Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13030 |
Resumo: | O trabalho aborda a importância da leitura na nossa vida que e antes de tudo um objeto de ensino ao qual tem como finalidade formar seres humanos críticos capaz de ler entrelinhas e assumir uma posição frente as diversas fontes de conhecimentos. Para isso, e necessário que as escolas desenvolvam a pratica de leitura para as crianças e só assim teremos pessoas informadas acerca dos acontecimentos da sociedade. Também apresenta as dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano com relação a leitura desenvolvida pela escola, isto e os mesmos se preocupam muito com a aprendizagem dos alunos porque eles não conseguem assimilar os conhecimentos de forma clara e objetiva e por esse motivo acabam evadindo da escola. Por isso, o objetivo geral e identificar as causas que dificultam a aprendizagem dos educandos na área da leitura. Nesse caso, adotamos como metodologia, a observação e o questionário porque através de um estudo sistematizado os educadores pudessem encontrar uma solução para o problema. Outro fato preocupante na educação se refere a formação dos professores e sua pratica de ensino. Neste contexto, os educadores não conseguem desenvolver um ensino de qualidade porque os órgãos educacionais não disponibilizam de recursos tecnológicos para as escolas e dessa forma compromete a qualidade do ensino e o aluno e quem sai prejudicado porque não tem uma aprendizagem satisfatória. Para o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos e analises dos dados utilizamos o Estudo de Caso que teve como objetivo conhecer a escola, os professores, alunos, funcionários e sua pratica de ensino. O questionário aplicado para os alunos teve como finalidade adquirir informações de como esta a aprendizagem dos mesmos referente a leitura. Já o questionário aplicado para os professores visa analisar como ele esta desenvolvendo a pratica de leitura na sala de aula. Finalizando com o questionário para o gestor que teve como objetivo saber como o mesmo esta auxiliando o professor neste contexto e quais os projetos que a escola tem para tentar solucionar o problema dos alunos com relação a leitura. |
id |
UFCG_4df7bbcd18ea44784c07c6e5f212b6f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13030 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social.The different uses of reading: from school to social context.LeituraPrática de leituraLeitura- educandosReadingReading practiceReading - studentsO trabalho aborda a importância da leitura na nossa vida que e antes de tudo um objeto de ensino ao qual tem como finalidade formar seres humanos críticos capaz de ler entrelinhas e assumir uma posição frente as diversas fontes de conhecimentos. Para isso, e necessário que as escolas desenvolvam a pratica de leitura para as crianças e só assim teremos pessoas informadas acerca dos acontecimentos da sociedade. Também apresenta as dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano com relação a leitura desenvolvida pela escola, isto e os mesmos se preocupam muito com a aprendizagem dos alunos porque eles não conseguem assimilar os conhecimentos de forma clara e objetiva e por esse motivo acabam evadindo da escola. Por isso, o objetivo geral e identificar as causas que dificultam a aprendizagem dos educandos na área da leitura. Nesse caso, adotamos como metodologia, a observação e o questionário porque através de um estudo sistematizado os educadores pudessem encontrar uma solução para o problema. Outro fato preocupante na educação se refere a formação dos professores e sua pratica de ensino. Neste contexto, os educadores não conseguem desenvolver um ensino de qualidade porque os órgãos educacionais não disponibilizam de recursos tecnológicos para as escolas e dessa forma compromete a qualidade do ensino e o aluno e quem sai prejudicado porque não tem uma aprendizagem satisfatória. Para o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos e analises dos dados utilizamos o Estudo de Caso que teve como objetivo conhecer a escola, os professores, alunos, funcionários e sua pratica de ensino. O questionário aplicado para os alunos teve como finalidade adquirir informações de como esta a aprendizagem dos mesmos referente a leitura. Já o questionário aplicado para os professores visa analisar como ele esta desenvolvendo a pratica de leitura na sala de aula. Finalizando com o questionário para o gestor que teve como objetivo saber como o mesmo esta auxiliando o professor neste contexto e quais os projetos que a escola tem para tentar solucionar o problema dos alunos com relação a leitura.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SOUZA, Francisco de Assis Soares de.2009-02-202020-06-26T18:35:33Z2020-06-262020-06-26T18:35:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13030SOUZA, Francisco de Assis Soares de. Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. 66f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T12:39:58Zoai:localhost:riufcg/13030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:39:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. The different uses of reading: from school to social context. |
title |
Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. |
spellingShingle |
Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. SOUZA, Francisco de Assis Soares de. Leitura Prática de leitura Leitura- educandos Reading Reading practice Reading - students |
title_short |
Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. |
title_full |
Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. |
title_fullStr |
Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. |
title_full_unstemmed |
Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. |
title_sort |
Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. |
author |
SOUZA, Francisco de Assis Soares de. |
author_facet |
SOUZA, Francisco de Assis Soares de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Francisco de Assis Soares de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Prática de leitura Leitura- educandos Reading Reading practice Reading - students |
topic |
Leitura Prática de leitura Leitura- educandos Reading Reading practice Reading - students |
description |
O trabalho aborda a importância da leitura na nossa vida que e antes de tudo um objeto de ensino ao qual tem como finalidade formar seres humanos críticos capaz de ler entrelinhas e assumir uma posição frente as diversas fontes de conhecimentos. Para isso, e necessário que as escolas desenvolvam a pratica de leitura para as crianças e só assim teremos pessoas informadas acerca dos acontecimentos da sociedade. Também apresenta as dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano com relação a leitura desenvolvida pela escola, isto e os mesmos se preocupam muito com a aprendizagem dos alunos porque eles não conseguem assimilar os conhecimentos de forma clara e objetiva e por esse motivo acabam evadindo da escola. Por isso, o objetivo geral e identificar as causas que dificultam a aprendizagem dos educandos na área da leitura. Nesse caso, adotamos como metodologia, a observação e o questionário porque através de um estudo sistematizado os educadores pudessem encontrar uma solução para o problema. Outro fato preocupante na educação se refere a formação dos professores e sua pratica de ensino. Neste contexto, os educadores não conseguem desenvolver um ensino de qualidade porque os órgãos educacionais não disponibilizam de recursos tecnológicos para as escolas e dessa forma compromete a qualidade do ensino e o aluno e quem sai prejudicado porque não tem uma aprendizagem satisfatória. Para o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos e analises dos dados utilizamos o Estudo de Caso que teve como objetivo conhecer a escola, os professores, alunos, funcionários e sua pratica de ensino. O questionário aplicado para os alunos teve como finalidade adquirir informações de como esta a aprendizagem dos mesmos referente a leitura. Já o questionário aplicado para os professores visa analisar como ele esta desenvolvendo a pratica de leitura na sala de aula. Finalizando com o questionário para o gestor que teve como objetivo saber como o mesmo esta auxiliando o professor neste contexto e quais os projetos que a escola tem para tentar solucionar o problema dos alunos com relação a leitura. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-20 2020-06-26T18:35:33Z 2020-06-26 2020-06-26T18:35:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13030 SOUZA, Francisco de Assis Soares de. Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. 66f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13030 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Francisco de Assis Soares de. Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. 66f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445199876096 |