Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Wendell Assis de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8862
Resumo: O propósito para a realização desta pesquisa é o de analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II, exemplar do discente. Com o intuito de promover uma reflexão acerca da história da Língua Portuguesa, desde a sua gênese, o Latim. Tendo como objetivo geral evidenciar a importância da abordagem contextualizada referente à história da língua portuguesa e as variações lexicais ao longo tempo. Além disso, com os objetivos específicos de desenvolver uma fundamentação que trate da evolução lexical da língua; identificar as possíveis lacunas presentes no livro didático; e sugerir uma melhor forma de abordar o ensino na sala de aula. Trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico, descritivo e qualitativo, fundamentado nos autores Assis (2011), Coutinho (2011), Ilari (2006), Basso (2010), Teyssier (2001) dentre outros que também foram de suma importância para a consolidação desta pesquisa. Contudo, após a análise realizada no livro didático, fica claro que a abordagem empregada pelos autores é lacônica ao tratar da contextualização histórica e evolução da língua portuguesa ao longo do tempo. Assim, sendo, mesmo que o(s) leitor (es) tenha (m) um conhecimento prévio sobre o tema, fica nítido que o livro didático analisado apresenta algumas lacunas, no que se refere à contextualização histórica e variação lexical da língua portuguesa, e não pode e nem deve ser empregado como o único meio de fonte de pesquisa.
id UFCG_ec4003bd467cd2cd81ccd7bffe416bf0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8862
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II.Analysis of approaches to lexical variation of the Portuguese language in the 6th grade elementary school textbook II.Língua portuguesa - históriaVariação lexicalLatimLivro didáticoEnsino fundamental IIPortuguese Language - HistoryLexical VariationLatinTextbookElementary School IILetras - Língua Portuguesa.O propósito para a realização desta pesquisa é o de analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II, exemplar do discente. Com o intuito de promover uma reflexão acerca da história da Língua Portuguesa, desde a sua gênese, o Latim. Tendo como objetivo geral evidenciar a importância da abordagem contextualizada referente à história da língua portuguesa e as variações lexicais ao longo tempo. Além disso, com os objetivos específicos de desenvolver uma fundamentação que trate da evolução lexical da língua; identificar as possíveis lacunas presentes no livro didático; e sugerir uma melhor forma de abordar o ensino na sala de aula. Trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico, descritivo e qualitativo, fundamentado nos autores Assis (2011), Coutinho (2011), Ilari (2006), Basso (2010), Teyssier (2001) dentre outros que também foram de suma importância para a consolidação desta pesquisa. Contudo, após a análise realizada no livro didático, fica claro que a abordagem empregada pelos autores é lacônica ao tratar da contextualização histórica e evolução da língua portuguesa ao longo do tempo. Assim, sendo, mesmo que o(s) leitor (es) tenha (m) um conhecimento prévio sobre o tema, fica nítido que o livro didático analisado apresenta algumas lacunas, no que se refere à contextualização histórica e variação lexical da língua portuguesa, e não pode e nem deve ser empregado como o único meio de fonte de pesquisa.The research developed aims to analyze the textbook Portuguese Languages from the student copy by the 6th level of basic teaching II, written by Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. Then, the work promotes a reflection about the History of the Portuguese Language since its beginning, the Latin. Therefore, the general objective is to analyze about the need for a contextualized approach regarding to the history of the Portuguese Language and the lexical variations over time. Furthermore, the research has as specific objectives to develop an explanation that deals with the lexical evolution of the language; to identify the possible gaps presents in the textbook; and to suggest a better way to approach the classroom teaching. It is a work with a bibliographic, descriptive and qualitative stamp, based on the following writers: Assis (2011), Coutinho (2011), Ilari (2006), Basso (2010), Teyssier (2001) among others that also were great important for the consolidation of this research. However, after the analysis made about the textbook, it was observed that the approach used by the authors is laconic when they explore the historical contextualization and the evolution of the Portuguese language over time. Therefore, even if the reader(s) has(ve) a previous knowledge about the theme, it is evident that the textbook analyzed presents some gaps in relation to the historical contextualization and the lexical variation of the Portuguese language, and it cannot and it must not be employed as the only alternative for source of research.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SOUSA, José Wanderley Alves de.ALMEIDA, Wendell Assis de.2019-06-212019-11-05T12:36:52Z2019-11-052019-11-05T12:36:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8862ALMEIDA, Wendell Assis de. Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T13:24:29Zoai:localhost:riufcg/8862Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T13:24:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II.
Analysis of approaches to lexical variation of the Portuguese language in the 6th grade elementary school textbook II.
title Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II.
spellingShingle Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II.
ALMEIDA, Wendell Assis de.
Língua portuguesa - história
Variação lexical
Latim
Livro didático
Ensino fundamental II
Portuguese Language - History
Lexical Variation
Latin
Textbook
Elementary School II
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II.
title_full Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II.
title_fullStr Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II.
title_full_unstemmed Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II.
title_sort Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II.
author ALMEIDA, Wendell Assis de.
author_facet ALMEIDA, Wendell Assis de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Abdoral Inácio da.
SILVA, A. I.
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Wendell Assis de.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - história
Variação lexical
Latim
Livro didático
Ensino fundamental II
Portuguese Language - History
Lexical Variation
Latin
Textbook
Elementary School II
Letras - Língua Portuguesa.
topic Língua portuguesa - história
Variação lexical
Latim
Livro didático
Ensino fundamental II
Portuguese Language - History
Lexical Variation
Latin
Textbook
Elementary School II
Letras - Língua Portuguesa.
description O propósito para a realização desta pesquisa é o de analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II, exemplar do discente. Com o intuito de promover uma reflexão acerca da história da Língua Portuguesa, desde a sua gênese, o Latim. Tendo como objetivo geral evidenciar a importância da abordagem contextualizada referente à história da língua portuguesa e as variações lexicais ao longo tempo. Além disso, com os objetivos específicos de desenvolver uma fundamentação que trate da evolução lexical da língua; identificar as possíveis lacunas presentes no livro didático; e sugerir uma melhor forma de abordar o ensino na sala de aula. Trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico, descritivo e qualitativo, fundamentado nos autores Assis (2011), Coutinho (2011), Ilari (2006), Basso (2010), Teyssier (2001) dentre outros que também foram de suma importância para a consolidação desta pesquisa. Contudo, após a análise realizada no livro didático, fica claro que a abordagem empregada pelos autores é lacônica ao tratar da contextualização histórica e evolução da língua portuguesa ao longo do tempo. Assim, sendo, mesmo que o(s) leitor (es) tenha (m) um conhecimento prévio sobre o tema, fica nítido que o livro didático analisado apresenta algumas lacunas, no que se refere à contextualização histórica e variação lexical da língua portuguesa, e não pode e nem deve ser empregado como o único meio de fonte de pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-21
2019-11-05T12:36:52Z
2019-11-05
2019-11-05T12:36:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8862
ALMEIDA, Wendell Assis de. Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8862
identifier_str_mv ALMEIDA, Wendell Assis de. Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744410476281856