Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512 |
Resumo: | O artigo traz reflexões sobre interfaces da formação continua de professores(as) em Educação do Campo com a Agroecologia e com a Educação Matemática Crítica (EMC). Para tanto, apoia-se em estudos realizados nesses domínios para apresentar duas experiências formativas vivenciadas com metodologias e públicos distintos: a primeira em uma formação em Agroecologia para professores(as) de escolas do campo no quadro da Ação Escola da Terra em Pernambuco, e a segunda em um minicurso que versou sobre os ambientes de aprendizagem, à luz da EMC, com professores(as) de escolas do campo, estudantes e pesquisadores(as), que traz reflexões sobre a experiência da professora formadora. Apresentam-se dois relatos de experiência por meio de uma análise qualitativa de dados que decorrem da interação e vivência em sala de aula. O desenvolvimento das ações evidenciou, por um lado, a relevância da relação entre os domínios de referência e, por outro, a força da formação continua de professores(as) como ato de resistência diante dos desmontes atuais das políticas públicas, notadamente, nos contextos da Educação do Campo. |
id |
UFCG_3feb2960c2abda59c479f6d78043ea22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35512 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica.Continuing training in Rural Education: interfaces with Agroecology and Critical Mathematics Education.Educação do CampoEducação Matemática CríticaAgroecologia e Educação do CampoFormação continuadaCountryside EducationCritical Mathematics EducationAgroecology and Rural EducationContinuing trainingEducação.O artigo traz reflexões sobre interfaces da formação continua de professores(as) em Educação do Campo com a Agroecologia e com a Educação Matemática Crítica (EMC). Para tanto, apoia-se em estudos realizados nesses domínios para apresentar duas experiências formativas vivenciadas com metodologias e públicos distintos: a primeira em uma formação em Agroecologia para professores(as) de escolas do campo no quadro da Ação Escola da Terra em Pernambuco, e a segunda em um minicurso que versou sobre os ambientes de aprendizagem, à luz da EMC, com professores(as) de escolas do campo, estudantes e pesquisadores(as), que traz reflexões sobre a experiência da professora formadora. Apresentam-se dois relatos de experiência por meio de uma análise qualitativa de dados que decorrem da interação e vivência em sala de aula. O desenvolvimento das ações evidenciou, por um lado, a relevância da relação entre os domínios de referência e, por outro, a força da formação continua de professores(as) como ato de resistência diante dos desmontes atuais das políticas públicas, notadamente, nos contextos da Educação do Campo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-04-25T18:32:06Z2024-04-252024-04-25T18:32:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512LIMA, Iranete Maria da Silva; CARVALHO, Cynthia Xavier de; LIMA, Aldinete Silvino de. Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. Inter-Ação, Goiânia, v.47, n.2, p.580-597, mai/ago. 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512porLIMA, Iranete Maria da Silva.CARVALHO, Cynthia Xavier de.LIMA, Aldinete Silvino de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-01T14:59:40Zoai:localhost:riufcg/35512Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-01T14:59:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. Continuing training in Rural Education: interfaces with Agroecology and Critical Mathematics Education. |
title |
Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. |
spellingShingle |
Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. LIMA, Iranete Maria da Silva. Educação do Campo Educação Matemática Crítica Agroecologia e Educação do Campo Formação continuada Countryside Education Critical Mathematics Education Agroecology and Rural Education Continuing training Educação. |
title_short |
Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. |
title_full |
Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. |
title_fullStr |
Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. |
title_full_unstemmed |
Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. |
title_sort |
Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. |
author |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author_facet |
LIMA, Iranete Maria da Silva. CARVALHO, Cynthia Xavier de. LIMA, Aldinete Silvino de. |
author_role |
author |
author2 |
CARVALHO, Cynthia Xavier de. LIMA, Aldinete Silvino de. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Iranete Maria da Silva. CARVALHO, Cynthia Xavier de. LIMA, Aldinete Silvino de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Educação Matemática Crítica Agroecologia e Educação do Campo Formação continuada Countryside Education Critical Mathematics Education Agroecology and Rural Education Continuing training Educação. |
topic |
Educação do Campo Educação Matemática Crítica Agroecologia e Educação do Campo Formação continuada Countryside Education Critical Mathematics Education Agroecology and Rural Education Continuing training Educação. |
description |
O artigo traz reflexões sobre interfaces da formação continua de professores(as) em Educação do Campo com a Agroecologia e com a Educação Matemática Crítica (EMC). Para tanto, apoia-se em estudos realizados nesses domínios para apresentar duas experiências formativas vivenciadas com metodologias e públicos distintos: a primeira em uma formação em Agroecologia para professores(as) de escolas do campo no quadro da Ação Escola da Terra em Pernambuco, e a segunda em um minicurso que versou sobre os ambientes de aprendizagem, à luz da EMC, com professores(as) de escolas do campo, estudantes e pesquisadores(as), que traz reflexões sobre a experiência da professora formadora. Apresentam-se dois relatos de experiência por meio de uma análise qualitativa de dados que decorrem da interação e vivência em sala de aula. O desenvolvimento das ações evidenciou, por um lado, a relevância da relação entre os domínios de referência e, por outro, a força da formação continua de professores(as) como ato de resistência diante dos desmontes atuais das políticas públicas, notadamente, nos contextos da Educação do Campo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-04-25T18:32:06Z 2024-04-25 2024-04-25T18:32:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512 LIMA, Iranete Maria da Silva; CARVALHO, Cynthia Xavier de; LIMA, Aldinete Silvino de. Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. Inter-Ação, Goiânia, v.47, n.2, p.580-597, mai/ago. 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512 |
identifier_str_mv |
LIMA, Iranete Maria da Silva; CARVALHO, Cynthia Xavier de; LIMA, Aldinete Silvino de. Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. Inter-Ação, Goiânia, v.47, n.2, p.580-597, mai/ago. 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744620511297536 |