cubage calculation in 6th year grade classes. Therefore, we understand the need for this study to make the teaching and learning process more meaningful by considering the experiences of the individuals involved (students and teachers) in the development of contextualized mathematical thinking, so the collected data does not become just mere statistics, but point out new paths that seek to effectively solve the implementation of more meaningful teaching and learning within everyone's reach.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGGOMES, Almir Anacleto de AraújoGOMES, A. A. A.http://lattes.cnpq.br/0067521643377632LIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, A. S.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.CAVALCANTE, N. I. S.SILVA, Patrícia Aparecida da.2023-12-112024-04-02T21:31:22Z2024-04-022024-04-02T21:31:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319SILVA, Patrícia Aparecida da. Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. 2023. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-02T21:31:48Zoai:localhost:riufcg/35319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-02T21:31:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. Teaching mathematics in rural schools in Cariri Paraibano: an analysis of the textbook. |
title |
Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. |
spellingShingle |
Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. SILVA, Patrícia Aparecida da. Ensino de matemática Escolas do campo Cariri Paraibano Livro didático de matemática – análise Educação matemática Saber matemático Educação contextualizada – matemática Convivência com o semiárido Educação do Campo Cubagem de terras e ensinod e matemática Teaching mathematics Country schools Mathematics textbook – analysis Mathematics education Mathematical knowledge Contextualized education – mathematics Coexistence with the semi-arid region Land farming and teaching mathematics |
title_short |
Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. |
title_full |
Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. |
title_fullStr |
Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. |
title_full_unstemmed |
Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. |
title_sort |
Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. |
author |
SILVA, Patrícia Aparecida da. |
author_facet |
SILVA, Patrícia Aparecida da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
GOMES, Almir Anacleto de Araújo GOMES, A. A. A. http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, A. S. CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. CAVALCANTE, N. I. S. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Patrícia Aparecida da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Escolas do campo Cariri Paraibano Livro didático de matemática – análise Educação matemática Saber matemático Educação contextualizada – matemática Convivência com o semiárido Educação do Campo Cubagem de terras e ensinod e matemática Teaching mathematics Country schools Mathematics textbook – analysis Mathematics education Mathematical knowledge Contextualized education – mathematics Coexistence with the semi-arid region Land farming and teaching mathematics |
topic |
Ensino de matemática Escolas do campo Cariri Paraibano Livro didático de matemática – análise Educação matemática Saber matemático Educação contextualizada – matemática Convivência com o semiárido Educação do Campo Cubagem de terras e ensinod e matemática Teaching mathematics Country schools Mathematics textbook – analysis Mathematics education Mathematical knowledge Contextualized education – mathematics Coexistence with the semi-arid region Land farming and teaching mathematics |
description |
O presente estudo busca compreender e explicitar como o saber matemático se efetiva através de práticas contextualizadas ao semiárido em escolas do campo, mediante os estudos de vários autores que fundamentam a Educação do Campo suas peculiaridades e aplicação. Sendo assim, elencamos quais os principais fatores devem ser considerados para que os docentes desenvolvam práticas metodológicas e atividades que adentram ao ambiente social ao qual o aluno está inserido e análise das atividades do livro didático no ensino de área e perímetro utilizando medidas não convencionais para cubação de terras em turmas do 6º ano. Desse modo, entendemos a necessidade deste estudo para tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo ao considerar as experiências dos indivíduos envolvidos (alunos e professores) no desenvolvimento do pensamento matemático contextualizado, a fim de que os dados aqui coletados não se tornem apenas meras estatísticas, mas apontem novos caminhos que busquem solucionar de forma eficaz a efetivação de um ensino-aprendizagem mais significativo e que esteja ao alcance de todos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-11 2024-04-02T21:31:22Z 2024-04-02 2024-04-02T21:31:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319 SILVA, Patrícia Aparecida da. Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. 2023. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319 |
identifier_str_mv |
SILVA, Patrícia Aparecida da. Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. 2023. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744619108302848 |