O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Fernanda Borges de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597
Resumo: Este trabalho se propõe a relatar, através da minha visão como graduanda, a experiência de Prática de Ensino que ocorreu na Licenciatura em História, no semestre suplementar 2020.3 na Universidade Federal de Campina Grande. Apresento o processo de adaptação ao ambiente virtual de ensino da instituição, ao assumir a responsabilidade de realizar as atividades do “Curso de Extensão Pré Enem”, aberto pela unidade acadêmica de História como um aporte para os estudantes matriculados na Prática de Ensino em História e também para a comunidade, através do oferecimento da oportunidade de ensino voltado para o Enem de maneira gratuita e online. Neste sentido, esse relato apresenta uma experiência singular de contribuição para a formação de professora de história, reflexões sobre o Ensino Remoto Emergencial e a forma como este deve ser compreendido no ensino básico. Para tanto, houve a utilização da pesquisa bibliográfica, e da abordagem qualitativa que busca compreender o significado individual ou coletivo de um determinado fenômeno e das teses de autores como Paulo Freire (2002), Dea-Ribeiro Fenelon (2008) e Neusi Aparecida Navas Berbel (2011). A partir da abordagem qualitativa, o relato possibilitou a compreensão de como utilizar o Ensino Remoto Emergencial, quais as formas de ensinar história por via online e entender as possibilidades e dificuldades desse modo de ensino.
id UFCG_39287d7238e0fbd1e7868c31b97e20a5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27597
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.Teaching History remotely at PRE-ENEM UFCG: an experience report on the practice in the year of 2020.Ensino de História - pandemiaPRÉ-ENEM - UFCGRelato de experiência – ensino de HistóriaPrática docente - HistóriaFormação docente - HistóriaEnsino remoto emergencialHistory Teaching - PandemicExperience report - History teachingTeaching practice - HistoryTeacher training - HistoryEmergency remote teachingHistóriaEste trabalho se propõe a relatar, através da minha visão como graduanda, a experiência de Prática de Ensino que ocorreu na Licenciatura em História, no semestre suplementar 2020.3 na Universidade Federal de Campina Grande. Apresento o processo de adaptação ao ambiente virtual de ensino da instituição, ao assumir a responsabilidade de realizar as atividades do “Curso de Extensão Pré Enem”, aberto pela unidade acadêmica de História como um aporte para os estudantes matriculados na Prática de Ensino em História e também para a comunidade, através do oferecimento da oportunidade de ensino voltado para o Enem de maneira gratuita e online. Neste sentido, esse relato apresenta uma experiência singular de contribuição para a formação de professora de história, reflexões sobre o Ensino Remoto Emergencial e a forma como este deve ser compreendido no ensino básico. Para tanto, houve a utilização da pesquisa bibliográfica, e da abordagem qualitativa que busca compreender o significado individual ou coletivo de um determinado fenômeno e das teses de autores como Paulo Freire (2002), Dea-Ribeiro Fenelon (2008) e Neusi Aparecida Navas Berbel (2011). A partir da abordagem qualitativa, o relato possibilitou a compreensão de como utilizar o Ensino Remoto Emergencial, quais as formas de ensinar história por via online e entender as possibilidades e dificuldades desse modo de ensino.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFRANÇA, Damiana de Matos Costa.FRANÇA, D. M. C.http://lattes.cnpq.br/4289111722406162CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes.NASCIMENTO, R. C. G.BRITO, Fernanda Borges de.20202022-10-11T12:12:13Z2022-10-112022-10-11T12:12:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597BRITO, Fernanda Borges de. O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-11T12:12:48Zoai:localhost:riufcg/27597Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-11T12:12:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.
Teaching History remotely at PRE-ENEM UFCG: an experience report on the practice in the year of 2020.
title O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.
spellingShingle O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.
BRITO, Fernanda Borges de.
Ensino de História - pandemia
PRÉ-ENEM - UFCG
Relato de experiência – ensino de História
Prática docente - História
Formação docente - História
Ensino remoto emergencial
History Teaching - Pandemic
Experience report - History teaching
Teaching practice - History
Teacher training - History
Emergency remote teaching
História
title_short O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.
title_full O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.
title_fullStr O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.
title_full_unstemmed O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.
title_sort O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.
author BRITO, Fernanda Borges de.
author_facet BRITO, Fernanda Borges de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FRANÇA, Damiana de Matos Costa.
FRANÇA, D. M. C.
http://lattes.cnpq.br/4289111722406162
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
CAVALCANTI, S. L. O.
NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes.
NASCIMENTO, R. C. G.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Fernanda Borges de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História - pandemia
PRÉ-ENEM - UFCG
Relato de experiência – ensino de História
Prática docente - História
Formação docente - História
Ensino remoto emergencial
History Teaching - Pandemic
Experience report - History teaching
Teaching practice - History
Teacher training - History
Emergency remote teaching
História
topic Ensino de História - pandemia
PRÉ-ENEM - UFCG
Relato de experiência – ensino de História
Prática docente - História
Formação docente - História
Ensino remoto emergencial
History Teaching - Pandemic
Experience report - History teaching
Teaching practice - History
Teacher training - History
Emergency remote teaching
História
description Este trabalho se propõe a relatar, através da minha visão como graduanda, a experiência de Prática de Ensino que ocorreu na Licenciatura em História, no semestre suplementar 2020.3 na Universidade Federal de Campina Grande. Apresento o processo de adaptação ao ambiente virtual de ensino da instituição, ao assumir a responsabilidade de realizar as atividades do “Curso de Extensão Pré Enem”, aberto pela unidade acadêmica de História como um aporte para os estudantes matriculados na Prática de Ensino em História e também para a comunidade, através do oferecimento da oportunidade de ensino voltado para o Enem de maneira gratuita e online. Neste sentido, esse relato apresenta uma experiência singular de contribuição para a formação de professora de história, reflexões sobre o Ensino Remoto Emergencial e a forma como este deve ser compreendido no ensino básico. Para tanto, houve a utilização da pesquisa bibliográfica, e da abordagem qualitativa que busca compreender o significado individual ou coletivo de um determinado fenômeno e das teses de autores como Paulo Freire (2002), Dea-Ribeiro Fenelon (2008) e Neusi Aparecida Navas Berbel (2011). A partir da abordagem qualitativa, o relato possibilitou a compreensão de como utilizar o Ensino Remoto Emergencial, quais as formas de ensinar história por via online e entender as possibilidades e dificuldades desse modo de ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-10-11T12:12:13Z
2022-10-11
2022-10-11T12:12:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597
BRITO, Fernanda Borges de. O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597
identifier_str_mv BRITO, Fernanda Borges de. O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744558529970176