Genética, microbiologia e genética microbiana sob a percepção de estudantes e professores do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Maria Valnice Medeiros.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25873
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem de ciências e biologia apresentam-se como de difícil compreensão e quando se tratando de áreas especificas que envolvem estruturas microscópicas e moleculares, como é o caso da microbiologia e da genética, observa-se que a dificuldade aumenta. Para entendermos não só as dificuldades, mas os fatores que afetam o ensino de forma geral, levamos em consideração três agentes essenciais para a efetivação do processo, sendo estes: o estudante, sujeito ativo da construção do conhecimento, o professor, agente mediador do conhecimento, e por fim, mais não menos importante, o uso de recursos ou suportes didáticos, mais especificamente o livro didático. Partindo deste pressuposto, o trabalho teve como objetivo verificar o conhecimento por parte dos estudantes com relação ao tema genética microbiana e sua relação com o cotidiano, identificar as abordagens e desafios do ensino de genética e microbiologia na percepção dos professores e por fim, verificar as abordagens alternativas de ensino. A pesquisa foi realizada em três Escolas Estaduais dos municípios de Cuité, Nova Floresta e Picuí, sendo respectivamente, Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira e Escola Estadual de Ensino Médio Professor Lordão. O estudo aconteceu em três etapas de modo que na primeira etapa foram aplicados questionários semiestruturados aos estudantes das turmas de 3o Ano do ensino médio das instituições pesquisadas. Na segunda etapa aplicaram-se questionários semiestruturados com professores das escolas pesquisadas e na a terceira e última etapa um primeiro momento foi de aplicação de questionários aos professores sobre a utilização e a eficiência das atividades propostas pelo manual do livro didático, enquanto o segundo momento foi de análise do manual dos dois livros didáticos usados nas três instituições pesquisadas, tomando como base quatro critérios pré-estabelecidos. Como resultado observou-se que em ambas as esferas pesquisadas há falhas no que diz respeito à atuação do professor, ao posicionamento do mesmo quanto à função do livro didático e à aprendizagem do estudante, embora não se pretenda direcionar a responsabilidade para uma das partes envolvidas, já que o processo de ensino-aprendizagem configura-se como uma relação dialética e não individual.
id UFCG_450c2cdec95b0314de18133b47681e84
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/25873
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Genética, microbiologia e genética microbiana sob a percepção de estudantes e professores do ensino médio.Genetics, microbiology and microbial genetics under the perception of high school students and teachers.Genética, microbiología y genética microbiana bajo la percepción de estudiantes y profesores de secundaria.Genética e microbiologiaGenética e microbiologia – ensino e aprendizagemGenética e microbiologia – recursos didáticosGenetics and microbiologyGenetics and microbiology - teaching resourcesGenetics and microbiology – teaching and learningEnsino - aprendizagemO processo de ensino-aprendizagem de ciências e biologia apresentam-se como de difícil compreensão e quando se tratando de áreas especificas que envolvem estruturas microscópicas e moleculares, como é o caso da microbiologia e da genética, observa-se que a dificuldade aumenta. Para entendermos não só as dificuldades, mas os fatores que afetam o ensino de forma geral, levamos em consideração três agentes essenciais para a efetivação do processo, sendo estes: o estudante, sujeito ativo da construção do conhecimento, o professor, agente mediador do conhecimento, e por fim, mais não menos importante, o uso de recursos ou suportes didáticos, mais especificamente o livro didático. Partindo deste pressuposto, o trabalho teve como objetivo verificar o conhecimento por parte dos estudantes com relação ao tema genética microbiana e sua relação com o cotidiano, identificar as abordagens e desafios do ensino de genética e microbiologia na percepção dos professores e por fim, verificar as abordagens alternativas de ensino. A pesquisa foi realizada em três Escolas Estaduais dos municípios de Cuité, Nova Floresta e Picuí, sendo respectivamente, Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira e Escola Estadual de Ensino Médio Professor Lordão. O estudo aconteceu em três etapas de modo que na primeira etapa foram aplicados questionários semiestruturados aos estudantes das turmas de 3o Ano do ensino médio das instituições pesquisadas. Na segunda etapa aplicaram-se questionários semiestruturados com professores das escolas pesquisadas e na a terceira e última etapa um primeiro momento foi de aplicação de questionários aos professores sobre a utilização e a eficiência das atividades propostas pelo manual do livro didático, enquanto o segundo momento foi de análise do manual dos dois livros didáticos usados nas três instituições pesquisadas, tomando como base quatro critérios pré-estabelecidos. Como resultado observou-se que em ambas as esferas pesquisadas há falhas no que diz respeito à atuação do professor, ao posicionamento do mesmo quanto à função do livro didático e à aprendizagem do estudante, embora não se pretenda direcionar a responsabilidade para uma das partes envolvidas, já que o processo de ensino-aprendizagem configura-se como uma relação dialética e não individual.The process of teaching and learning science and biology are presented as difficult to understand, when the case of specific areas involving microscopic and molecular structures, such as microbiology and genetics is observed that the difficulty increases. To understand not only the difficulties, but the factors that affect teaching in general, we consider three agents considered essential for the effectiveness of the process, namely: the student, active subject of the construction of knowledge, the teacher, mediator of knowledge and finally but not least, the use of resources and educational media, specifically the textbook. Under this assumption , the study aimed to verify the knowledge by the students with respect to microbial genetic issue and its relationship to the everyday, to identify approaches and challenges of genetics and microbiology teaching in the perception of teachers and finally check alternative approaches to teaching .The survey was conducted in three state schools in the municipalities of Cuité, Nova Floresta and Picuí, being respectively, State Preparatory High School Orlando Venâncio Santos, State Elementary School and High School José Rolderick de Oliveira and State Preparatory High School Teacher Lordão . The study took place in three to stages so that in the first stage semi-structured questionnaires were administered to students in 3rd year high school classes of the surveyed institutions. In the second stage were applied semi-structured questionnaires with teachers of the schools surveyed and on the third and last stage a first time was questionnaires to teachers on the use and efficiency of the activities proposed by the textbook manual, while the second time was a manual analysis of the two textbooks used in the three institutions surveyed, based on four pre-established criteria. As a result, it was observed that in both spheres searches for faults in respect to the teacher role, positioning the same as the function of the textbook and the student learning, while not wanting to direct responsibility for a stakeholder as the process of teaching and learning appears as a dialects and not individual relationship.The teaching-learning process of science and biology is presented as difficult understanding and when dealing with specific areas involving structures microscopic and molecular, as is the case of microbiology and genetics, it is observed that the difficulty increases. In order to understand not only the difficulties, but the factors that affect the teaching in general, we take into account three essential agents for the effectiveness of the process, namely: the student, active subject of knowledge construction, the teacher, knowledge mediator, and last but not least, the use of resources or teaching aids, more specifically the textbook. Based on this assumption, the The objective of this work was to verify the knowledge of the students regarding the microbial genetics and its relationship with everyday life, identify approaches and challenges of the teaching of genetics and microbiology in the teachers' perception and, finally, to verify the alternative teaching approaches. The research was carried out in three State Schools in the municipalities of Cuité, Nova Floresta and Picuí, being respectively, State School of Orlando Venâncio dos Santos High School, State School of Elementary and José Rolderrick de Oliveira High School and Professor Lordão State High School. O The study took place in three stages so that in the first stage questionnaires were applied semi-structured to students from 3rd year high school classes at institutions researched. In the second stage, semi-structured questionnaires were applied to teachers of the schools surveyed and in the third and last stage, a first moment was to apply of questionnaires to teachers on the use and efficiency of the activities proposed by the textbook manual, while the second moment was the analysis of the manual of the two textbooks used in the three institutions surveyed, based on four criteria pre-established. As a result, it was observed that in both spheres surveyed there are flaws with regard to the teacher's performance, his positioning regarding the function of the textbook and student learning, although it is not intended to direct the responsibility for one of the parties involved, since the teaching-learning process it is configured as a dialectical and not individual relationship.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584MEDEIROS, Maria Franco Trindade.MEDEIROS, M. F. T.http://lattes.cnpq.br/1164256449539227PAULA, José Carlos de Freitas.PAULA, J. C. de F.http://lattes.cnpq.br/1070998406032540COSTA, Maria Valnice Medeiros.20162022-06-21T20:14:59Z2022-06-212022-06-21T20:14:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25873COSTA, Maria Valnice Medeiros. Genética, microbiologia e genética microbiana sob a percepção de estudantes e professores do ensino médio. 2016. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-21T20:15:49Zoai:localhost:riufcg/25873Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-21T20:15:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Genética, microbiologia e genética microbiana sob a percepção de estudantes e professores do ensino médio.
Genetics, microbiology and microbial genetics under the perception of high school students and teachers.
Genética, microbiología y genética microbiana bajo la percepción de estudiantes y profesores de secundaria.
title Genética, microbiologia e genética microbiana sob a percepção de estudantes e professores do ensino médio.
spellingShingle Genética, microbiologia e genética microbiana sob a percepção de estudantes e professores do ensino médio.
COSTA, Maria Valnice Medeiros.
Genética e microbiologia
Genética e microbiologia – ensino e aprendizagem
Genética e microbiologia – recursos didáticos
Genetics and microbiology
Genetics and microbiology - teaching resources
Genetics and microbiology – teaching and learning
Ensino - aprendizagem
title_short Genética, microbiologia e genética microbiana sob a percepção de estudantes e professores do ensino médio.
title_full Genética, microbiologia e genética microbiana sob a percepção de estudantes e professores do ensino médio.
title_fullStr Genética, microbiologia e genética microbiana sob a percepção de estudantes e professores do ensino médio.
title_full_unstemmed Genética, microbiologia e genética microbiana sob a percepção de estudantes e professores do ensino médio.
title_sort Genética, microbiologia e genética microbiana sob a percepção de estudantes e professores do ensino médio.
author COSTA, Maria Valnice Medeiros.
author_facet COSTA, Maria Valnice Medeiros.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SODRÉ NETO, Luiz.
SODRÉ NETO, L.
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
MEDEIROS, M. F. T.
http://lattes.cnpq.br/1164256449539227
PAULA, José Carlos de Freitas.
PAULA, J. C. de F.
http://lattes.cnpq.br/1070998406032540
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Maria Valnice Medeiros.
dc.subject.por.fl_str_mv Genética e microbiologia
Genética e microbiologia – ensino e aprendizagem
Genética e microbiologia – recursos didáticos
Genetics and microbiology
Genetics and microbiology - teaching resources
Genetics and microbiology – teaching and learning
Ensino - aprendizagem
topic Genética e microbiologia
Genética e microbiologia – ensino e aprendizagem
Genética e microbiologia – recursos didáticos
Genetics and microbiology
Genetics and microbiology - teaching resources
Genetics and microbiology – teaching and learning
Ensino - aprendizagem
description O processo de ensino-aprendizagem de ciências e biologia apresentam-se como de difícil compreensão e quando se tratando de áreas especificas que envolvem estruturas microscópicas e moleculares, como é o caso da microbiologia e da genética, observa-se que a dificuldade aumenta. Para entendermos não só as dificuldades, mas os fatores que afetam o ensino de forma geral, levamos em consideração três agentes essenciais para a efetivação do processo, sendo estes: o estudante, sujeito ativo da construção do conhecimento, o professor, agente mediador do conhecimento, e por fim, mais não menos importante, o uso de recursos ou suportes didáticos, mais especificamente o livro didático. Partindo deste pressuposto, o trabalho teve como objetivo verificar o conhecimento por parte dos estudantes com relação ao tema genética microbiana e sua relação com o cotidiano, identificar as abordagens e desafios do ensino de genética e microbiologia na percepção dos professores e por fim, verificar as abordagens alternativas de ensino. A pesquisa foi realizada em três Escolas Estaduais dos municípios de Cuité, Nova Floresta e Picuí, sendo respectivamente, Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira e Escola Estadual de Ensino Médio Professor Lordão. O estudo aconteceu em três etapas de modo que na primeira etapa foram aplicados questionários semiestruturados aos estudantes das turmas de 3o Ano do ensino médio das instituições pesquisadas. Na segunda etapa aplicaram-se questionários semiestruturados com professores das escolas pesquisadas e na a terceira e última etapa um primeiro momento foi de aplicação de questionários aos professores sobre a utilização e a eficiência das atividades propostas pelo manual do livro didático, enquanto o segundo momento foi de análise do manual dos dois livros didáticos usados nas três instituições pesquisadas, tomando como base quatro critérios pré-estabelecidos. Como resultado observou-se que em ambas as esferas pesquisadas há falhas no que diz respeito à atuação do professor, ao posicionamento do mesmo quanto à função do livro didático e à aprendizagem do estudante, embora não se pretenda direcionar a responsabilidade para uma das partes envolvidas, já que o processo de ensino-aprendizagem configura-se como uma relação dialética e não individual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-06-21T20:14:59Z
2022-06-21
2022-06-21T20:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25873
COSTA, Maria Valnice Medeiros. Genética, microbiologia e genética microbiana sob a percepção de estudantes e professores do ensino médio. 2016. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25873
identifier_str_mv COSTA, Maria Valnice Medeiros. Genética, microbiologia e genética microbiana sob a percepção de estudantes e professores do ensino médio. 2016. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744545490927616