Monografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, Carlos José Barreto.
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268
Resumo: Neste relatório tentaremos abordar um pouco da nossa experiência na disciplina de Prática de Ensino que nos abriu as portas para o estágio supervisionado. Contaremos como funcionou o mesmo, primeiramente partindo de discussões teóricas com o professor da Prática Alarcon Agra do Ó (isso na primeira etapa) e, posteriormente, aprofundando as discussões da disciplina dentro do próprio estágio, seguindo, neste caso, os comentários e sugestões feitas pelo orientador Antônio Clarindo (já na segunda etapa das atividades). Ao explanarmos os textos teóricos enfatizaremos se as teorias funcionaram ou podem ser usadas em sala de aula na prática. Descreveremos também o cronograma de atividades que mostra a forma como foi dividida a carga horária da disciplina. Descreveremos ainda a estrutura física da escola na qual fizemos o estágio supervisionado e como é formado o corpo docente e técnico. Esta parte recebeu o título de: “Se a História é uma arte, o professor é um artista”. Um ponto que achamos muito importante neste relatório é o que aborda, após uma pesquisa rápida e objetiva feita na própria escola, se os PCN's são utilizados na sala de aula e como os professores trabalham com este material. Com isso, convidamos todos a dar um passeio por este relatório para dividir o prazer que foi experenciar a união da teoria com a prática, ou seja, de tentar testar o que aprendemos dentro da Universidade na Escola de Ensino Fundamental e Médio.
id UFCG_548dd2f9223d900a8e3915dd1fbbcd51
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35268
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Monografia.MonographyPrática de ensino de HistóriaFormação docente - HistóriaEstágio supervisionado - HistóriaParâmetros Curriculares NacionaisEnsino de HistóriaHistory teaching practiceTeacher training - HistorySupervised internship - HistoryNational Curriculum ParametersTeaching HistoryHistória.Educação.Neste relatório tentaremos abordar um pouco da nossa experiência na disciplina de Prática de Ensino que nos abriu as portas para o estágio supervisionado. Contaremos como funcionou o mesmo, primeiramente partindo de discussões teóricas com o professor da Prática Alarcon Agra do Ó (isso na primeira etapa) e, posteriormente, aprofundando as discussões da disciplina dentro do próprio estágio, seguindo, neste caso, os comentários e sugestões feitas pelo orientador Antônio Clarindo (já na segunda etapa das atividades). Ao explanarmos os textos teóricos enfatizaremos se as teorias funcionaram ou podem ser usadas em sala de aula na prática. Descreveremos também o cronograma de atividades que mostra a forma como foi dividida a carga horária da disciplina. Descreveremos ainda a estrutura física da escola na qual fizemos o estágio supervisionado e como é formado o corpo docente e técnico. Esta parte recebeu o título de: “Se a História é uma arte, o professor é um artista”. Um ponto que achamos muito importante neste relatório é o que aborda, após uma pesquisa rápida e objetiva feita na própria escola, se os PCN's são utilizados na sala de aula e como os professores trabalham com este material. Com isso, convidamos todos a dar um passeio por este relatório para dividir o prazer que foi experenciar a união da teoria com a prática, ou seja, de tentar testar o que aprendemos dentro da Universidade na Escola de Ensino Fundamental e Médio.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSOUZA, Antônio Clarindo Barbosa de.SOUZA, A. C. B.CAVALCANTI, Carlos José Barreto.20012024-03-27T18:36:43Z2024-03-272024-03-27T18:36:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268CAVALCANTI, Carlos José Barreto. Monografia. 2001. 49f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-27T18:37:09Zoai:localhost:riufcg/35268Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-27T18:37:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Monografia.
Monography
title Monografia.
spellingShingle Monografia.
CAVALCANTI, Carlos José Barreto.
Prática de ensino de História
Formação docente - História
Estágio supervisionado - História
Parâmetros Curriculares Nacionais
Ensino de História
History teaching practice
Teacher training - History
Supervised internship - History
National Curriculum Parameters
Teaching History
História.
Educação.
title_short Monografia.
title_full Monografia.
title_fullStr Monografia.
title_full_unstemmed Monografia.
title_sort Monografia.
author CAVALCANTI, Carlos José Barreto.
author_facet CAVALCANTI, Carlos José Barreto.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Antônio Clarindo Barbosa de.
SOUZA, A. C. B.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, Carlos José Barreto.
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino de História
Formação docente - História
Estágio supervisionado - História
Parâmetros Curriculares Nacionais
Ensino de História
History teaching practice
Teacher training - History
Supervised internship - History
National Curriculum Parameters
Teaching History
História.
Educação.
topic Prática de ensino de História
Formação docente - História
Estágio supervisionado - História
Parâmetros Curriculares Nacionais
Ensino de História
History teaching practice
Teacher training - History
Supervised internship - History
National Curriculum Parameters
Teaching History
História.
Educação.
description Neste relatório tentaremos abordar um pouco da nossa experiência na disciplina de Prática de Ensino que nos abriu as portas para o estágio supervisionado. Contaremos como funcionou o mesmo, primeiramente partindo de discussões teóricas com o professor da Prática Alarcon Agra do Ó (isso na primeira etapa) e, posteriormente, aprofundando as discussões da disciplina dentro do próprio estágio, seguindo, neste caso, os comentários e sugestões feitas pelo orientador Antônio Clarindo (já na segunda etapa das atividades). Ao explanarmos os textos teóricos enfatizaremos se as teorias funcionaram ou podem ser usadas em sala de aula na prática. Descreveremos também o cronograma de atividades que mostra a forma como foi dividida a carga horária da disciplina. Descreveremos ainda a estrutura física da escola na qual fizemos o estágio supervisionado e como é formado o corpo docente e técnico. Esta parte recebeu o título de: “Se a História é uma arte, o professor é um artista”. Um ponto que achamos muito importante neste relatório é o que aborda, após uma pesquisa rápida e objetiva feita na própria escola, se os PCN's são utilizados na sala de aula e como os professores trabalham com este material. Com isso, convidamos todos a dar um passeio por este relatório para dividir o prazer que foi experenciar a união da teoria com a prática, ou seja, de tentar testar o que aprendemos dentro da Universidade na Escola de Ensino Fundamental e Médio.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2024-03-27T18:36:43Z
2024-03-27
2024-03-27T18:36:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268
CAVALCANTI, Carlos José Barreto. Monografia. 2001. 49f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268
identifier_str_mv CAVALCANTI, Carlos José Barreto. Monografia. 2001. 49f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744618459234304