A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEQUENO, Dênis Barbosa.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447
Resumo: Neste relato de experiencia meu objetivo é problematizar as atividades desenvolvidas na Pratica de Ensino de História da Universidade Federal de Campina Grande no semestre de 2020.1. A escolha desta proposta de trabalho está relacionada a necessidade/importância social e acadêmica de refletir sobre o lugar do professor no Ensino Remoto e o processo de sua ressignificação, onde o lar se transforma em seu ambiente de trabalho. Observo que enquanto professor pude me ressignificar, por mais que os processos para as aulas presenciais ou remotas sejam os mesmos no quesito planejamento acabaram tornando o seu lar em seu ambiente de trabalho. Para a construção desta narrativa a documentação selecionada consta de fotografias e formulários. Para concretização desta pesquisa dialogamos com alguns autores, a exemplo de Jorge Larrosa Bondía, Michel Foucault e Philippe Artières com suas reflexões sobre o saber da experiência, escrita de si e arquivar a própria vida; também nos aproximamos dos estudos de Paulo Freire a acerca da educação, Ana Maria Mauad com o método de análise das fotografias. Augustin Escolano sobre estudos da arquitetura escolar.
id UFCG_d01c1fddad81394149789dfa55d2c7f0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23447
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia.The transformation of the home into a work environment - the (re)signification of being a teacher in times of pandemic.Ensino de HistóriaPandemia de Covid – 19 e ensino de HistóriaRelato de experiênciaEnsino remoto emergencialFormação docente – HistóriaPrática de ensino de HistóriaLar como sala de aulaVideoaulaHistory TeachingCovid-19 Pandemic and History teachinExperience reportTeaching emergency remoteTeacher training – HistoryHistory teaching practiceHome as a classroomVideo lessonNeste relato de experiencia meu objetivo é problematizar as atividades desenvolvidas na Pratica de Ensino de História da Universidade Federal de Campina Grande no semestre de 2020.1. A escolha desta proposta de trabalho está relacionada a necessidade/importância social e acadêmica de refletir sobre o lugar do professor no Ensino Remoto e o processo de sua ressignificação, onde o lar se transforma em seu ambiente de trabalho. Observo que enquanto professor pude me ressignificar, por mais que os processos para as aulas presenciais ou remotas sejam os mesmos no quesito planejamento acabaram tornando o seu lar em seu ambiente de trabalho. Para a construção desta narrativa a documentação selecionada consta de fotografias e formulários. Para concretização desta pesquisa dialogamos com alguns autores, a exemplo de Jorge Larrosa Bondía, Michel Foucault e Philippe Artières com suas reflexões sobre o saber da experiência, escrita de si e arquivar a própria vida; também nos aproximamos dos estudos de Paulo Freire a acerca da educação, Ana Maria Mauad com o método de análise das fotografias. Augustin Escolano sobre estudos da arquitetura escolar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGNASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.NASCIMENTO, R. C. G.http://lattes.cnpq.br/2463263387435653FRANÇA, Damiana de Matos Costa.NÓBREGA, Débora Deyse Laurindo.PEQUENO, Dênis Barbosa.20212022-02-04T12:37:01Z2022-01-042022-02-04T12:37:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447PEQUENO, Dênis Barbosa. A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. 2021. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-06T23:27:11Zoai:localhost:riufcg/23447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-06T23:27:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia.
The transformation of the home into a work environment - the (re)signification of being a teacher in times of pandemic.
title A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia.
spellingShingle A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia.
PEQUENO, Dênis Barbosa.
Ensino de História
Pandemia de Covid – 19 e ensino de História
Relato de experiência
Ensino remoto emergencial
Formação docente – História
Prática de ensino de História
Lar como sala de aula
Videoaula
History Teaching
Covid-19 Pandemic and History teachin
Experience report
Teaching emergency remote
Teacher training – History
History teaching practice
Home as a classroom
Video lesson
title_short A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia.
title_full A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia.
title_fullStr A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia.
title_full_unstemmed A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia.
title_sort A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia.
author PEQUENO, Dênis Barbosa.
author_facet PEQUENO, Dênis Barbosa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
NASCIMENTO, R. C. G.
http://lattes.cnpq.br/2463263387435653
FRANÇA, Damiana de Matos Costa.
NÓBREGA, Débora Deyse Laurindo.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEQUENO, Dênis Barbosa.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Pandemia de Covid – 19 e ensino de História
Relato de experiência
Ensino remoto emergencial
Formação docente – História
Prática de ensino de História
Lar como sala de aula
Videoaula
History Teaching
Covid-19 Pandemic and History teachin
Experience report
Teaching emergency remote
Teacher training – History
History teaching practice
Home as a classroom
Video lesson
topic Ensino de História
Pandemia de Covid – 19 e ensino de História
Relato de experiência
Ensino remoto emergencial
Formação docente – História
Prática de ensino de História
Lar como sala de aula
Videoaula
History Teaching
Covid-19 Pandemic and History teachin
Experience report
Teaching emergency remote
Teacher training – History
History teaching practice
Home as a classroom
Video lesson
description Neste relato de experiencia meu objetivo é problematizar as atividades desenvolvidas na Pratica de Ensino de História da Universidade Federal de Campina Grande no semestre de 2020.1. A escolha desta proposta de trabalho está relacionada a necessidade/importância social e acadêmica de refletir sobre o lugar do professor no Ensino Remoto e o processo de sua ressignificação, onde o lar se transforma em seu ambiente de trabalho. Observo que enquanto professor pude me ressignificar, por mais que os processos para as aulas presenciais ou remotas sejam os mesmos no quesito planejamento acabaram tornando o seu lar em seu ambiente de trabalho. Para a construção desta narrativa a documentação selecionada consta de fotografias e formulários. Para concretização desta pesquisa dialogamos com alguns autores, a exemplo de Jorge Larrosa Bondía, Michel Foucault e Philippe Artières com suas reflexões sobre o saber da experiência, escrita de si e arquivar a própria vida; também nos aproximamos dos estudos de Paulo Freire a acerca da educação, Ana Maria Mauad com o método de análise das fotografias. Augustin Escolano sobre estudos da arquitetura escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-04T12:37:01Z
2022-01-04
2022-02-04T12:37:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447
PEQUENO, Dênis Barbosa. A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. 2021. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447
identifier_str_mv PEQUENO, Dênis Barbosa. A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. 2021. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744525254459392