A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12873 |
Resumo: | O uso de recursos didaticos modernos tem sido cada vez mais comum no ensino de diversas disciplinas, com o objetivo de dinamizar a aprendizagem e envolver os alunos ativamente na construcao do conhecimento. As inovagoes tecnologicas, nesse sentido, podem favorecer bastante a abordagem diferenciada dos conteudos, em especial nas aulas de Geografia. Esse trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de utilizagao da musica no processo de ensino-aprendizagem dos conteudos de Geografia, com foco no 9° ano do ensino fundamental, partindo de uma pesquisa bibliografica e abordando qualitativamente a interpretagao e elaboragao de uma proposta metodologica a partir da musica Parabolicamara, de Gilberto Gil. Atraves de levantamento bibliografico e analises criticas, sao demonstradas as possibilidades e as vantagens da utilizagao de musicas como recurso didatico nas aulas de Geografia, considerando que muitas cangoes de diversos artistas nacionais abordam temas que podem perfeitamente auxiliar na explicagao de conteudos de Geografia, bem como na estimulagao de alunos a participarem ativamente das aulas. A analise da musica Parabolicamara, em confronto com as transformagoes tecnologicas que caracterizam o contexto atual, atesta sua possibilidade utilizagao para o ensino do conteudo globalizagao, que pode ser aplicado no 9° ano do ensino fundamental como proposta metodologica de ensino. |
id |
UFCG_5b06c32aa4ee7133595ac5440b743407 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12873 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.The use of music in geography classes in elementary school: studying the theme of globalization in the 9th grade.Geografia- estudo e ensinoMúsica- aulas de geografiaAprendizagem- música- geografiaMúsica- ensino fundamental- geografiaGeography - study and teachingMusic- geography classesLearning- music- geographyMusic- elementary school- geographyLicenciatura em Geografia.O uso de recursos didaticos modernos tem sido cada vez mais comum no ensino de diversas disciplinas, com o objetivo de dinamizar a aprendizagem e envolver os alunos ativamente na construcao do conhecimento. As inovagoes tecnologicas, nesse sentido, podem favorecer bastante a abordagem diferenciada dos conteudos, em especial nas aulas de Geografia. Esse trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de utilizagao da musica no processo de ensino-aprendizagem dos conteudos de Geografia, com foco no 9° ano do ensino fundamental, partindo de uma pesquisa bibliografica e abordando qualitativamente a interpretagao e elaboragao de uma proposta metodologica a partir da musica Parabolicamara, de Gilberto Gil. Atraves de levantamento bibliografico e analises criticas, sao demonstradas as possibilidades e as vantagens da utilizagao de musicas como recurso didatico nas aulas de Geografia, considerando que muitas cangoes de diversos artistas nacionais abordam temas que podem perfeitamente auxiliar na explicagao de conteudos de Geografia, bem como na estimulagao de alunos a participarem ativamente das aulas. A analise da musica Parabolicamara, em confronto com as transformagoes tecnologicas que caracterizam o contexto atual, atesta sua possibilidade utilizagao para o ensino do conteudo globalizagao, que pode ser aplicado no 9° ano do ensino fundamental como proposta metodologica de ensino.The use of modern teaching resources has been increasingly common in the teaching of different disciplines, with the objective of stimulating learning and involving students actively in the construction of knowledge. Technological innovations, in this sense, they can greatly favor the differentiated approach to content, especially in Geography classes. This work aims to analyze the possibilities of using music in the teaching-learning process of students Geography content, focusing on the 9th grade of elementary school, starting from bibliographic research and qualitatively addressing interpretation and elaboration of a methodological proposal based on Parabolicamara music, Gilberto Gil. Through bibliographic survey and critical analysis, are demonstrated the possibilities and advantages of using music as didactic resource in Geography classes, considering that many songs of several national artists address themes that can perfectly assist in the explanation of Geography content, as well as in stimulating students to actively participate in classes. The analysis of Parabolicamara music, in confrontation with the technological transformations that characterize the current context, attests to its possible use for the teaching of globalization content, which can be applied in the 9th grade of elementary school as a methodological proposal of teaching. Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.BRANDÃO, M. H. M.http://lattes.cnpq.br/3507648411661961http://lattes.cnpq.br/3507648411661961vANGELO, Maria Deusia Lima.ANGELO, M. D. L.http://lattes.cnpq.br/4336008942821189GOMES, Henaldo Moraes.SOUZA, Marcos Assis Pereira de.JOSUÉ, Jessé Alves.20142020-05-20T15:31:40Z2020-05-202020-05-20T15:31:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12873JOSUÉ, Jessé Alves. A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T18:19:34Zoai:localhost:riufcg/12873Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T18:19:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. The use of music in geography classes in elementary school: studying the theme of globalization in the 9th grade. |
title |
A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. |
spellingShingle |
A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. JOSUÉ, Jessé Alves. Geografia- estudo e ensino Música- aulas de geografia Aprendizagem- música- geografia Música- ensino fundamental- geografia Geography - study and teaching Music- geography classes Learning- music- geography Music- elementary school- geography Licenciatura em Geografia. |
title_short |
A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. |
title_full |
A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. |
title_fullStr |
A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. |
title_full_unstemmed |
A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. |
title_sort |
A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. |
author |
JOSUÉ, Jessé Alves. |
author_facet |
JOSUÉ, Jessé Alves. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. BRANDÃO, M. H. M. http://lattes.cnpq.br/3507648411661961http://lattes.cnpq.br/3507648411661961v ANGELO, Maria Deusia Lima. ANGELO, M. D. L. http://lattes.cnpq.br/4336008942821189 GOMES, Henaldo Moraes. SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JOSUÉ, Jessé Alves. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia- estudo e ensino Música- aulas de geografia Aprendizagem- música- geografia Música- ensino fundamental- geografia Geography - study and teaching Music- geography classes Learning- music- geography Music- elementary school- geography Licenciatura em Geografia. |
topic |
Geografia- estudo e ensino Música- aulas de geografia Aprendizagem- música- geografia Música- ensino fundamental- geografia Geography - study and teaching Music- geography classes Learning- music- geography Music- elementary school- geography Licenciatura em Geografia. |
description |
O uso de recursos didaticos modernos tem sido cada vez mais comum no ensino de diversas disciplinas, com o objetivo de dinamizar a aprendizagem e envolver os alunos ativamente na construcao do conhecimento. As inovagoes tecnologicas, nesse sentido, podem favorecer bastante a abordagem diferenciada dos conteudos, em especial nas aulas de Geografia. Esse trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de utilizagao da musica no processo de ensino-aprendizagem dos conteudos de Geografia, com foco no 9° ano do ensino fundamental, partindo de uma pesquisa bibliografica e abordando qualitativamente a interpretagao e elaboragao de uma proposta metodologica a partir da musica Parabolicamara, de Gilberto Gil. Atraves de levantamento bibliografico e analises criticas, sao demonstradas as possibilidades e as vantagens da utilizagao de musicas como recurso didatico nas aulas de Geografia, considerando que muitas cangoes de diversos artistas nacionais abordam temas que podem perfeitamente auxiliar na explicagao de conteudos de Geografia, bem como na estimulagao de alunos a participarem ativamente das aulas. A analise da musica Parabolicamara, em confronto com as transformagoes tecnologicas que caracterizam o contexto atual, atesta sua possibilidade utilizagao para o ensino do conteudo globalizagao, que pode ser aplicado no 9° ano do ensino fundamental como proposta metodologica de ensino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-05-20T15:31:40Z 2020-05-20 2020-05-20T15:31:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12873 JOSUÉ, Jessé Alves. A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12873 |
identifier_str_mv |
JOSUÉ, Jessé Alves. A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744443786395648 |