Entre a alma e a carne: escrituras do feminino em São Bernardo de Graciliano Ramos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Alanny Paulo Ricardo de.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35052
Resumo: O nosso trabalho se propõe a analisar as representações do feminino na década de 1930, e sua interação com o corpo textual de São Bernardo, romance de Graciliano Ramos, fonte principal de nossa discussão. Problematizaremos a construção do feminino realizada pelo narrador personagem Paulo Honório e as rupturas do cenário imaginado por ele empreendidas por sua esposa Madalena. Uma personagem silenciada que só se faz dizível através do outro, do olhar de Paulo Honório, que a partir de suas memórias, fonte de sua inspiração para escrever um livro que narra-se sua história de vida, tenta expurgar o passado e reviver os sentidos, sentimentos e sensações passadas. Em seu enredo o narrador personagem constrói um processo de reificação, se relacionando com o mundo através da lógica do capital, transformando as relações sociais em comercias. Ao não se render a essa lógica do mando Madalena começa a entrar em atrito com seu cônjuge, e é nesse cenário de brigas entre o casal que podemos perceber na narrativa diversas representações sobre o feminino, as quais eram munidas em sua maioria de vários tipos de preconceitos, de normas e de tentativas de disciplinarização do corpo feminino. Madalena apresentava um domínio sobre o saber, o qual seu marido não possuía, tinha aspirações comunistas, não possuía religião, não se interessava pelos afazeres domésticos nem muito menos por seu filho. Esse comportamento considerado “desviante”, para a sociedade brasileira da década de 1930, adjetivava a mulher como uma “doente moral” um “perigo” para a nação, pois elas eram as responsáveis por cuidar dos filhos e do futuro da pátria. Graciliano constrói sua narrativa privilegiando este embate entre o eu e o outro, entre o feminino e o masculino, entre a tradição e o moderno. Entendendo a literatura como uma forma de acesso aos discursos que circularam em uma determinada época, carregada de sensibilidades e sociabilidades, buscamos nos aproximar dos vestígios e rastros que esta nos traz, na tentativa de investigar a construção de discursos e representações sobre o feminino na sociedade brasileira da década 1930 do século xx. Palavras chaves: representação; feminino; São Bernardo.
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