Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35284 |
Resumo: | proficiência em inglês tem se tornado cada vez mais importante no contexto do mercado de trabalho e no processo de ensino e aprendizagem. Porém, as abordagens tradicionais de ensino podem desmotivar os alunos. Tendo isso em vista, esse trabalho aborda Metodologias Ativas que podem tornar o aprendizado de inglês mais envolvente e prático, dando destaque para a gamificação, uma MA que utiliza elementos de jogos para tornar as aulas mais divertidas e eficazes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é promover reflexões críticas a respeito da gamificação como abordagem pedagógica de Metodologia Ativa para uma aprendizagem significativa em Língua Inglesa na era das tecnologias digitais. Para atender tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, apoiada na metodologia de Estado do Conhecimento, que se trata de uma atividade acadêmica que tem como objetivo explorar, organizar e examinar a produção acadêmica relacionada a uma área específica de estudo. E após a análise de sete produções acadêmicas que tem a aplicação da gamificação como centro, concluiu-se que a gamificação é uma abordagem inovadora e tem grande relevância no contexto de ensino da língua inglesa, porém, diversos elementos devem ser considerados para que a sua aplicação seja, de fato, significativa. |
id |
UFCG_3e26e8f2d982c340cafdc5dc97b25187 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35284 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
SILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. Ghttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.MORAIS, Daniela Miguel de Souza.DANTAS, M. M.http://lattes.cnpq.br/1814348201950536DANTAS, Martha Morais.proficiência em inglês tem se tornado cada vez mais importante no contexto do mercado de trabalho e no processo de ensino e aprendizagem. Porém, as abordagens tradicionais de ensino podem desmotivar os alunos. Tendo isso em vista, esse trabalho aborda Metodologias Ativas que podem tornar o aprendizado de inglês mais envolvente e prático, dando destaque para a gamificação, uma MA que utiliza elementos de jogos para tornar as aulas mais divertidas e eficazes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é promover reflexões críticas a respeito da gamificação como abordagem pedagógica de Metodologia Ativa para uma aprendizagem significativa em Língua Inglesa na era das tecnologias digitais. Para atender tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, apoiada na metodologia de Estado do Conhecimento, que se trata de uma atividade acadêmica que tem como objetivo explorar, organizar e examinar a produção acadêmica relacionada a uma área específica de estudo. E após a análise de sete produções acadêmicas que tem a aplicação da gamificação como centro, concluiu-se que a gamificação é uma abordagem inovadora e tem grande relevância no contexto de ensino da língua inglesa, porém, diversos elementos devem ser considerados para que a sua aplicação seja, de fato, significativa.English Language Proficiency has become increasingly important in the job market and in the teaching and learning process. However, traditional teaching approaches can demotivate students. Taking this into consideration, this work addresses Active Methodologies that can make learning English more engaging and practical, highlighting gamification, an AM that uses game elements to make lessons more fun and effective. In this context, the objective of this work is to promote critical reflections regarding gamification as an Active Methodology pedagogical approach for meaningful learning in the English Language in the era of digital technologies. To meet this objective, a bibliographic and qualitative research was developed, supported by the State of Knowledge methodology, which is an academic activity that aims to explore, organize and examine academic production related to a specific area of study. Thus, after analyzing seven academic productions that have the application of gamification at their core, it was concluded that gamification is an innovative approach and has great relevance in the context of teaching the English language. However, several elements must be considered so that its application is, in fact, meaningful.Submitted by Sandy Oliveira (sandygleysianneg@gmail.com) on 2024-03-28T18:08:31Z No. of bitstreams: 1 MARTHA MORIAS DANTAS. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLES. CFP 2023.pdf: 920910 bytes, checksum: 9d9d7e13c1b47fe732de550dc318bcd8 (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-28T18:08:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARTHA MORIAS DANTAS. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLES. CFP 2023.pdf: 920910 bytes, checksum: 9d9d7e13c1b47fe732de550dc318bcd8 (MD5) Previous issue date: 2023-11-14Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPLicenciatura em Letras – Língua Inglesa.Ensino de Língua InglesaMetodologias ativasGamificaçãoTecnologias digitaisEnglish Language TeachingActive methodologiesGamificationDigital technologiesGamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento.Gamification as a pedagogical approach for active methodology in English language classes: an analysis of the state of knowledge.2023-11-142024-03-28T18:08:31Z2024-03-282024-03-28T18:08:31Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35284DANTAS, Martha Morais. Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. 2023. 40f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/35284/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALMARTHA MORIAS DANTAS. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLES. CFP 2023.pdfMARTHA MORIAS DANTAS. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLES. CFP 2023.pdfapplication/pdf920910http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/35284/1/MARTHA+MORIAS+DANTAS.+MONOGRAFIA+LETRAS+-+L%C3%8DNGUA+INGLES.+CFP+2023.pdf9d9d7e13c1b47fe732de550dc318bcd8MD51riufcg/352842024-03-28 15:08:31.16oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:42:59.614497Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Gamification as a pedagogical approach for active methodology in English language classes: an analysis of the state of knowledge. |
title |
Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. |
spellingShingle |
Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. DANTAS, Martha Morais. Licenciatura em Letras – Língua Inglesa. Ensino de Língua Inglesa Metodologias ativas Gamificação Tecnologias digitais English Language Teaching Active methodologies Gamification Digital technologies |
title_short |
Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. |
title_full |
Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. |
title_fullStr |
Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. |
title_full_unstemmed |
Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. |
title_sort |
Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. |
author |
DANTAS, Martha Morais. |
author_facet |
DANTAS, Martha Morais. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SILVA, Fabione Gomes da. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
SILVA, F. G |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de. |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MORAIS, Daniela Miguel de Souza. |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
DANTAS, M. M. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1814348201950536 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANTAS, Martha Morais. |
contributor_str_mv |
SILVA, Fabione Gomes da. MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de. MORAIS, Daniela Miguel de Souza. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Licenciatura em Letras – Língua Inglesa. |
topic |
Licenciatura em Letras – Língua Inglesa. Ensino de Língua Inglesa Metodologias ativas Gamificação Tecnologias digitais English Language Teaching Active methodologies Gamification Digital technologies |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Inglesa Metodologias ativas Gamificação Tecnologias digitais English Language Teaching Active methodologies Gamification Digital technologies |
description |
proficiência em inglês tem se tornado cada vez mais importante no contexto do mercado de trabalho e no processo de ensino e aprendizagem. Porém, as abordagens tradicionais de ensino podem desmotivar os alunos. Tendo isso em vista, esse trabalho aborda Metodologias Ativas que podem tornar o aprendizado de inglês mais envolvente e prático, dando destaque para a gamificação, uma MA que utiliza elementos de jogos para tornar as aulas mais divertidas e eficazes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é promover reflexões críticas a respeito da gamificação como abordagem pedagógica de Metodologia Ativa para uma aprendizagem significativa em Língua Inglesa na era das tecnologias digitais. Para atender tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, apoiada na metodologia de Estado do Conhecimento, que se trata de uma atividade acadêmica que tem como objetivo explorar, organizar e examinar a produção acadêmica relacionada a uma área específica de estudo. E após a análise de sete produções acadêmicas que tem a aplicação da gamificação como centro, concluiu-se que a gamificação é uma abordagem inovadora e tem grande relevância no contexto de ensino da língua inglesa, porém, diversos elementos devem ser considerados para que a sua aplicação seja, de fato, significativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-28T18:08:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-28 2024-03-28T18:08:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35284 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DANTAS, Martha Morais. Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. 2023. 40f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35284 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Martha Morais. Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. 2023. 40f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Formação de Professores - CFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/35284/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/35284/1/MARTHA+MORIAS+DANTAS.+MONOGRAFIA+LETRAS+-+L%C3%8DNGUA+INGLES.+CFP+2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 9d9d7e13c1b47fe732de550dc318bcd8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396932563894272 |