A formação do professor: reflexões, experiências e prática docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Lílian Oliveira dos.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: JESUS, Priscila Natividade de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34133
Resumo: O presente artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões acerca das experiências de ensino que foram desenvolvidas durante os estágios supervisionados, no decorrer do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia. Foram vivências em espaços de ensino, formal e não-formal, que constituíram diferentes modos e lócus de aprendizagem e que, portanto, se tornam de suma importância para nosso processo de formação na graduação e enquanto futuras professoras de História. Com a prática nos estágios foi possível pensar sobre a formação do professor de História, bem como refletir a prática docente, analisando o seu papel tanto na escola quanto na sociedade. Sendo assim, o ensino de História direciona para construção de discussões que auxiliam no desenvolvimento crítico dos indivíduos, relacionando-o de maneira dinâmica e reflexiva com as realidades destes. Diante disso, destacamos que a troca de saberes, a partir dos estágios, serviu para o enriquecimento de nossos conceitos acerca do papel do professor como contribuinte na formação crítica do sujeito. Sobretudo, é imprescindível reconhecermos a posição política dos discentes como pessoas críticas, que através de conhecimentos já adquiridos, atuaram de maneira significativa durante a execução das propostas dos estágios. Deste modo, afirmamos que a evidência da prática docente envolve muitos aspectos e discussões que fazem com que possamos perceber os desafios proporcionados pela profissão. Neste sentido, consideramos também que a vivência, enquanto bolsistas, no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), se faz também, um diferencial no acréscimo de novos elementos na construção de uma identidade e capacitação profissional. Com isso, se faz importante a elaboração das nossas posturas, enquanto educadores, pensando na construção de uma identidade docente. Compreendemos nessas experiências que o ensino de História é uma prática social complexa, cheia de valores e mudanças humanas, sendo preciso a problematização destes, partindo de uma formação cotidianamente reflexiva.
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