Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Géssica Gonçalves de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6339
Resumo: O uso das tecnologias, atualmente, tem sido visto como um dos recursos de suma importância por diversas áreas, em especial a Educação. Nesse cenário aonde a tecnologia vem conquistando espaço, o professor deve seguir estimulado a utilizar destes novos recursos ao seu favor para instigar uma prática docente atualizada em termos da tecnologia. Pensando nisso, o presente estudo aborda a temática “Tecnologias digitais utilizadas nas séries iniciais do ensino fundamental”, tendo como objetivo geral analisar o nível de conhecimento sobre tecnologias digitais dos professores no ensino fundamental na zona urbana no município de Aurora-CE. Quanto à natureza é pesquisa aplicada, e descritiva em relação aos objetivos. Caracteriza tanto qualitativa como quantitativa quanto a abordagem de análise dos dados. Quanto aos procedimentos metodológicos é uma pesquisa bibliográfica e estudo de campo, pois foi necessário o embasamento teórico em documentos já publicados e o contato com os participantes para levantamento dos dados. Como instrumento de coleta, o questionário foi escolhido para obtenção dos dados, aplicado com as professoras do ensino fundamental I das duas escolas municipais em Aurora-Ce. Para o enriquecimento dessa pesquisa, foram trabalhados com teóricos da Educação e tecnologia, como: Cardoso, Gouvêa, Kenki, Lopes, Moran, Malusa, Marconi, Pais, Sansho. Na consumação desta pesquisa, é notável o quão é importante à formação dos professores na área das tecnologias, pois há um leque de opções para se trabalhar, entretanto sem uma formação necessária é impossível observar as dimensões de como utilizar com as tecnologias, que tanto podem auxiliar o ensino e aprendizagem.
id UFCG_4adf754800a4d9d1059afccbf832f1bd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6339
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental.Digital technologies used in the early grades of elementary school.Formação de professoresTecnologiaEnsino - aprendizagemEnsino fundamentalTeacher trainingTechnologyTeaching-learningElementary SchoolEducação.O uso das tecnologias, atualmente, tem sido visto como um dos recursos de suma importância por diversas áreas, em especial a Educação. Nesse cenário aonde a tecnologia vem conquistando espaço, o professor deve seguir estimulado a utilizar destes novos recursos ao seu favor para instigar uma prática docente atualizada em termos da tecnologia. Pensando nisso, o presente estudo aborda a temática “Tecnologias digitais utilizadas nas séries iniciais do ensino fundamental”, tendo como objetivo geral analisar o nível de conhecimento sobre tecnologias digitais dos professores no ensino fundamental na zona urbana no município de Aurora-CE. Quanto à natureza é pesquisa aplicada, e descritiva em relação aos objetivos. Caracteriza tanto qualitativa como quantitativa quanto a abordagem de análise dos dados. Quanto aos procedimentos metodológicos é uma pesquisa bibliográfica e estudo de campo, pois foi necessário o embasamento teórico em documentos já publicados e o contato com os participantes para levantamento dos dados. Como instrumento de coleta, o questionário foi escolhido para obtenção dos dados, aplicado com as professoras do ensino fundamental I das duas escolas municipais em Aurora-Ce. Para o enriquecimento dessa pesquisa, foram trabalhados com teóricos da Educação e tecnologia, como: Cardoso, Gouvêa, Kenki, Lopes, Moran, Malusa, Marconi, Pais, Sansho. Na consumação desta pesquisa, é notável o quão é importante à formação dos professores na área das tecnologias, pois há um leque de opções para se trabalhar, entretanto sem uma formação necessária é impossível observar as dimensões de como utilizar com as tecnologias, que tanto podem auxiliar o ensino e aprendizagem.The use of technologies today has been seen as one of the most important resources in several areas, especially Education. In this scenario where technology is gaining space, the teacher must continue to be stimulated to use these new resources in his favor to instigate a state-of-the-art teaching practice. With this in mind, the present study addresses the theme "Digital technologies used in the initial grades of elementary school", with the general objective of analyzing the level of knowledge about digital technologies of teachers in elementary education in the urban area in the municipality of Aurora-CE. As for nature is applied research, and descriptive in relation to the objectives. It characterizes both qualitative and quantitative as the data analysis approach. As for the methodological procedures is a bibliographical research and field study, because it was necessary the theoretical basis in documents already published and the contact with the participants to collect the data. As a collection instrument, the questionnaire was chosen to obtain the data, applied with the elementary school teachers I of the two municipal schools in Aurora-Ce. For the enrichment of this research, were worked with education and technology theorists, such as: Cardoso, Gouvêa, Kenki, Lopes, Moran, Malusa, Marconi, Pais, Sansho. In the completion of this research, it is remarkable how important is the training of teachers in the area of technologies, since there are a range of options to work, however without a necessary training it is impossible to observe the dimensions of how to use with the technologies, which can either teaching and learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Edílson Leite da.SILVA, Edílson Leite da.http://lattes.cnpq.br/1381000357023652CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.CEZÁRIO, Danilo de Sousa.SOUZA, Géssica Gonçalves de.2017-08-292019-08-29T14:19:34Z2019-08-292019-08-29T14:19:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6339SOUZA, Géssica Gonçalves de. Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental. 2017. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T11:52:37Zoai:localhost:riufcg/6339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T11:52:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental.
Digital technologies used in the early grades of elementary school.
title Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental.
spellingShingle Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental.
SOUZA, Géssica Gonçalves de.
Formação de professores
Tecnologia
Ensino - aprendizagem
Ensino fundamental
Teacher training
Technology
Teaching-learning
Elementary School
Educação.
title_short Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental.
title_full Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental.
title_fullStr Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental.
title_sort Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental.
author SOUZA, Géssica Gonçalves de.
author_facet SOUZA, Géssica Gonçalves de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Edílson Leite da.
SILVA, Edílson Leite da.
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Géssica Gonçalves de.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Tecnologia
Ensino - aprendizagem
Ensino fundamental
Teacher training
Technology
Teaching-learning
Elementary School
Educação.
topic Formação de professores
Tecnologia
Ensino - aprendizagem
Ensino fundamental
Teacher training
Technology
Teaching-learning
Elementary School
Educação.
description O uso das tecnologias, atualmente, tem sido visto como um dos recursos de suma importância por diversas áreas, em especial a Educação. Nesse cenário aonde a tecnologia vem conquistando espaço, o professor deve seguir estimulado a utilizar destes novos recursos ao seu favor para instigar uma prática docente atualizada em termos da tecnologia. Pensando nisso, o presente estudo aborda a temática “Tecnologias digitais utilizadas nas séries iniciais do ensino fundamental”, tendo como objetivo geral analisar o nível de conhecimento sobre tecnologias digitais dos professores no ensino fundamental na zona urbana no município de Aurora-CE. Quanto à natureza é pesquisa aplicada, e descritiva em relação aos objetivos. Caracteriza tanto qualitativa como quantitativa quanto a abordagem de análise dos dados. Quanto aos procedimentos metodológicos é uma pesquisa bibliográfica e estudo de campo, pois foi necessário o embasamento teórico em documentos já publicados e o contato com os participantes para levantamento dos dados. Como instrumento de coleta, o questionário foi escolhido para obtenção dos dados, aplicado com as professoras do ensino fundamental I das duas escolas municipais em Aurora-Ce. Para o enriquecimento dessa pesquisa, foram trabalhados com teóricos da Educação e tecnologia, como: Cardoso, Gouvêa, Kenki, Lopes, Moran, Malusa, Marconi, Pais, Sansho. Na consumação desta pesquisa, é notável o quão é importante à formação dos professores na área das tecnologias, pois há um leque de opções para se trabalhar, entretanto sem uma formação necessária é impossível observar as dimensões de como utilizar com as tecnologias, que tanto podem auxiliar o ensino e aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-29
2019-08-29T14:19:34Z
2019-08-29
2019-08-29T14:19:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6339
SOUZA, Géssica Gonçalves de. Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental. 2017. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6339
identifier_str_mv SOUZA, Géssica Gonçalves de. Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental. 2017. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389671485440