Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Francisco de Assis Soares de.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13030
Resumo: O trabalho aborda a importância da leitura na nossa vida que e antes de tudo um objeto de ensino ao qual tem como finalidade formar seres humanos críticos capaz de ler entrelinhas e assumir uma posição frente as diversas fontes de conhecimentos. Para isso, e necessário que as escolas desenvolvam a pratica de leitura para as crianças e só assim teremos pessoas informadas acerca dos acontecimentos da sociedade. Também apresenta as dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano com relação a leitura desenvolvida pela escola, isto e os mesmos se preocupam muito com a aprendizagem dos alunos porque eles não conseguem assimilar os conhecimentos de forma clara e objetiva e por esse motivo acabam evadindo da escola. Por isso, o objetivo geral e identificar as causas que dificultam a aprendizagem dos educandos na área da leitura. Nesse caso, adotamos como metodologia, a observação e o questionário porque através de um estudo sistematizado os educadores pudessem encontrar uma solução para o problema. Outro fato preocupante na educação se refere a formação dos professores e sua pratica de ensino. Neste contexto, os educadores não conseguem desenvolver um ensino de qualidade porque os órgãos educacionais não disponibilizam de recursos tecnológicos para as escolas e dessa forma compromete a qualidade do ensino e o aluno e quem sai prejudicado porque não tem uma aprendizagem satisfatória. Para o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos e analises dos dados utilizamos o Estudo de Caso que teve como objetivo conhecer a escola, os professores, alunos, funcionários e sua pratica de ensino. O questionário aplicado para os alunos teve como finalidade adquirir informações de como esta a aprendizagem dos mesmos referente a leitura. Já o questionário aplicado para os professores visa analisar como ele esta desenvolvendo a pratica de leitura na sala de aula. Finalizando com o questionário para o gestor que teve como objetivo saber como o mesmo esta auxiliando o professor neste contexto e quais os projetos que a escola tem para tentar solucionar o problema dos alunos com relação a leitura.
id UFCG_4df7bbcd18ea44784c07c6e5f212b6f1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13030
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social.The different uses of reading: from school to social context.LeituraPrática de leituraLeitura- educandosReadingReading practiceReading - studentsO trabalho aborda a importância da leitura na nossa vida que e antes de tudo um objeto de ensino ao qual tem como finalidade formar seres humanos críticos capaz de ler entrelinhas e assumir uma posição frente as diversas fontes de conhecimentos. Para isso, e necessário que as escolas desenvolvam a pratica de leitura para as crianças e só assim teremos pessoas informadas acerca dos acontecimentos da sociedade. Também apresenta as dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano com relação a leitura desenvolvida pela escola, isto e os mesmos se preocupam muito com a aprendizagem dos alunos porque eles não conseguem assimilar os conhecimentos de forma clara e objetiva e por esse motivo acabam evadindo da escola. Por isso, o objetivo geral e identificar as causas que dificultam a aprendizagem dos educandos na área da leitura. Nesse caso, adotamos como metodologia, a observação e o questionário porque através de um estudo sistematizado os educadores pudessem encontrar uma solução para o problema. Outro fato preocupante na educação se refere a formação dos professores e sua pratica de ensino. Neste contexto, os educadores não conseguem desenvolver um ensino de qualidade porque os órgãos educacionais não disponibilizam de recursos tecnológicos para as escolas e dessa forma compromete a qualidade do ensino e o aluno e quem sai prejudicado porque não tem uma aprendizagem satisfatória. Para o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos e analises dos dados utilizamos o Estudo de Caso que teve como objetivo conhecer a escola, os professores, alunos, funcionários e sua pratica de ensino. O questionário aplicado para os alunos teve como finalidade adquirir informações de como esta a aprendizagem dos mesmos referente a leitura. Já o questionário aplicado para os professores visa analisar como ele esta desenvolvendo a pratica de leitura na sala de aula. Finalizando com o questionário para o gestor que teve como objetivo saber como o mesmo esta auxiliando o professor neste contexto e quais os projetos que a escola tem para tentar solucionar o problema dos alunos com relação a leitura.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SOUZA, Francisco de Assis Soares de.2009-02-202020-06-26T18:35:33Z2020-06-262020-06-26T18:35:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13030SOUZA, Francisco de Assis Soares de. Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. 66f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T12:39:58Zoai:localhost:riufcg/13030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:39:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social.
The different uses of reading: from school to social context.
title Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social.
spellingShingle Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social.
SOUZA, Francisco de Assis Soares de.
Leitura
Prática de leitura
Leitura- educandos
Reading
Reading practice
Reading - students
title_short Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social.
title_full Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social.
title_fullStr Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social.
title_full_unstemmed Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social.
title_sort Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social.
author SOUZA, Francisco de Assis Soares de.
author_facet SOUZA, Francisco de Assis Soares de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Francisco de Assis Soares de.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Prática de leitura
Leitura- educandos
Reading
Reading practice
Reading - students
topic Leitura
Prática de leitura
Leitura- educandos
Reading
Reading practice
Reading - students
description O trabalho aborda a importância da leitura na nossa vida que e antes de tudo um objeto de ensino ao qual tem como finalidade formar seres humanos críticos capaz de ler entrelinhas e assumir uma posição frente as diversas fontes de conhecimentos. Para isso, e necessário que as escolas desenvolvam a pratica de leitura para as crianças e só assim teremos pessoas informadas acerca dos acontecimentos da sociedade. Também apresenta as dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano com relação a leitura desenvolvida pela escola, isto e os mesmos se preocupam muito com a aprendizagem dos alunos porque eles não conseguem assimilar os conhecimentos de forma clara e objetiva e por esse motivo acabam evadindo da escola. Por isso, o objetivo geral e identificar as causas que dificultam a aprendizagem dos educandos na área da leitura. Nesse caso, adotamos como metodologia, a observação e o questionário porque através de um estudo sistematizado os educadores pudessem encontrar uma solução para o problema. Outro fato preocupante na educação se refere a formação dos professores e sua pratica de ensino. Neste contexto, os educadores não conseguem desenvolver um ensino de qualidade porque os órgãos educacionais não disponibilizam de recursos tecnológicos para as escolas e dessa forma compromete a qualidade do ensino e o aluno e quem sai prejudicado porque não tem uma aprendizagem satisfatória. Para o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos e analises dos dados utilizamos o Estudo de Caso que teve como objetivo conhecer a escola, os professores, alunos, funcionários e sua pratica de ensino. O questionário aplicado para os alunos teve como finalidade adquirir informações de como esta a aprendizagem dos mesmos referente a leitura. Já o questionário aplicado para os professores visa analisar como ele esta desenvolvendo a pratica de leitura na sala de aula. Finalizando com o questionário para o gestor que teve como objetivo saber como o mesmo esta auxiliando o professor neste contexto e quais os projetos que a escola tem para tentar solucionar o problema dos alunos com relação a leitura.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-20
2020-06-26T18:35:33Z
2020-06-26
2020-06-26T18:35:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13030
SOUZA, Francisco de Assis Soares de. Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. 66f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13030
identifier_str_mv SOUZA, Francisco de Assis Soares de. Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. 66f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445199876096