Avaliação da aprendizagem: práticas docentes à luz da inclusão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Rita de Cássia de Sousa.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30198
Resumo: Tratar sobre educação é ter em mente que é um processo dinâmico, contínuo e transformador. Atualmente, a perspectiva educacional prima por uma formação integral, que contemple os sujeitos em todas as suas dimensões e necessidades, superando o paradigma do cognitivismo. Nesse sentido, a escola, como espaço formal e intencional na construção humana, deve ser aberta e plural para atender as diferentes realidades e contextos dos seus alunos. Nesta nova perspectiva, a avaliação, ganha uma tônica diferente, pois, para que ela possibilite a escola na sua função inclusiva, precisa ser efetivada de maneira dialógica e não classificatória, para que, assim, sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem seja significativa. Por isso, ao compreender que uma escola inclusiva é aquela que possui práticas inclusivas, este presente trabalho buscou investigar a prática dos professores no processo de avaliação no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, considerando a educação inclusiva. Tratou-se de um estudo do tipo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa, realizado em uma escola municipal da cidade de Cajazeiras. O instrumento de coleta de dado foi uma entrevista semiestruturada abordando as questões norteadas pelos objetivos propostos. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2020). Para o embasamento teórico desta, realizou-se o estudo bibliográfico à luz de teóricos como Lima (2002), Abenhaim (2006), Beyer (2013), Henriques (2017), Mantoan (2015), Hoffmann (2014), Luckesi (2014), Vasconcellos (2014) e outros autores que contribuíram para a escrita deste trabalho. Por meio da análise de dado, foi constatado que os professores possuem uma compreensão teórica adequada sobre a avaliação na perspectiva inclusiva. Contudo, diante de uma organização sistêmica, esses não conseguem realizá-la da maneira que desejariam. Outra questão identificada é que os professores, necessitam de formações mais específicas para lidarem com as diferentes demandas frente a inclusão e a avaliação na perspectiva inclusiva. Vale salientar que os professores tiveram, em suas graduações, contato com a disciplina de Educação Especial. Porém, relataram que foi uma construção focada na teoria, deixando lacunas de como trabalhar com essas realidades na prática docente.
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Por isso, ao compreender que uma escola inclusiva é aquela que possui práticas inclusivas, este presente trabalho buscou investigar a prática dos professores no processo de avaliação no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, considerando a educação inclusiva. Tratou-se de um estudo do tipo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa, realizado em uma escola municipal da cidade de Cajazeiras. O instrumento de coleta de dado foi uma entrevista semiestruturada abordando as questões norteadas pelos objetivos propostos. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2020). Para o embasamento teórico desta, realizou-se o estudo bibliográfico à luz de teóricos como Lima (2002), Abenhaim (2006), Beyer (2013), Henriques (2017), Mantoan (2015), Hoffmann (2014), Luckesi (2014), Vasconcellos (2014) e outros autores que contribuíram para a escrita deste trabalho. Por meio da análise de dado, foi constatado que os professores possuem uma compreensão teórica adequada sobre a avaliação na perspectiva inclusiva. Contudo, diante de uma organização sistêmica, esses não conseguem realizá-la da maneira que desejariam. Outra questão identificada é que os professores, necessitam de formações mais específicas para lidarem com as diferentes demandas frente a inclusão e a avaliação na perspectiva inclusiva. Vale salientar que os professores tiveram, em suas graduações, contato com a disciplina de Educação Especial. Porém, relataram que foi uma construção focada na teoria, deixando lacunas de como trabalhar com essas realidades na prática docente.Talking about education is keeping in mind that it is a dynamic, continuous and transforming process. Currently, the educational perspective emphasizes comprehensive training, which includes subjects in all their dimensions and needs, overcoming the paradigm of cognitivism. In this sense, the school, as a formal and intentional space for human development, must be open and plural to meet the different realities and contexts of its students. In this new perspective, the evaluation gains a different conception, so that it enables the school its inclusive function. In this way, the assessment needs to be carried out in a dialogic and non-classifying manner, so that its contribution to the teaching-learning process is significant. Therefore, understanding that an inclusive school is the one that has inclusive practices, this present work investigates the practice of teachers in the evaluation process in Elementary School, Early Years, considering inclusive education. It was an exploratory, descriptive study with a qualitative approach carried out in a municipal school in the city of Cajazeiras. The data collection instrument was a semi-structured interview addressing questions guided by the proposed objectives. For data analysis, the content analysis technique proposed by Bardin (2020) was used. For the theoretical basis of this research, a bibliographic study was carried out in the light of theorists such as Lima (2002), Abenhaim (2006), Beyer (2013), Henriques (2017), Mantoan (2015), Vitta and Monteiro (2010), Hoffmann (2014) and Luckesi (2014), Vasconcellos (2014) and other authors who contributed to the writing of this work. Through data analysis, it was found that teachers have an adequate theoretical understanding of assessment from an inclusive perspective, however, in the face of a systemic organization, they are unable to carry it out the way they would like. Another issue identified is that teachers need more specific training to deal with the different demands regarding inclusion and assessment from an inclusive perspective. It is important to point out that teachers had contact with the discipline of ‘Special-needs Education’ during their graduation, however, reporting that it was a construction focused on theory, leaving gaps on how to work with these realities in practice.Submitted by Lindoaldo Batista Sobrinho (lindoaldobatista@hotmail.com) on 2023-06-07T11:30:05Z No. of bitstreams: 1 RITA DE CÁSSIA DE SOUSA BARBOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdf: 947262 bytes, checksum: 9c8b66a4233c050d88cc5e9d90047df1 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-07T11:30:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RITA DE CÁSSIA DE SOUSA BARBOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdf: 947262 bytes, checksum: 9c8b66a4233c050d88cc5e9d90047df1 (MD5) Previous issue date: 2023-05-26Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.Educação inclusivaPrática docente inclusivaAvaliação educacional - ensino fundamental - séries iniciasEducação inclusiva - Cajazeiras - ParaíbaAvaliação da aprendizagemEscola inclusiva - Cajazeiras - ParaíbaInclusive educationInclusive teaching practiceEducational evaluation-fundamental education-initial seriesInclusive education - Cajazeiras-ParaíbaLearning assessmentinclusive school-Cajazeiras-ParaíbaAvaliação da aprendizagem: práticas docentes à luz da inclusão.Learning assessment: teaching practices in the light of inclusion.2023-05-262023-06-07T11:30:06Z2023-06-072023-06-07T11:30:06Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30198BARBOSA, Rita de Cássia de Sousa. Avaliação da aprendizagem: práticas docentes à luz da inclusão. 2023. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30198/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALRITA DE CÁSSIA DE SOUSA BARBOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfRITA DE CÁSSIA DE SOUSA BARBOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. 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