A linguagem cinematográfica e o ensino de geografia: resistência(s) à reinvenção e continuidade(s) na tradição na EEEFM Professor Crispim Coelho.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9489 |
Resumo: | O objetivo desse estudo é investigar as praticas educativas cotidianas no ensino de geografia propondo através da pesquisa, uma discussão temática no ensino de geografia, a partir da linguagem fílmica, tomando o cinema como linguagem auxiliar para o ensino, em sala de aula. O cinema possui uma grande variação de filmes e documentários relacionados aos conteúdos geográficos e suas ramificações. Sendo um campo amplo para discussão desse assunto, tanto na Educação Básica como na Educação Superior, na formação de novos professores. Entretanto, é preciso entender que o processo de conhecimento e de adaptação a novas metodologias educacionais, requer tempo, desejo de aprender, praticidade e adaptação, o que por vezes, provoca o abandono e ou desistência por parte dos professores. O uso do cinema, assim como outras linguagens no ensino de geografia, possibilita corrigir uma defasagem que perdura por muito tempo no ensino, já que a discussão do ensino acerca das relações sociais de produção travadas no espaço geográfico vão além da didática escolar cotidiana. Portanto, o que se busca quando se trata do processo de ensino e aprendizagem, é adequar ao ensino novas metodologias e recursos para a interpretação dos conteúdos, e não a substituição das práticas docentes realizadas. É assim, uma renovação no ensino condizente com as transformações e relações do momento atual pelo qual passa a sociedade. O uso do cinema a partir do filme ‘Lixo Extraordinário’, proposto a educadora para o estudo do espaço geográfico pode promover o entendimento das transformações e relações sociais travadas no seio da sociedade e o uso dessa linguagem pode facilitar o ensino-aprendizagem da disciplina de geografia. Esta pesquisa realizou-se no período de 10 de novembro a 20 de dezembro do ano de 2014, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras, mesorregião do Sertão Paraibano, Tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. Os resultados alcançados demonstraram que a distribuição da carga horária por disciplinas e o lugar dado à geografia demonstra resistência(s) e contradições no tocante à inovação metodológica do ensino, por conseguinte a permanência de práticas tradicionais nesta disciplina. |
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A linguagem cinematográfica e o ensino de geografia: resistência(s) à reinvenção e continuidade(s) na tradição na EEEFM Professor Crispim Coelho.A cinematic language and geography teaching: resistance (s) to reinvention and heredity in the tradition of Professor Crispim Coelho from EEEFM.Geografia e cinemaEnsino de geografiaGeografia - metodologia e linguagensEEEFM Crispim Coelho - Cajazeiras - PBGeografia escolarGeography and cinemaGeography TeachingGeography - methodology and languagesGeografia.O objetivo desse estudo é investigar as praticas educativas cotidianas no ensino de geografia propondo através da pesquisa, uma discussão temática no ensino de geografia, a partir da linguagem fílmica, tomando o cinema como linguagem auxiliar para o ensino, em sala de aula. O cinema possui uma grande variação de filmes e documentários relacionados aos conteúdos geográficos e suas ramificações. Sendo um campo amplo para discussão desse assunto, tanto na Educação Básica como na Educação Superior, na formação de novos professores. Entretanto, é preciso entender que o processo de conhecimento e de adaptação a novas metodologias educacionais, requer tempo, desejo de aprender, praticidade e adaptação, o que por vezes, provoca o abandono e ou desistência por parte dos professores. O uso do cinema, assim como outras linguagens no ensino de geografia, possibilita corrigir uma defasagem que perdura por muito tempo no ensino, já que a discussão do ensino acerca das relações sociais de produção travadas no espaço geográfico vão além da didática escolar cotidiana. Portanto, o que se busca quando se trata do processo de ensino e aprendizagem, é adequar ao ensino novas metodologias e recursos para a interpretação dos conteúdos, e não a substituição das práticas docentes realizadas. É assim, uma renovação no ensino condizente com as transformações e relações do momento atual pelo qual passa a sociedade. O uso do cinema a partir do filme ‘Lixo Extraordinário’, proposto a educadora para o estudo do espaço geográfico pode promover o entendimento das transformações e relações sociais travadas no seio da sociedade e o uso dessa linguagem pode facilitar o ensino-aprendizagem da disciplina de geografia. Esta pesquisa realizou-se no período de 10 de novembro a 20 de dezembro do ano de 2014, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras, mesorregião do Sertão Paraibano, Tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. Os resultados alcançados demonstraram que a distribuição da carga horária por disciplinas e o lugar dado à geografia demonstra resistência(s) e contradições no tocante à inovação metodológica do ensino, por conseguinte a permanência de práticas tradicionais nesta disciplina.The objective of this study is to investigate the everyday educational practices in teaching geography proposing through research, a thematic discursão in teaching geography, from the filmic language, taking the film as a language aid for teaching in the classroom. The film has a wide range of films and documentaries related to geographic content and its ramifications. Being a wide field for discussion of this subject, both in basic education and in higher education, in training new teachers. However, one must understand that the process of knowledge and to adapt to new educational methodologies, requires time, desire to learn, practicality and adaptation, which sometimes causes the abandonment and discontinuance or by teachers. The use of cinema as well as other languages in teaching geography, enables correct a gap that has lasted a long time in teaching, since the discussion of teaching about the social relations of production caught in the geographical area beyond the didactic school everyday. So what is sought when it comes to teaching and learning, is to adapt to new methodologies and teaching resources for the interpretation of the contents, not the replacement of teaching practices carried out. It is thus a renewal in education consistent with the transformations and relations of the present moment experienced by the society. The use of film from the movie 'Special Waste', proposed the educator for the study of geographical space can promote understanding of the transformations and social relations involving in society and the use of this language can facilitate discipline of the teaching-learning geography. This research took place in the period from November 10 to December 20 of the year 2014, in the State School of Primary and Secondary Teacher Crispin Coelho, city of Cajazeiras, Paraíba mesoregion Hinterland, having as research subjects students of the 6th year of elementary school. The results obtained showed that the distribution of hours by subject and the place given to geography demonstrates strength (s) and contradictions regarding the methodology of teaching innovation, therefore the permanence of traditional practices in this discipline.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439BARBOSA, Renata da Silva.SANTOS, Elzanir dos.OLIVEIRA, Livânia Batista de.2015-04-072019-11-25T16:50:26Z2019-11-252019-11-25T16:50:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9489OLIVEIRA, Livânia Batista de. A linguagem cinematográfica e o ensino de geografia: resistência(s) à reinvenção e continuidade(s) na tradição na EEEFM Professor Crispim Coelho. 2015. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T12:43:22Zoai:localhost:riufcg/9489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T12:43:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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