Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Iranete Maria da Silva.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: CARVALHO, Cynthia Xavier de., LIMA, Aldinete Silvino de.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512
Resumo: O artigo traz reflexões sobre interfaces da formação continua de professores(as) em Educação do Campo com a Agroecologia e com a Educação Matemática Crítica (EMC). Para tanto, apoia-se em estudos realizados nesses domínios para apresentar duas experiências formativas vivenciadas com metodologias e públicos distintos: a primeira em uma formação em Agroecologia para professores(as) de escolas do campo no quadro da Ação Escola da Terra em Pernambuco, e a segunda em um minicurso que versou sobre os ambientes de aprendizagem, à luz da EMC, com professores(as) de escolas do campo, estudantes e pesquisadores(as), que traz reflexões sobre a experiência da professora formadora. Apresentam-se dois relatos de experiência por meio de uma análise qualitativa de dados que decorrem da interação e vivência em sala de aula. O desenvolvimento das ações evidenciou, por um lado, a relevância da relação entre os domínios de referência e, por outro, a força da formação continua de professores(as) como ato de resistência diante dos desmontes atuais das políticas públicas, notadamente, nos contextos da Educação do Campo.
id UFCG_3feb2960c2abda59c479f6d78043ea22
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35512
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica.Continuing training in Rural Education: interfaces with Agroecology and Critical Mathematics Education.Educação do CampoEducação Matemática CríticaAgroecologia e Educação do CampoFormação continuadaCountryside EducationCritical Mathematics EducationAgroecology and Rural EducationContinuing trainingEducação.O artigo traz reflexões sobre interfaces da formação continua de professores(as) em Educação do Campo com a Agroecologia e com a Educação Matemática Crítica (EMC). Para tanto, apoia-se em estudos realizados nesses domínios para apresentar duas experiências formativas vivenciadas com metodologias e públicos distintos: a primeira em uma formação em Agroecologia para professores(as) de escolas do campo no quadro da Ação Escola da Terra em Pernambuco, e a segunda em um minicurso que versou sobre os ambientes de aprendizagem, à luz da EMC, com professores(as) de escolas do campo, estudantes e pesquisadores(as), que traz reflexões sobre a experiência da professora formadora. Apresentam-se dois relatos de experiência por meio de uma análise qualitativa de dados que decorrem da interação e vivência em sala de aula. O desenvolvimento das ações evidenciou, por um lado, a relevância da relação entre os domínios de referência e, por outro, a força da formação continua de professores(as) como ato de resistência diante dos desmontes atuais das políticas públicas, notadamente, nos contextos da Educação do Campo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-04-25T18:32:06Z2024-04-252024-04-25T18:32:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512LIMA, Iranete Maria da Silva; CARVALHO, Cynthia Xavier de; LIMA, Aldinete Silvino de. Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. Inter-Ação, Goiânia, v.47, n.2, p.580-597, mai/ago. 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512porLIMA, Iranete Maria da Silva.CARVALHO, Cynthia Xavier de.LIMA, Aldinete Silvino de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-01T14:59:40Zoai:localhost:riufcg/35512Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-01T14:59:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica.
Continuing training in Rural Education: interfaces with Agroecology and Critical Mathematics Education.
title Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica.
spellingShingle Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
Agroecologia e Educação do Campo
Formação continuada
Countryside Education
Critical Mathematics Education
Agroecology and Rural Education
Continuing training
Educação.
title_short Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica.
title_full Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica.
title_fullStr Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica.
title_full_unstemmed Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica.
title_sort Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica.
author LIMA, Iranete Maria da Silva.
author_facet LIMA, Iranete Maria da Silva.
CARVALHO, Cynthia Xavier de.
LIMA, Aldinete Silvino de.
author_role author
author2 CARVALHO, Cynthia Xavier de.
LIMA, Aldinete Silvino de.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Iranete Maria da Silva.
CARVALHO, Cynthia Xavier de.
LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
Agroecologia e Educação do Campo
Formação continuada
Countryside Education
Critical Mathematics Education
Agroecology and Rural Education
Continuing training
Educação.
topic Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
Agroecologia e Educação do Campo
Formação continuada
Countryside Education
Critical Mathematics Education
Agroecology and Rural Education
Continuing training
Educação.
description O artigo traz reflexões sobre interfaces da formação continua de professores(as) em Educação do Campo com a Agroecologia e com a Educação Matemática Crítica (EMC). Para tanto, apoia-se em estudos realizados nesses domínios para apresentar duas experiências formativas vivenciadas com metodologias e públicos distintos: a primeira em uma formação em Agroecologia para professores(as) de escolas do campo no quadro da Ação Escola da Terra em Pernambuco, e a segunda em um minicurso que versou sobre os ambientes de aprendizagem, à luz da EMC, com professores(as) de escolas do campo, estudantes e pesquisadores(as), que traz reflexões sobre a experiência da professora formadora. Apresentam-se dois relatos de experiência por meio de uma análise qualitativa de dados que decorrem da interação e vivência em sala de aula. O desenvolvimento das ações evidenciou, por um lado, a relevância da relação entre os domínios de referência e, por outro, a força da formação continua de professores(as) como ato de resistência diante dos desmontes atuais das políticas públicas, notadamente, nos contextos da Educação do Campo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-04-25T18:32:06Z
2024-04-25
2024-04-25T18:32:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512
LIMA, Iranete Maria da Silva; CARVALHO, Cynthia Xavier de; LIMA, Aldinete Silvino de. Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. Inter-Ação, Goiânia, v.47, n.2, p.580-597, mai/ago. 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512
identifier_str_mv LIMA, Iranete Maria da Silva; CARVALHO, Cynthia Xavier de; LIMA, Aldinete Silvino de. Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. Inter-Ação, Goiânia, v.47, n.2, p.580-597, mai/ago. 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620511297536