O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a relatar, através da minha visão como graduanda, a experiência de Prática de Ensino que ocorreu na Licenciatura em História, no semestre suplementar 2020.3 na Universidade Federal de Campina Grande. Apresento o processo de adaptação ao ambiente virtual de ensino da instituição, ao assumir a responsabilidade de realizar as atividades do “Curso de Extensão Pré Enem”, aberto pela unidade acadêmica de História como um aporte para os estudantes matriculados na Prática de Ensino em História e também para a comunidade, através do oferecimento da oportunidade de ensino voltado para o Enem de maneira gratuita e online. Neste sentido, esse relato apresenta uma experiência singular de contribuição para a formação de professora de história, reflexões sobre o Ensino Remoto Emergencial e a forma como este deve ser compreendido no ensino básico. Para tanto, houve a utilização da pesquisa bibliográfica, e da abordagem qualitativa que busca compreender o significado individual ou coletivo de um determinado fenômeno e das teses de autores como Paulo Freire (2002), Dea-Ribeiro Fenelon (2008) e Neusi Aparecida Navas Berbel (2011). A partir da abordagem qualitativa, o relato possibilitou a compreensão de como utilizar o Ensino Remoto Emergencial, quais as formas de ensinar história por via online e entender as possibilidades e dificuldades desse modo de ensino. |
id |
UFCG_39287d7238e0fbd1e7868c31b97e20a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27597 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.Teaching History remotely at PRE-ENEM UFCG: an experience report on the practice in the year of 2020.Ensino de História - pandemiaPRÉ-ENEM - UFCGRelato de experiência – ensino de HistóriaPrática docente - HistóriaFormação docente - HistóriaEnsino remoto emergencialHistory Teaching - PandemicExperience report - History teachingTeaching practice - HistoryTeacher training - HistoryEmergency remote teachingHistóriaEste trabalho se propõe a relatar, através da minha visão como graduanda, a experiência de Prática de Ensino que ocorreu na Licenciatura em História, no semestre suplementar 2020.3 na Universidade Federal de Campina Grande. Apresento o processo de adaptação ao ambiente virtual de ensino da instituição, ao assumir a responsabilidade de realizar as atividades do “Curso de Extensão Pré Enem”, aberto pela unidade acadêmica de História como um aporte para os estudantes matriculados na Prática de Ensino em História e também para a comunidade, através do oferecimento da oportunidade de ensino voltado para o Enem de maneira gratuita e online. Neste sentido, esse relato apresenta uma experiência singular de contribuição para a formação de professora de história, reflexões sobre o Ensino Remoto Emergencial e a forma como este deve ser compreendido no ensino básico. Para tanto, houve a utilização da pesquisa bibliográfica, e da abordagem qualitativa que busca compreender o significado individual ou coletivo de um determinado fenômeno e das teses de autores como Paulo Freire (2002), Dea-Ribeiro Fenelon (2008) e Neusi Aparecida Navas Berbel (2011). A partir da abordagem qualitativa, o relato possibilitou a compreensão de como utilizar o Ensino Remoto Emergencial, quais as formas de ensinar história por via online e entender as possibilidades e dificuldades desse modo de ensino.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFRANÇA, Damiana de Matos Costa.FRANÇA, D. M. C.http://lattes.cnpq.br/4289111722406162CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes.NASCIMENTO, R. C. G.BRITO, Fernanda Borges de.20202022-10-11T12:12:13Z2022-10-112022-10-11T12:12:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597BRITO, Fernanda Borges de. O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-11T12:12:48Zoai:localhost:riufcg/27597Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-11T12:12:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. Teaching History remotely at PRE-ENEM UFCG: an experience report on the practice in the year of 2020. |
title |
O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. |
spellingShingle |
O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. BRITO, Fernanda Borges de. Ensino de História - pandemia PRÉ-ENEM - UFCG Relato de experiência – ensino de História Prática docente - História Formação docente - História Ensino remoto emergencial History Teaching - Pandemic Experience report - History teaching Teaching practice - History Teacher training - History Emergency remote teaching História |
title_short |
O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. |
title_full |
O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. |
title_fullStr |
O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. |
title_full_unstemmed |
O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. |
title_sort |
O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. |
author |
BRITO, Fernanda Borges de. |
author_facet |
BRITO, Fernanda Borges de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FRANÇA, Damiana de Matos Costa. FRANÇA, D. M. C. http://lattes.cnpq.br/4289111722406162 CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. CAVALCANTI, S. L. O. NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes. NASCIMENTO, R. C. G. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITO, Fernanda Borges de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História - pandemia PRÉ-ENEM - UFCG Relato de experiência – ensino de História Prática docente - História Formação docente - História Ensino remoto emergencial History Teaching - Pandemic Experience report - History teaching Teaching practice - History Teacher training - History Emergency remote teaching História |
topic |
Ensino de História - pandemia PRÉ-ENEM - UFCG Relato de experiência – ensino de História Prática docente - História Formação docente - História Ensino remoto emergencial History Teaching - Pandemic Experience report - History teaching Teaching practice - History Teacher training - History Emergency remote teaching História |
description |
Este trabalho se propõe a relatar, através da minha visão como graduanda, a experiência de Prática de Ensino que ocorreu na Licenciatura em História, no semestre suplementar 2020.3 na Universidade Federal de Campina Grande. Apresento o processo de adaptação ao ambiente virtual de ensino da instituição, ao assumir a responsabilidade de realizar as atividades do “Curso de Extensão Pré Enem”, aberto pela unidade acadêmica de História como um aporte para os estudantes matriculados na Prática de Ensino em História e também para a comunidade, através do oferecimento da oportunidade de ensino voltado para o Enem de maneira gratuita e online. Neste sentido, esse relato apresenta uma experiência singular de contribuição para a formação de professora de história, reflexões sobre o Ensino Remoto Emergencial e a forma como este deve ser compreendido no ensino básico. Para tanto, houve a utilização da pesquisa bibliográfica, e da abordagem qualitativa que busca compreender o significado individual ou coletivo de um determinado fenômeno e das teses de autores como Paulo Freire (2002), Dea-Ribeiro Fenelon (2008) e Neusi Aparecida Navas Berbel (2011). A partir da abordagem qualitativa, o relato possibilitou a compreensão de como utilizar o Ensino Remoto Emergencial, quais as formas de ensinar história por via online e entender as possibilidades e dificuldades desse modo de ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-10-11T12:12:13Z 2022-10-11 2022-10-11T12:12:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597 BRITO, Fernanda Borges de. O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597 |
identifier_str_mv |
BRITO, Fernanda Borges de. O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744558529970176 |