Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Patrícia Aparecida da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319
Resumo: O presente estudo busca compreender e explicitar como o saber matemático se efetiva através de práticas contextualizadas ao semiárido em escolas do campo, mediante os estudos de vários autores que fundamentam a Educação do Campo suas peculiaridades e aplicação. Sendo assim, elencamos quais os principais fatores devem ser considerados para que os docentes desenvolvam práticas metodológicas e atividades que adentram ao ambiente social ao qual o aluno está inserido e análise das atividades do livro didático no ensino de área e perímetro utilizando medidas não convencionais para cubação de terras em turmas do 6º ano. Desse modo, entendemos a necessidade deste estudo para tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo ao considerar as experiências dos indivíduos envolvidos (alunos e professores) no desenvolvimento do pensamento matemático contextualizado, a fim de que os dados aqui coletados não se tornem apenas meras estatísticas, mas apontem novos caminhos que busquem solucionar de forma eficaz a efetivação de um ensino-aprendizagem mais significativo e que esteja ao alcance de todos.
id UFCG_38cbb041f1630d54f46e41028637854e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35319
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.Teaching mathematics in rural schools in Cariri Paraibano: an analysis of the textbook.Ensino de matemáticaEscolas do campoCariri ParaibanoLivro didático de matemática – análiseEducação matemáticaSaber matemáticoEducação contextualizada – matemáticaConvivência com o semiáridoEducação do CampoCubagem de terras e ensinod e matemáticaTeaching mathematicsCountry schoolsMathematics textbook – analysisMathematics educationMathematical knowledgeContextualized education – mathematicsCoexistence with the semi-arid regionLand farming and teaching mathematicsO presente estudo busca compreender e explicitar como o saber matemático se efetiva através de práticas contextualizadas ao semiárido em escolas do campo, mediante os estudos de vários autores que fundamentam a Educação do Campo suas peculiaridades e aplicação. Sendo assim, elencamos quais os principais fatores devem ser considerados para que os docentes desenvolvam práticas metodológicas e atividades que adentram ao ambiente social ao qual o aluno está inserido e análise das atividades do livro didático no ensino de área e perímetro utilizando medidas não convencionais para cubação de terras em turmas do 6º ano. Desse modo, entendemos a necessidade deste estudo para tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo ao considerar as experiências dos indivíduos envolvidos (alunos e professores) no desenvolvimento do pensamento matemático contextualizado, a fim de que os dados aqui coletados não se tornem apenas meras estatísticas, mas apontem novos caminhos que busquem solucionar de forma eficaz a efetivação de um ensino-aprendizagem mais significativo e que esteja ao alcance de todos.The present study seeks to explain and understand how mathematical knowledge is achieved through contextualized practices to the semi-arid region in field schools. It was carried out through the studies of several authors, including Kolling, Cerioli and Caldart (2002), who underpin Field Education in its peculiarities and application. Thus, we have listed the main factors that must be considered so that teachers can develop methodological practices and activities that enter the social environment in which the student is inserted. We have also analyzed the activities for teaching area and perimeter of a textbook using unconventional measures for land cubage calculation in 6th year grade classes. Therefore, we understand the need for this study to make the teaching and learning process more meaningful by considering the experiences of the individuals involved (students and teachers) in the development of contextualized mathematical thinking, so the collected data does not become just mere statistics, but point out new paths that seek to effectively solve the implementation of more meaningful teaching and learning within everyone's reach.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGGOMES, Almir Anacleto de AraújoGOMES, A. A. A.http://lattes.cnpq.br/0067521643377632LIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, A. S.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.CAVALCANTE, N. I. S.SILVA, Patrícia Aparecida da.2023-12-112024-04-02T21:31:22Z2024-04-022024-04-02T21:31:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319SILVA, Patrícia Aparecida da. Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. 2023. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-02T21:31:48Zoai:localhost:riufcg/35319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-02T21:31:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.
Teaching mathematics in rural schools in Cariri Paraibano: an analysis of the textbook.
title Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.
spellingShingle Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.
SILVA, Patrícia Aparecida da.
Ensino de matemática
Escolas do campo
Cariri Paraibano
Livro didático de matemática – análise
Educação matemática
Saber matemático
Educação contextualizada – matemática
Convivência com o semiárido
Educação do Campo
Cubagem de terras e ensinod e matemática
Teaching mathematics
Country schools
Mathematics textbook – analysis
Mathematics education
Mathematical knowledge
Contextualized education – mathematics
Coexistence with the semi-arid region
Land farming and teaching mathematics
title_short Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.
title_full Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.
title_fullStr Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.
title_full_unstemmed Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.
title_sort Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.
author SILVA, Patrícia Aparecida da.
author_facet SILVA, Patrícia Aparecida da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GOMES, Almir Anacleto de Araújo
GOMES, A. A. A.
http://lattes.cnpq.br/0067521643377632
LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, A. S.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
CAVALCANTE, N. I. S.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Patrícia Aparecida da.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Escolas do campo
Cariri Paraibano
Livro didático de matemática – análise
Educação matemática
Saber matemático
Educação contextualizada – matemática
Convivência com o semiárido
Educação do Campo
Cubagem de terras e ensinod e matemática
Teaching mathematics
Country schools
Mathematics textbook – analysis
Mathematics education
Mathematical knowledge
Contextualized education – mathematics
Coexistence with the semi-arid region
Land farming and teaching mathematics
topic Ensino de matemática
Escolas do campo
Cariri Paraibano
Livro didático de matemática – análise
Educação matemática
Saber matemático
Educação contextualizada – matemática
Convivência com o semiárido
Educação do Campo
Cubagem de terras e ensinod e matemática
Teaching mathematics
Country schools
Mathematics textbook – analysis
Mathematics education
Mathematical knowledge
Contextualized education – mathematics
Coexistence with the semi-arid region
Land farming and teaching mathematics
description O presente estudo busca compreender e explicitar como o saber matemático se efetiva através de práticas contextualizadas ao semiárido em escolas do campo, mediante os estudos de vários autores que fundamentam a Educação do Campo suas peculiaridades e aplicação. Sendo assim, elencamos quais os principais fatores devem ser considerados para que os docentes desenvolvam práticas metodológicas e atividades que adentram ao ambiente social ao qual o aluno está inserido e análise das atividades do livro didático no ensino de área e perímetro utilizando medidas não convencionais para cubação de terras em turmas do 6º ano. Desse modo, entendemos a necessidade deste estudo para tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo ao considerar as experiências dos indivíduos envolvidos (alunos e professores) no desenvolvimento do pensamento matemático contextualizado, a fim de que os dados aqui coletados não se tornem apenas meras estatísticas, mas apontem novos caminhos que busquem solucionar de forma eficaz a efetivação de um ensino-aprendizagem mais significativo e que esteja ao alcance de todos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11
2024-04-02T21:31:22Z
2024-04-02
2024-04-02T21:31:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319
SILVA, Patrícia Aparecida da. Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. 2023. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319
identifier_str_mv SILVA, Patrícia Aparecida da. Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. 2023. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744619108302848