A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOSUÉ, Jessé Alves.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12873
Resumo: O uso de recursos didaticos modernos tem sido cada vez mais comum no ensino de diversas disciplinas, com o objetivo de dinamizar a aprendizagem e envolver os alunos ativamente na construcao do conhecimento. As inovagoes tecnologicas, nesse sentido, podem favorecer bastante a abordagem diferenciada dos conteudos, em especial nas aulas de Geografia. Esse trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de utilizagao da musica no processo de ensino-aprendizagem dos conteudos de Geografia, com foco no 9° ano do ensino fundamental, partindo de uma pesquisa bibliografica e abordando qualitativamente a interpretagao e elaboragao de uma proposta metodologica a partir da musica Parabolicamara, de Gilberto Gil. Atraves de levantamento bibliografico e analises criticas, sao demonstradas as possibilidades e as vantagens da utilizagao de musicas como recurso didatico nas aulas de Geografia, considerando que muitas cangoes de diversos artistas nacionais abordam temas que podem perfeitamente auxiliar na explicagao de conteudos de Geografia, bem como na estimulagao de alunos a participarem ativamente das aulas. A analise da musica Parabolicamara, em confronto com as transformagoes tecnologicas que caracterizam o contexto atual, atesta sua possibilidade utilizagao para o ensino do conteudo globalizagao, que pode ser aplicado no 9° ano do ensino fundamental como proposta metodologica de ensino.
id UFCG_5b06c32aa4ee7133595ac5440b743407
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12873
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.The use of music in geography classes in elementary school: studying the theme of globalization in the 9th grade.Geografia- estudo e ensinoMúsica- aulas de geografiaAprendizagem- música- geografiaMúsica- ensino fundamental- geografiaGeography - study and teachingMusic- geography classesLearning- music- geographyMusic- elementary school- geographyLicenciatura em Geografia.O uso de recursos didaticos modernos tem sido cada vez mais comum no ensino de diversas disciplinas, com o objetivo de dinamizar a aprendizagem e envolver os alunos ativamente na construcao do conhecimento. As inovagoes tecnologicas, nesse sentido, podem favorecer bastante a abordagem diferenciada dos conteudos, em especial nas aulas de Geografia. Esse trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de utilizagao da musica no processo de ensino-aprendizagem dos conteudos de Geografia, com foco no 9° ano do ensino fundamental, partindo de uma pesquisa bibliografica e abordando qualitativamente a interpretagao e elaboragao de uma proposta metodologica a partir da musica Parabolicamara, de Gilberto Gil. Atraves de levantamento bibliografico e analises criticas, sao demonstradas as possibilidades e as vantagens da utilizagao de musicas como recurso didatico nas aulas de Geografia, considerando que muitas cangoes de diversos artistas nacionais abordam temas que podem perfeitamente auxiliar na explicagao de conteudos de Geografia, bem como na estimulagao de alunos a participarem ativamente das aulas. A analise da musica Parabolicamara, em confronto com as transformagoes tecnologicas que caracterizam o contexto atual, atesta sua possibilidade utilizagao para o ensino do conteudo globalizagao, que pode ser aplicado no 9° ano do ensino fundamental como proposta metodologica de ensino.The use of modern teaching resources has been increasingly common in the teaching of different disciplines, with the objective of stimulating learning and involving students actively in the construction of knowledge. Technological innovations, in this sense, they can greatly favor the differentiated approach to content, especially in Geography classes. This work aims to analyze the possibilities of using music in the teaching-learning process of students Geography content, focusing on the 9th grade of elementary school, starting from bibliographic research and qualitatively addressing interpretation and elaboration of a methodological proposal based on Parabolicamara music, Gilberto Gil. Through bibliographic survey and critical analysis, are demonstrated the possibilities and advantages of using music as didactic resource in Geography classes, considering that many songs of several national artists address themes that can perfectly assist in the explanation of Geography content, as well as in stimulating students to actively participate in classes. The analysis of Parabolicamara music, in confrontation with the technological transformations that characterize the current context, attests to its possible use for the teaching of globalization content, which can be applied in the 9th grade of elementary school as a methodological proposal of teaching.  Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.BRANDÃO, M. H. M.http://lattes.cnpq.br/3507648411661961http://lattes.cnpq.br/3507648411661961vANGELO, Maria Deusia Lima.ANGELO, M. D. L.http://lattes.cnpq.br/4336008942821189GOMES, Henaldo Moraes.SOUZA, Marcos Assis Pereira de.JOSUÉ, Jessé Alves.20142020-05-20T15:31:40Z2020-05-202020-05-20T15:31:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12873JOSUÉ, Jessé Alves. A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T18:19:34Zoai:localhost:riufcg/12873Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T18:19:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.
The use of music in geography classes in elementary school: studying the theme of globalization in the 9th grade.
title A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.
spellingShingle A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.
JOSUÉ, Jessé Alves.
Geografia- estudo e ensino
Música- aulas de geografia
Aprendizagem- música- geografia
Música- ensino fundamental- geografia
Geography - study and teaching
Music- geography classes
Learning- music- geography
Music- elementary school- geography
Licenciatura em Geografia.
title_short A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.
title_full A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.
title_fullStr A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.
title_full_unstemmed A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.
title_sort A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.
author JOSUÉ, Jessé Alves.
author_facet JOSUÉ, Jessé Alves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
BRANDÃO, M. H. M.
http://lattes.cnpq.br/3507648411661961http://lattes.cnpq.br/3507648411661961v
ANGELO, Maria Deusia Lima.
ANGELO, M. D. L.
http://lattes.cnpq.br/4336008942821189
GOMES, Henaldo Moraes.
SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv JOSUÉ, Jessé Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia- estudo e ensino
Música- aulas de geografia
Aprendizagem- música- geografia
Música- ensino fundamental- geografia
Geography - study and teaching
Music- geography classes
Learning- music- geography
Music- elementary school- geography
Licenciatura em Geografia.
topic Geografia- estudo e ensino
Música- aulas de geografia
Aprendizagem- música- geografia
Música- ensino fundamental- geografia
Geography - study and teaching
Music- geography classes
Learning- music- geography
Music- elementary school- geography
Licenciatura em Geografia.
description O uso de recursos didaticos modernos tem sido cada vez mais comum no ensino de diversas disciplinas, com o objetivo de dinamizar a aprendizagem e envolver os alunos ativamente na construcao do conhecimento. As inovagoes tecnologicas, nesse sentido, podem favorecer bastante a abordagem diferenciada dos conteudos, em especial nas aulas de Geografia. Esse trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de utilizagao da musica no processo de ensino-aprendizagem dos conteudos de Geografia, com foco no 9° ano do ensino fundamental, partindo de uma pesquisa bibliografica e abordando qualitativamente a interpretagao e elaboragao de uma proposta metodologica a partir da musica Parabolicamara, de Gilberto Gil. Atraves de levantamento bibliografico e analises criticas, sao demonstradas as possibilidades e as vantagens da utilizagao de musicas como recurso didatico nas aulas de Geografia, considerando que muitas cangoes de diversos artistas nacionais abordam temas que podem perfeitamente auxiliar na explicagao de conteudos de Geografia, bem como na estimulagao de alunos a participarem ativamente das aulas. A analise da musica Parabolicamara, em confronto com as transformagoes tecnologicas que caracterizam o contexto atual, atesta sua possibilidade utilizagao para o ensino do conteudo globalizagao, que pode ser aplicado no 9° ano do ensino fundamental como proposta metodologica de ensino.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-05-20T15:31:40Z
2020-05-20
2020-05-20T15:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12873
JOSUÉ, Jessé Alves. A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12873
identifier_str_mv JOSUÉ, Jessé Alves. A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744443786395648